TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Por:   •  19/3/2020  •  Artigo  •  3.414 Palavras (14 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE CESGRANRIO

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

 

Sistema de Informação Gerencial em Recursos Humanos

André A. Santos¹*, Marcelle Costa¹* 

1. Graduando em Gestão de Recursos Humanos * Faculdade Cesgranrio

.

 

 

Resumo

 

Este trabalho tem como objetivo falar sobre Sistema de Informação Gerencial (SIG) em Recursos Humanos, sua aplicabilidade nos processos de RH, esclarecendo que este pode funcionar como uma ferramenta de auxilio na tomada de decisões. Utilizando como metodologia a pesquisa descritiva associada à bibliográfica, e utilizando como instrumento de coleta de dados a pesquisa de campo e uma entrevista feita com um gestor de Recursos Humanos, com aplicação de um questionário e interpretando estes dados utilizando o método qualitativo, procurando entender as necessidades que o mesmo tem no atual mercado que evolui constantemente no que tange aos processos de gestão de pessoas, com o entendimento da necessidade que tem atualmente as organizações de tomarem decisões rápidas com o objetivo de alcançar assertividade dentro de suas atividades, e sendo o capital humano parte importante nessa busca faz-se necessário buscar meios de melhor administrá-lo.

 

Palavras-chave: Recursos Humanos, Sistema de Informação Gerencial, Tomada de Decisão.

 

Abstract

 

This paper aims to talk about Management Information System (GIS) in Human Resources, its applicability in HR processes, clarifying that it can function as a tool to assist in decision making. Using as methodology the descriptive research associated with the bibliographic, and using as data collection instrument the field research and an interview with a Human Resources manager, applying a questionnaire and interpreting these data using the qualitative method, seeking to understand the needs it has in the current market that is constantly evolving with regard to people management processes, with the understanding of the need that organizations currently have to make quick decisions with the goal of achieving assertiveness within their activities, and being the capital human part in this quest it is necessary to look for ways to better manage

 

Keyword: Management Information System, Human Resources, Decision Making.

 

 

 

 

 

 

Introdução

 

No atual mundo corporativo onde a cada dia as organizações tem tido necessidade de tomar decisões rápidas e assertivas de modo a atender suas necessidades internas e externas, a fim de atingir seus objetivos organizacionais, as mesmas necessitam de informações que possibilitem essa tomada de decisões, e a tecnologia da informação adentra as organizações dando esse suporte através de sistemas que possibilitam o gerenciamento dessas informações.

A gestão de pessoas como parte integrante das organizações necessita ter seus processos e subprocessos alinhados aos objetivos organizacionais de forma a contribuir estrategicamente recrutando e selecionando pessoas que estejam de acordo com o perfil da empresa, no levantamento das necessidades de treinamento e desenvolvimento, na elaboração de estratégias que possibilitem retenção de talentos e no desenvolvimento de meios de controle e estimulo no que se refere à saúde, qualidade e segurança de seu corpo de funcionários.

Com o entendimento das necessidades que a gestão de pessoas tem nas organizações, como esta pode ter melhores resultados em seus processos e subprocessos.

A presente pesquisa tem como objetivo demonstrar que através do gerenciamento de informações o profissional de recursos humanos pode tomar decisões assertivas no que tange aos processos e subprocessos do RH, assim, obtendo melhores resultados

Tendo em vista que o mundo está cada vez mais competitivo e os gestores têm enfrentado grandes desafios, os quais para serem superados demandam informações que estejam de acordo com as necessidades das organizações no atingimento dos resultados que almejam. Compreendendo que no atual cenário econômico a informação é fundamental para as organizações como um todo, consolidando-se como um meio seguro e eficaz auxiliando o gestor na tomada de decisão, uma vez que sem ela, essa tomada de decisão não contém a qualidade necessária e consequentemente podendo ocasionar resultados ruins tais como o não atingimento dos objetivos traçados pela organização.

Dalfovo (2000) reforça isso afirmando que o uso eficaz da informação nas organizações passa a ser um patrimônio, que é considerado um fator chave para o sucesso, informações estas contidas nos sistemas das organizações as quais não são mais somente para fins de controle, mas se bem utilizadas tornam-se grande diferencial competitivo e estratégico.  

A Gestão de Recursos humanos nas organizações busca assertividade em seus processos e subprocessos, e a informação é o principal ativo que auxilia ao gestor, informações estas que resultam da organização, manipulação e processamento dos dados de forma a trazer significado e relevância para os mesmos, obtidas através de um Sistema de Informação Gerencial, que vem auxiliar aos gestores na tomada de decisões com base em informações adquiridas através da manipulação e processamento de dados do passado e presente, e com isso fornecendo subsídios informacionais para a tomada de decisões.

 

Metodologia

O presente trabalho de pesquisa na empresa Alfa utilizou como metodologia a pesquisa descritiva. Segundo Triviños (1987, p. 112), os estudos descritivos podem ser criticados porque pode existir uma descrição exata dos fenômenos e dos fatos. Onde visitamos a empresa e observamos e analisamos o gestor de RH na execução de suas atividades com a finalidade obter dados por meio da observação do mesmo em seu ambiente de trabalho na empresa em questão.

 Associada a pesquisa bibliográfica, que procura explicar um problema a partir de

referências teóricas publicadas em artigos, livros, dissertações e teses’. (CERVO, BERVIAN e SILVA, 2007). Onde fomos buscar em publicações sobre o tema fundamentos teóricos que nos possibilitou esclarecer sobre a funcionalidade e aplicabilidade dos sistemas de informação gerencial no auxílio à gestão de pessoas.

 Quanto aos procedimentos de coleta de dados foi realizada uma pesquisa de campo, que segundo Fonseca (2002, p.137) “caracteriza-se pelas investigações em que, além da pesquisa bibliográfica e/ou documental, se realiza coleta de dados junto a pessoas, com o recurso de diferentes tipos de pesquisa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (168.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com