TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.969 Palavras (16 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 16

Universidade Anhanguera – UNIDERP[pic 2][pic 1]

Centro de Educação à Distância

EAD – Pólo Sobradinho- DF

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Desafio Profissional

Tutora a Distância: Viviane Cátia Dias

Alefe Christiano Costa – RA 2910305527

Carlos Divino de Paiva Gomes – RA 2726251584

Daniel Gonçalves de Paiva – RA 2167875741

Lucas Matheus Nascimento da Silva – RA 5654159133

Paulo Jamir Paiva Gomes – RA 5654111912

Victor Henrique Cabral Durães Rodrigues Barbosa – RA 2711161517

Sobradinho-DF, junho 2016

        Introdução  

        O Desafio Profissional é um momento de muita pesquisa e ainda de contemplar os saberes adquiridos durante o semestre. Nesse sentido, nele foram abordados conceitos que sustentam aspectos do Comportamento Organizacional e das Técnicas de Negociação, já que o desafio é auxiliar uma empreendedora que ao receber uma herança decidiu investir na ampliação do setor corte, costura e acabamento da empresa. Situação que trouxe para empresa conflitos, problemas de relacionamento entre os empregados, insegurança e resistência ao novo.

        Ao auxiliar uma empreendedora é preciso que promova a oportunidade da mesma em identificar o perfil do empreendedor, as habilidades indispensáveis como saber ouvir, saber falar e ser conhecedor dos aspectos que vão facilitar o processo de negociação entre as partes. E ainda conceituar o que seja equipe, grupo, liderança, motivação. Perceber o papel da comunicação dentro da empresa como possível fator desencadeador de mal entendidos se o mesmo não for estabelecido com segurança e objetividade.

        Como o foco do desafio é solucionar conflitos, as habilidades do negociador, a análise dos fatos, o planejamento como fase preparatória da solução dos conflitos, a percepção dos tipos psicológicos e os estilos de negociação estão permeando todas as etapas desse estudo.

        

        

Desenvolvimento

Primeira questão

        Todo empreendedor que queira solucionar problemas dentro de sua empresa é preciso desenvolver as habilidades de saber ouvir, saber falar, ser flexível, ter foco nas ideias, ser objetivo, ter uma visão sistêmica do seu empreendimento e do mundo.

        Sendo assim e diante do desafio proposto, a empreendedora teve em sua empresa a oportunidade de ampliação e inovação que gerou conflitos no setor de corte, costura e acabamento, por isso as sugestões da consultoria foram no sentido de apresentar para a equipe as propostas de mudanças, a necessidade de maquinários com mais tecnologia e a contratação de pessoal. Tudo isso a partir da visão sistêmica de organização com a intenção maior de manter a relação de colaboração e cooperação entre as partes já que a equipe mais antiga fazia parte o empreendimento desde o seu nascimento.

        Diante das resistências acerca das novidades a proposta é que cada membro da equipe receberia capacitação para que pudesse se adequar a novas exigências do mercado de trabalho, bem como receberia incentivo para dar continuidade a sua vida escolar, já que a escolaridade na empresa é baixa. Além de terem a oportunidade de opinar diante da situação exposta.

Segunda questão

        Diante da situação o aspecto do comportamento organizacional é essencial no que diz respeito ao papel do líder quando o mesmo é capaz de liderar e conduzir o processo decisório de mudança da empresa de maneira a aperfeiçoar e fazer valer suas habilidades no que se refere a pessoas e processos. Aspectos que permeiam todo o comportamento organizacional. Por isso, ao conduzir um processo de mudança e ampliação da empresa o líder primeiro precisa perceber como se dá a comunicação dentro da sua empresa, se é um fator de conciliação ou de conflitos. Já que é no ato de comunicar-se que os conflitos podem ser solucionados. Quando a comunicação é efetiva, ambos os lados foram capazes de entender a mensagem transmitida.

        Então o comportamento organizacional, o papel da liderança, a condução do processo de negociação transversalizados pela comunicação eficaz vão fazer toda a diferença no processo de evolução e crescimento da empresa, objetivo vislumbrado por todos que fazem parte do empreendimento.

Terceira questão

        As técnicas de negociação são aplicadas com o objetivo de solucionar conflitos e gerar benefícios para o empreendimento como um todo. Se aplicada conforme estabelecido o sucesso é mais garantido que o fracasso, ou seja, é preciso ter a capacidade de analisar, planejar e discutir não com um fim em si mesmo, mas com o intuito de fazer com que seja preparado um espaço de transformação, inovação e motivação para que a insegurança e os conflitos sejam solucionados. Já que é a partir das técnicas de negociação que vai ser possível planejar ações e estabelecer metas para que o empreendimento seja de sucesso e de relações saudáveis.

        Dessa maneira, ao aplicar as técnicas de negociação considerando a ética, o aspecto socioeconômico da empresa é possível empreender no caminho da cooperação, colaboração e participação ativa, oportunizando ao funcionário sentir-se além de parte, co-responsável do empreendimento.

Considerações finais

        Ao empreender em um mundo dito globalizado, competitivo e voltado para o bem social é preciso ter clareza de que neste século XXI, o setor empresarial precisa ir além dos muros de sua empresa e perceber que a mesma precisa trazer para o local onde está inserida progresso sem prejuízos e sem incômodos para os vizinhos e para o meio ambiente. Atualmente, ser empreendedor é preocupar-se também com o meio ambiente e com o fator social, além da ética.

        Diante dessas novas exigências do cenário empresarial o empreendedor precisa perceber a sua empresa e principalmente os seus colaboradores a partir de uma visão integral e sistêmica de maneira a primar pelo crescimento empresarial garantindo o bem estar pessoal e social. Até porque um indivíduo realizado é feliz e capaz de realizar suas tarefas de maneira eficaz.

        Dessa maneira, quando é desejo ampliar uma empresa é necessário pensar no impacto econômico e social que essa ação terá na vida das pessoas envolvidas neste processo. E ainda como isso será vislumbrado por cada membro da equipe, já que cada um tem em si impregnado uma visão de mundo, experiências de vida, aspectos que podem trazer conflitos, entendimentos diversos acerca da situação e ainda uma possível situação conflituosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (218.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com