TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

Por:   •  5/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.370 Palavras (10 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO BERNARDO DO CAMPO

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

IARA BRAGA DA SILVA RA: 6037454798

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

PROINTER IV

Relatório Parcial

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2018

ACADÊMICO: IARA BRAGA DA SILVA - RA: 6037454798

Projeto Interdisciplinar Aplicado ao

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar

PROINTER IV

Relatório Parcial

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de tecnologia de gestão hospitalar da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia IV.

Tutor a Distância: João Valdivino Lima Pereira

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2018

Introdução

A Hotelaria hospitalar surgiu no Brasil a dez anos e fez com que ocorressem grandes mudanças nos hospitais brasileiros sendo uma nova tendência que agrega tecnologia nos hospitais brasileiros, é uma nova tendência que agrega tecnologia, ciência, qualidade e segurança na hospitalidade, trazendo conforto e satisfação para o cliente em saúde. Essa nova proposta tem como objetivo tirar a impressão que o hospital tem para os pacientes de que o serviço não presta e é ruim. Pode ser notada grande diferença entre s hospitais que não tem estes tipos de serviço, como exemplo podemos citar a recepção que sempre é mais bem decorada, os quartos são mais espaçosos e bem decorados que acabam tirando a impressão de um local que só trata enfermos antes da morte. A Humanização é uma das melhores formas de um investimento crescer nos dias de hoje devido aos seus bons resultados obtidos até hoje. O hospital humanizado se uniu com a hotelaria, gerando qualidade sendo ela a melhor maneira. Com ela vem junto a empatia que causa um bom relacionamento entre clientes em saúde e funcionários. A administração de hotelaria hospitalar tem como proposta modificar os conceitos antigos dos hospitais, trazendo propostas mais inovadoras e de mais incentivo tanto para os pacientes quanto para os colaboradores.

Desenvolvimento (Relatório Parcial)

O conforto e a qualidade são um bom resultado da hotelaria hospitalar e não se torna um luxo e sim um grande investimento. Nessa nova forma de administrar, não se muda completamente a estrutura do ambiente hospitalar, mais acaba adequando e acrescentando alguns setores para um bom desenvolvimento. Se cria uma confiança com o cliente em saúde, trazendo a ele mais confiança durante o seu atendimento.

Apresentação

O HMU (Hospital Municipal Universitário) foi inaugurado em 1999 é o único hospital da cidade a aplicar o método canguru, baseado no cuidado humanizado ao recém-nascido prematuro. O local também conta com total de 128 leitos e média de 400 partos por mês – sendo 60% naturais – 862 colaboradores e 137 prestadores de serviço. Também são realizados cerca de 830 procedimentos mensais, entre atendimentos na maternidade, ginecológico, obstetrícia clínica.

Devido a demanda grande de pacientes, sua estrutura um pouco mais antiga e ainda necessitando de mais elementos que trazem conforto, qualidade e humanização, o hospital realizou reformas de adequação do Centro de Parto Normal e Ambiência no hospital. Com recursos do Ministério da Saúde, o equipamento recebeu duas novas salas individuais de pré parto sob conceito de concepção humanizada, ofertando métodos não farmacológicos para alívio das dores, além de instrumentos que ampliam o conforto das gestantes. Nas salas, as camas são apropriadas para serem adequadas à posição de escolha da paciente. Também são disponibilizadas banquetas para parto de cócoras, com espaço para descanso de acompanhante.

Situação diagnosticada

Foi observado que devido a crise financeira em todo o país na área da saúde, o HMU de alguma maneira foi prejudicado pela falta de verba. Mais como tudo nos dias de hoje se torna bem complicado sem o devido investimento financeiro do governo, o município ainda tenta de alguma forma continuar mantendo seu desempenho e sua qualidade. O hospital muito antigamente era criticado pela lotação e mal distribuição de seus serviços. Mais entre 2017 e 2018, foi reorganizado seus setores e seu foco se aplicou somente para as gestantes.

Infraestrutura

O HMU desenvolve o programa Rede cegonha e conta com o banco de leite humano, casa da gestante, centro de atenção integral á saúde da mulher (CAISM) e pronto-socorro de ginecologia e obstetrícia. O hospital adota o método canguru, no qual é estimulado o contato pele e pele entre a mãe e o recém-nascido de baixo peso. O método contribui para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho, facilitando o aleitamento materno e o cuidado com o bebê após a alta hospitalar. Possui os exames de USG, ecocardiografia, radiologia, endoscopia digestiva, analises clínicas e USG fetal. O hospital é referência em humanização e na saúde da mulher.

- Os aspectos normativos acerca da gestão hospitalar humanizada em seu município

O município ainda está iniciando o processo de adequação para melhora de seu desempenho nos cuidados relacionados a saúde. Segundo o prefeito Orlando Morando “Isso é fruto do esforço coletivo e com certeza vai elevar ainda mais o conforto e a tranquilidade das pacientes. As novas salas trazem conceitos modernos, além dos aprimoramentos que as mulheres precisam.”

As dificuldades maiores para adequação de uma hotelaria dentro desse hospital é a falta de verba e a demanda grande de paciente. Segundo a Dra. a médica Roberta Kronemberger, responsável pelas gestantes de alto risco, “é preciso de uma boa estrutura, mais quando se tem profissionais que gostam do que fazem e se dedicam isso faz toda a diferença”, a mesma relata em uma entrevista para o Fantástico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (107 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com