TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura e Clima

Por:   •  10/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  2.092 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

...............................................................................................................................

Processos gerenciais – N2PCPA

   Planejamento e controle pessoal

Gabrielli Ribeiro De Assunção - 241372015

Cultura e clima organizacional

...............................................................................................................................

Guarulhos

2016

Gabrielli Ribeiro de assunção  

Cultura e clima organizacional

Trabalho apresentado ao Curso Processos Gerenciais  da Faculdade ENIAC para a disciplina  Cultura e Clima Organizacional.

Prof. Rogério Pimentel

Guarulhos

2016

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

  1. Como as medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar os quatro tipos de comportamento determinantes do desempenho dos funcionários dessas empresas?

R: Sabendo que os quatro tipo de comportamentos são a produtividade; o absenteismo; a rotatividade e a cidadania organizacional, as medidas praticadas pelos executivos, tendem a atingir diretamente os funcionários já que, funcionários satisfeitos tendem a ter uma produtividade maior, e quando isso não acontece há uma queda de produção, o que é prejudicial para as empresas;

O absenteismo está ligado a uma série de fatores, como por exemplo, pressões psicológicas, caso algum gestor ou líder do mesmo setor , submeta o dalit a pressões em relação a cumprimento de tarefas e prazos, isso poderia de uma certa forma desmotivalo, fazendo com que seu absenteismo aumentasse o que é  obviamente prejudicial no desempenho não só do funcionário, mas da empresa em um todo;

A rotatividade, que é a permanente saída e entrada de pessoas da organização, voluntária ou involuntariamente  tendo um índice muito alto é diretamente proporcional no aumento de custos para recrutamento, seleção e treinamento, já que quando a rotatividade exagerada envolve a perda de pessoal valioso, podendo prejudicar a eficiência da organização;

A cidadania organizacional que é um dos comportamentos mais novos que seria a ajuda e o apoio dos empregados uns com os outros, seria algo primordial para o ambiente corporativo, a contribuição dos funcionários com os de castas inferiores seria de extrema importancia para o desaparecimento das diferenças entre eles, porém, caso os dalits não sejam aceitos por parte dos outros funcionário comprometerá o ambiente e desempenho destes dentro da organização.

2) As medidas praticadas pelos executivos da IBM e da Infosys podem influenciar a satisfação dos funcionários – dalits e não dalits – dessas empresas? Explique.

R: Sim, tanto de uma forma positiva como de uma forma não positiva, a aceitação dos funcionários considerados “não dalitis” poderá ser dificil no inicío já que para alguns os “dalits” são vistos como inferiores, as medias tomadas pelos executivos estará diretamente ligada, caso eles tenham como foco principal manter um clima considerado agradavel e uma não descriminalização das castas,  fazendo com que todos possuam oportunidades dentro das empresas.        

3) Quais ciências do comportamento podem ajudar os executivos da IBM e da Infosys a obter resultados positivos em sua análise do comportamento organizacional?

R: Psicologia: A psicologia é a ciência que busca medir, explicar e , algumas vezes, modificar o comportamento dos seres humanos e dos animais. Os psicólogos dedicam-se ao estudo e á tentativa de compreensão do comportamento individual. Os cientistas que contribuem nessa área de conhecimento ão aqueles que estudam as teorias relativas ao processo de aprendizagem e á personalidade , os psicólogos clínicos e, principalmente, os psicólogos organizacionais e industriais.

Sociologia: A sociologia estuda as pessoas em relação umas ás outras. Mais especificamente, a maior contribuição dos sociólogos foi o estudo do comportamento dos grupos dentro das organizações, especialmente aquelas formais e complexas.

Antropologia: A antropologia é o estudo das sociedades para compreender os seres humanos e suas atividades. O trabalho dos antropólogos sobre culturas e ambientes, por exemplo, nos tem ajudado a compreender melhor as diferenças nos valores, atitudes e comportamentos fundamentais entre povos de diferentes países ou de pessoas em diferentes organizações.

4) Quais são os principais desafios enfrentados pelos executivos das empresas em questão? Explique.

R: A compreensão do comportamento organizacional nunca foi tão importante para os executivos. Um rápido exame das enormes mudanças que estão ocorrendo nas organizações confirma essa ideia. Por exemplo, o funcionário tradicional está envelhecendo; cada vez mais mulheres e membros de minorias estão entrando para o mercado de trabalho; o amplo uso de trabalhadores temporários estão minando os laços de lealdade que historicamente prendiam os funcionários a seus empregadores; e a competição/globalização está exigindo que os funcionários se tornem mais flexíveis para adaptarem-se à rápida mudança, porém, por se tratar de algo que para muitos é visto como “inovação”, as empresas encontram um pouco de dificuldade em aplicar métodos novos, já que alguns de seus funcionários tedem a ver isso como algo fútil, as empresas estudadas em questão, tendem a ter alguns pontos a serem vistos, o primeiro seria a integração no novo ambiente de trabalho, lidando com costumes e conflitos de novos e antigos funcionários, já que alguns podem se mostrar resistentes contra a nova medida de politica inserida pela empresa. O preconceito e discriminação poderia ser comum também, já que os “dalits” são considerados como uma classe inferior, no entanto, as empresas podem superar esses conflitos para resultados positivos. A partir do momento que empresas conseguem buscarem medidas para combater isso e lhe dar com a essas diferenças geraria bons resultados e desempenho no mercado, e essas mesmas serão vistas como modelos, tendo impacto fundamental na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (137.5 Kb)   docx (54.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com