TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critérios para avalição de artigo

Por:   •  21/3/2017  •  Ensaio  •  1.820 Palavras (8 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 8

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO ARTIGO

  1. O titulo reflete o tema do artigo?

Reflete parcialmente, porque faltou a parte do “em Aracaju”, a especificação do local das agências de publicidade.

  1. O resumo apresenta contextualização e problematização, objetivos, metodologia, principais resultados e palavras-chaves?

A contextualização está boa. Diz que a relevância dada ao conhecimento é percebida como um dos principais ativos das organizações e valorizada em diversos contextos sociais e econômicos. Dentre os motivos para o uso do conhecimento, destaca-se sua contribuição para o processo de inovação. O segmento selecionado para a investigação foi o das agências de publicidade em razão da sua prestação de serviço ter o conhecimento como principal insumo, além de ser um setor caracterizado pela criatividade, um dos principais elementos da inovação.

A problematização está contextualizada na introdução, porém seria interessante especificar de maneira isolada. Destaque-se que mesmo diante do crescimento da percepção dos executivos e elevação dos investimentos em TI, pouco se sabe sobre seus efeitos nas organizações.

O objetivo geral é identificar a relação da TI com inovação nas agências de publicidade. Os específicos: as forças internas e externas que influenciam a geração da inovação combinadas com o uso da TI e tentar identificar se essas inovações são predominantemente demand push ou tecnology pull.

A metodologia: exploratória e descritiva; Estudo de Caso (quatro casos). Entrevistas semiestruturadas, observação não participante e pesquisa documental.  Quanto aos critérios para escolha das agências de publicidade foram selecionadas empresas com atuação em Aracaju-SE e que tivessem, na época da pesquisa, um quadro mínimo de nove colaboradores. O tempo de atuação foi o outro critério de seleção, sendo que as organizações selecionadas deveriam somar, ao menos, três anos de atividade. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. Inicialmente analisou-se cada caso isoladamente e num segundo momento, utilizou do análise cross-case para que se pudesse caracterizar o segmento de publicidade e não os casos em separados.

Principais resultados: O objetivo geral foi atingido ao observar-se que a TI desempenha papel fundamental na inovação nas agências de publicidade. Sua contribuição vai além dos benefícios conhecidos e destacados pela literatura como apoio as atividades operacionais e suporte às decisões gerenciais, passando a ser uma das principais portas de troca entre empresa, cliente, fornecedores e concorrentes. Se mostrou essencial nos recursos humanos, ao propiciar capacitação da equipe, uma vez que o acesso às informações e os meios de compartilhamento de conhecimento, possibilita a ampliação do repertório dos profissionais, o que favorece o surgimento de inovações.

Palavras-chave: inovação; forças inovativas; tecnologia da informação; uso da TI; agências de  publicidade.

  1. Ao apreciar a seção introdutória, verifique se:
  1. O tema é atual, abrangente, relevante e oportuno, apresentando interesse para a comunidade acadêmica e o público leitor;

É atual, contempla diversas áreas relacionadas ao uso da TI e agências de publicidade, é relevante para o maior entendimento do assunto e posterior aperfeiçoamento da abordagem prática nas organizações e consequentemente é oportuno pois é um campo em considerável expansão. É relevante para a comunidade acadêmica porque essa relação da inovação estabelecida através da dualidade com a TI precisa ser mais aprofundada, principalmente quando relacionada com agências de publicidade. Para o público leitor é oportuno para um maior esclarecimento dessa questão da TI com a inovação nas agências de publicidade, posteriormente pode ser expandido para outras áreas.

  1. São apresentadas contextualização e problematização, justificativa(s) do trabalho e os objetivo(s) ou pergunta(s) de pesquisa. Verifique também se isso está sendo feito de forma clara e bem definida.

A problematização pode ser melhor definida, ficou um pouco dispersa na introdução. A contextualização ficou de bom tamanho, apenas reajustes de ortografia serão necessários. A justificativa ficou um pouco dispersa na introdução, pode ser mais objetiva. Os objetivos estão consistentes e bem definidos.

  1. Avalie se é contemplado o estado-da-arte sobre os assuntos tratados; se são utilizadas obras internacionais e nacionais de relevância (principalmente artigos científicos)?

Essa parte do estado da arte está desproporcional: apesar de ser contemplado, a quantidade de autores nacionais é bem superior, 28; os internacionais, 5. Além de estar composto de muitas obras antigas para o padrão da TI, pois é uma área em constante processo de modificação. Deve ser atualizado, tanto na quantidade de obras internacionais quanto na relevância acadêmica.

  1. O desenvolvimento teórico é adequado, bem estruturado e tem sua função claramente localizada na pesquisa (vide Leão; Paiva Jr.; Mello, 2009[1])?

Sim, está bem estruturado e tem sua função claramente localizada na pesquisa. Os principais problemas nesse artigo são as referências e a parte ortográfica.

  1. Avalie a consistência epistemo-metodológica (vide Paiva Jr.; Mello, 2008[2]).

Está bem estruturada, tanto na parte epistemológica quanto na metodológica. Na introdução fala da origem da sociedade do conhecimento, fala do surgimento de novos arranjos organizacionais; da influência desses para o uso da TI; do surgimento do estudo da inovação; faltou um maior esclarecimento sobre a TI; apenas disse o motivo de ter escolhido as agências de publicidade, mas faltou um pouco de detalhes sobre as origens da mesma.

  1. A metodologia de pesquisa considera: a) natureza da pesquisa; b) critérios e processo da construção do corpus; c) indicação da técnica de análise de dados; e d) indicação de procedimentos relativos à qualidade (vide Paiva Jr.; Leão; Mello, 2011[3]) da pesquisa.

a)  Exploratória e descritiva

b)  Estudo de caso; quatro casos, ou seja, caso múltiplo;

c)  Entrevistas semiestruturadas, observação não participante, pesquisa documental;

     O roteiro das entrevistas foi elaborado baseado na revisão teórica.

d)  Empresas com atuação em Aracaju-SE; quadro mínimo de nove colaboradores; organizações selecionadas deveriam somar, ao menos, três anos de atividade.

8- Os resultados obtidos são consistentes com a metodologia e o(s) objetivo(s) do trabalho?

O objetivo geral foi atingido ao observar-se que a TI desempenha papel fundamental na inovação nas agências de publicidade. Sua contribuição vai além dos benefícios conhecidos e destacados pela literatura como apoio as atividades operacionais e suporte às decisões gerenciais, passando a ser uma das principais portas de troca entre empresa, cliente, fornecedores e concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com