TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corportamento organizacional

Por:   •  23/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

ATIVIDADE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SÃO PAULO

2014

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Etapas 3 e 4

Trabalho referente Atividades Práticas Supervisionadas da Universidade Anhanguera, como requisito para obtenção de nota do segundo bimestre do curso de Administração, disciplina Comportamento Organizacional.

Orientador: Luciane Camargo

SÃO PAULO

2014

2.1. Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

Em nosso conceito o Pet Glamour se encaixa num grupo formal, no qual cada um tem sua tarefa definida pelo organograma da organização, em que cada um tem seu cargo e tem suas tarefas influenciadas pelas metas organizacionais. Mas acontece também como em toda organização tradicional, o conflito de hierarquia. No caso do Pet Glamour o pessoal do banho e tosa não utilizam controle na utilização dos produtos, utilizando o argumento de que a Dona Alba esta ciente da utilização, mas com esta atitude surge o descontrole de caixa e estoque na empresa.

2.2. Como são os agrupamentos formais (aqueles forcados pelo próprio trabalho) e os informais (aqueles que se formam pela afinidade entre as pessoas)?

Os agrupamentos formais são os grupos de pessoas que se unem com o mesmo objetivo e meta dentro de uma estrutura organizacional, com foco no trabalho estas relações interpessoais respeitam rigorosamente a hierarquia.

Já os agrupamentos informais são os grupos que acabam se reunindo por afinidade, que tem opiniões e gostos alinhados uns com os outros, que tem uma mesma linha de pensamento. Estes grupos são os informais que podemos ter nas relações familiares, no local de trabalho, nas instituições de ensino e demais locais que frequentemos.

2.3. Quais são os conflitos mais comuns? Mencionar os nomes de cada funcionário em cada grupo.

        Alba Por não controlar a utilização dos produtos dando a permissão aos funcionários de utilizarem em seu nome, acaba prejudicando assim o trabalho do gerente Rui. Quer resultados e lucros, mas não participa da manutenção de controle da empresa, e culpa Joao pelo declínio do faturamento;

        Joao – Único responsável por toda a parte burocrática da organização, o que o sobrecarrega;

        Rui Não tem controle da utilização dos produtos, pela desordem de controle por parte da Alba que autoriza o pessoal de banho e tosa utilizar em seu nome se responsabilizando sem prestar contas depois, o que dificulta o trabalho do Rui em gerenciar o Pet Glamour;

        Eder Responsável pela tosa dos animais, e se considera um artista, assim menosprezando o trabalho de suas colegas Anita e Lea, que são responsáveis pelo banho dos animais;

        Elaine e Leila São as vendedoras do Pet Glamour que estão apresentando muito absenteísmo, que para empresa gera prejuízo e afeta o desempenho da mesma;

Anita e Lea São as responsáveis pelo banho dos animais.

TABELA DE GRUPOS FORMAIS

Componentes do grupo

Conflitos Detectados

Alba

João

Rui

Não tem controle da utilização dos produtos, pela desordem de controle por parte da Alba que autoriza o pessoal de banho e tosa utilizar em seu nome se responsabilizando sem prestar contas depois, o que dificulta o trabalho do Rui em gerenciar o Pet Glamour.

Eder

Elaine e Leila

São as vendedoras do Pet Glamour que estão apresentando muito absenteísmo, que para empresa gera prejuízo e afeta o desempenho da mesma.

Anita e Lea

 

São as responsáveis pelo banho dos animais.

Resultado do EDE- Escala de Desenvolvimento de Equipe

1°) 3        2°) 3        3°) 1       4°) 3        5°) 2        6°) 1        7°) 2        8°) 3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (307.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com