TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia de Gestão Pública do Centro de Educação a Distância

Por:   •  22/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.585 Palavras (35 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 35

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL 4º BIMESTRE

VALPARAÍSO DE GOÍAS – GO

DESAFIO PROFISSIONAL -  4º BIMESTRE

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia de Gestão Pública do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera em Valparaíso - GO, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Gestão Urbana e Serviços Públicos; Licitações, Contratos e Convênios; Financiamentos Públicos; Políticas Públicas e Estado E Poder Local.

RESUMO

O Desafio Profissional tem por intuito desenvolver a instrução pedagógica adquirida através das disciplinas lecionadas anteriormente em experiência no âmbito corporativo. Ao longo do projeto apresentado será possível agregar a verídica vivencia em Processos Gerenciais, como se dá o Suprimento de mão de obra organizacional e como funcionam as Dinâmicas das relações interpessoais.

Além de ampliar as experiências nas disciplinas abordadas. O Desafio Profissional do 1°Bimestre oferece a prerrogativa da empresa em conhecer a opinião imparcial de nós os pesquisadores sobre os métodos que aplica. As informações adquiridas através de “visita técnica ao Hipermercado” permitam concluir e apontar soluções que poderão ser uteis ao crescimento organizacional e econômico da empresa. Essas conclusões são só obtidas através do aprofundamento técnico e pratico correlacionadas as disciplinas.

SUMÁRIO

1. Introdução..............................................................................................................04,05

2. Analisando o Papel do Administrador Público.......................................................05

3. Compreendendo as diferentes pautas do Direito à Cidade....................................05

4. Compreendendo o Estatuto da Cidade: Instrumentos De Planejamento e Participação..............................................................................................................06

5. nsiderações..........................................................................................................10

6. Referências Bibliograficas.............................................................................................................11

INTRODUÇÃO

O Desafio Profissional se passa em duas disciplinas GESTÃO URBANA E DE SERVIÇOS PÚBLICOS; LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIO. Mostrando os riscos e consequências sob a administração municipal, práticas administrativas de caráter burocrático conforme a Lei nº 8666/93, os critérios e princípios da contratação, contratação e aquisição das demandas emergenciais, compreendendo as diferentes pautas do direito à cidade, o Estatuto da cidade: Instrumentos de planejamento e da participação e processos licitatórios.

Primeiramente, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento de informações sobre duas prefeituras municipais, buscando adquirir um maior conhecimento da realidade atual quanto ao relacionamento que as mesmas possuem junto à sua população (transparência) e a forma como são geridos os recursos públicos em ambas.

Diante de todo o levantamento feito, ampliando nossa visão com a realidade de cada uma dessas prefeituras, haja vista a existência das dificuldades, omissões e capacidade técnica encontrada, pesquisamos formas possíveis de serem utilizadas para que a gestão, em termos gerais, como a transparência de todo o trabalho realizado por estas prefeituras, tivesse um crescimento mais favorável e aceito pela sua população, trazendo maior satisfação na aprovação do governo e na vida de cada cidadão daquelas cidades.

Existem dificuldades relacionadas com a ação direta do cidadão na condução de algum tipo de serviço público, que exige conhecimentos técnicos elementares para sua fiscalização. Segundo Gondim (1988), o cidadão, em geral, não está sensibilizado para o entendimento das consequências de sua participação, questionando a validade de suas ações sobre os resultados do plano como um todo. Há dificuldade para mobilizar a sociedade para iniciativas com benefícios difusos, como o controle da poluição, a gestão de resíduos domésticos sólidos e o controle do uso do solo urbano.

A busca por um desenvolvimento mais justo e sustentável, considerando-se as várias dimensões, é favorecida com a participação social ou comunitária. Acredita-se que, a despeito das dificuldades inerentes à implementação de processos de planejamento participativos, seus resultados são inegáveis. A participação, como um instrumento ou recurso da gestão municipal, tende a garantir o comprometimento das pessoas/instituições com as decisões estratégicas e o desenvolvimento das comunidades. Tal aspecto gera ações mais alinhadas com as necessidades e expectativas existentes no curto, médio e longo prazos; além de promover maior conscientização sobre os problemas, bem como e democratização das informações, em nível local. Este trabalho, buscou paralelamente estimular a reflexão e o debate sobre os fatores (ou categorias de análise), que efetivamente podem auxiliar a formulação de políticas públicas, a partir de processos de gestão participativos. Contribuindo, assim, para a sustentabilidade e o desenvolvimento local.

Por fim, trazemos uma reflexão sobre qual a real função do Estado quanto às mudanças na sociedade, com vistas a trazer maior transparência no uso de recursos públicos. A seguir, abordaremos os itens necessários quanto à pesquisa nas referidas prefeituras, as ideias a serem implementadas e a conclusão do entendimento deste trabalho.

Diante das pesquisas de campo elaboramos um pequeno projeto voltado para o melhoramento da receita e preservação do meio ambiente pela reciclagem de materiais.

Cidade ocidental produz 80 toneladas de lixo por dia e mal consegue processar 30 toneladas de lixo por dia sendo que a maior parte vai para o aterro sanitário sem qualquer tratamento poluindo ao meio ambiente. O gasto mensal da prefeitura com a coleta de lixo é de 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais por mês) sendo que usando a reciclagem, poderia receber lixo e entulho até de outras unidades da federação, trazendo receita positiva ao município.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.6 Kb)   pdf (223.7 Kb)   docx (51.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com