TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Processos Gerenciais

Por:   •  16/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Veiga de Almeida

Curso Processos Gerenciais

Júlia Xavier Victor Borges

Análise SWOT

Rio de Janeiro

2022

  1. INTRODUÇÃO

SWOT é o acrônimo das palavras em inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que traduzidas significam respectivamente forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, esta metodologia de análise foi criada por Kenneth Andrews e Roland Cristensen, professores da Harvard Business School, em meados da década de 70.

Como o próprio nome diz, o objetivo deste tipo de análise é o mapeamento dos pontos fortes e fracos, identificação de oportunidades e ameaças relacionadas ao projeto ou ao plano geral do negócio de uma organização. A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua. (MCCREADIE, 2008). 

Desta forma, é uma ferramenta utilizada para a realização do diagnóstico do ambiente, além de servir de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização.

  1. DESENVOLVIMENTO

Percebe-se que a utilização de ferramentas estratégicas hoje é considerada um fator importante no crescimento e desenvolvimento organizacional, uma vez que o mercado está cada vez mais competitivo e consumidores dos serviços e/ou produtos mais exigentes. Por meio das quatro variáveis abordadas na análise SWOT, é possível realizar a levantamento das forças e fraquezas da empresa, das oportunidades e ameaças do meio em que a empresa atua.

Quando os pontos fortes de uma organização estão alinhados com os fatores críticos de sucesso para satisfazer as oportunidades de mercado, a empresa será por certo, competitiva no longo prazo (RODRIGUES, et al., 2005).

Segundo Martins (2006), a análise SWOT é uma das práticas mais comuns nas empresas voltadas para o pensamento estratégico e marketing, é algo relativamente trabalhoso de produzir, contudo a prática constante pode trazer ao profissional uma melhor visão de negócios, afinal de contas, os cenários onde a empresa atua estão sempre mudando.

O resultado da realização da análise SWOT é a criação da matriz, também chamada de Matriz SWOT, que ajuda a identificar os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que demandam atenção. Sendo assim, a análise corresponde a identificação dos principais aspectos da empresa em relação ao seu posicionamento no mercado, tendo como base o macroambiente e o microambiente.

Tabela 1 – Matriz SWOT

Análise Externa

Análise Interna

Oportunidades

Ameaças

Pontos Fortes

Política de ação ofensiva ou

Aproveitamento: área de domínio da empresa

Política de ação defensiva ou

Enfrentamento: área de risco enfrentável

Pontos Fracos

Política de manutenção ou

Melhoria: área de aproveitamento potencial

Política de saída ou

Desativação: área de risco acentuado

Fonte: adaptado CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p.188).

Para a sua avaliação é utilizada a análise externa para identificar as oportunidades e as ameaças que possam vir a interferir na empresa. Considera-se a avaliação do ambiente externo pelo aspecto do macroambiente, onde as ações influenciam toda a cadeia industrial de acordo com cada segmento e o seu ambiente competitivo, que se refere a todos os aspectos que interferem diretamente na atuação da empresa. Em outras palavras, os fatores externos são condicionantes e posicionados em âmbitos fora do controle da organização.

II.I ANÁLISE DOS FATORES INTERNOS

Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), os critérios a serem avaliados no ambiente interno são: recursos financeiros, liderança e imagem de mercado, condicionamento competitivo que gera barreiras à entrada de novos competidores, tecnologia, vantagens de custo, propaganda, competência e inovação de produtos.

De acordo com Martins (2007), forças são os aspectos mais positivos da empresa em relação ao seu produto, serviço ou unidade de negócios, devem ser fatores que podem ser controlados pela própria empresa e relevantes para o planejamento estratégico. Já fraquezas, são aspectos mais negativos da empresa em relação ao seu produto, serviço ou unidade de negócios. Devem ser fatores que podem ser controlados pela própria empresa e relevantes para o planejamento estratégico.

A partir do diagnóstico desses fatores é possível torná-los pontos fortes e tomar ações para corrigir ou evitar que a empresa sofra consequências negativas.

II.II ANÁLISE DOS FATORES EXTERNOS

        Para a análise do ambiente externo deve-se avaliar por exemplo, a mudança de hábitos do consumidor, surgimentos de novos mercados, diversificação, entrada de novos concorrentes, produtos substitutos (CHIAVENATO e SAPIRO, 2003).

Nesta vertente considera-se a análise das oportunidades e Ameaças, e para Daychouw (2010) o ambiente externo pode representar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico de qualquer organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com