TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR VIRTUAL

Por:   •  10/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.718 Palavras (11 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 11

COSMETEC:

Estudo de Caso

[pic 1]

.

COSMETEC:

Estudo de caso

 Trabalho apresentado ao curso Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR VIRTUAL - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas do 5º Semestre.

Orientadores: Ana Céli Pavão, Edinei Suzuki, Mariilucia Ricieri e Rinaldo J.B. Lima.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO                                                                                                       04

2. OBJETIVO                                                                                                             06

3. DESENVOLVIMENTO                                                                                           07

3.1 Gestão por Competência e do Conhecimento                                                     07

3.2 Empreendedorismo                                                                                              08

 3.3 Planejamento de Carreira                                                                                   09

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                                   11

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS                                                                     12

 



1. INTRODUÇÃO

Gestão por competência pode se afirma que é: “Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades, que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo” (FLEURY, 2001, p. 26). “Conjunto de conhecimentos, habilidades e experiências que credenciam um profissional a exercer determinada função” (MAGALHÃES et. al, 1997, p. 41).

Os Atributos diferenciadores da competência requerem do profissional um conjunto bem diferente de atributos que funcionam como pré-requisitos para a alta desempenho, mais do que isso, pode fazer a diferença, possibilitar a virada de mesa, mudança de página ou a criação de sua próxima chance na vida. Alguns dos atributos podem ser assim classificados: Capacidade de criar e consolidar relacionamentos; Capacidade de comunicação e Autodesenvolvimento.

competência é uma característica subjacente a uma pessoa e pode ser relacionada com desempenho superior na realização de uma tarefa ou em determinada situação. Diferenciando, assim, competências de aptidões (talentos naturais da pessoa, que podem vir a ser aprimorados), de habilidades (demonstrações de talentos particulares na prática) e de conhecimentos (o que a pessoa precisa saber para desempenhar a tarefa) (GRAMIGNA, 2007).

O empreendedor é aquele que reconhece a viabilidade de uma ideia para um produto ou serviço e leva-a adiante. Ser empreendedor significa encontrar e montar os recursos necessários para assumir o empreendimento, assumindo riscos financeiros e legais da propriedade e colhendo as recompensas, ou seja, os lucros do negócio.

Os empreendedores bem sucedidos têm motivações diferentes e medem as recompensas de várias formas: Idealistas - Recompensados pela oportunidade de trabalharem em algo novo e criativo; Otimizadores - Têm satisfação pessoal por serem donos de uma empresa; Trabalhadores aplicados - Prosperam com o desafio de construir um negócio maior e mais rentável; Malabaristas - Possuem muita energia e adoram lidar com todos os detalhes de seu próprio negocio e Sustentadores - Aproveitam a oportunidade de conciliar o trabalho com a vida pessoal.

O plano de carreira consiste, basicamente, e, um alista que pode ser realizada pelo próprio profissional ou pela organização. Esta lista conte os objetivos do profissional, suas ambições para o futuro próximo e, também, para o futuro distante. Deve servir como um guia para que o profissional trilhe um caminho de sucesso e avance o que almeja ao longo dos anos.

Para organizações o plano de carreira manter o funcionário alinhado as suas necessidades; conhecendo suas ambições e possibilitando crescer conjuntamente com o profissional. Dessa forma, a organização consegue manter o funcionário motivado e produtivo, evitando que esses funcionários sintam a necessidade de buscar outras oportunidades fora da empresa.

        


2. OBJETIVOS

O objetivo desta produção textual interdisciplinar é aprofundar o conhecimento teórico sobre as disciplinas estudas no semestre, através da análise do estudo de caso Cosmotec.

A estrutura do trabalho tem como objetivo trazer novas visões sobre cada assunto abordado; mostrando a importância do espírito empreendedor.

Tem como objetivo melhorar a compreensão das disciplinas de Planejamento de Carreira, Empreendedorismo e Gestão por competências e do Conhecimento, onde os assuntos relacionados serviram para melhor entendimento das mesmas.

3. Desenvolvimento

3.1 Gestão por Competência e do Conhecimento

Conhecendo os valores corporativos e as crenças da Cosmotec podem identificar que é uma empresa que presa muito a honestidade, transparência inovação aplicados no objetivo de melhoramento contínuo da empresa. Dentro deste contexto nota-se a influência da definição e aplicabilidade destes valores na implantação da gesta por competências.

A gestão por competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da GP ou lacuna de competências eventualmente existente na organização, procurando elimina-lo ou minimiza-lo. A ideia é aproximar o máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a consecução dos objetivos organizacionais. A gestão por competências surgiu para responder as questões particulares do cenário empresarial.  O emergia desta metodologia de gestão representa uma tentativa de resposta á necessidade de superação da concorrência num mercado globalizado, a exigência por agilidade diferenciação e inovação continua as demandas de aprendizagem e de criação do conhecimento para lidar com questões inéditas e surpreendentes que surgem a cada dia no contexto organizacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (134.8 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com