TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos

Por:   •  5/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

  [pic 1] 

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

PROINTER

Disciplinas:

Curso de Tecnologia de Gestão em Recursos Humanos

Tutora Presencial/EAD:

Woney Carvalho Vieira – 9497557326                  

    Cristiane Rosa – 9513354001

                                                                   

                                                                   

CAMPINAS / SP

        2015[pic 2]

Conteúdo

1.        Introdução        

2.        Utilidade da Pesquisa Salarial        

3.        Tipos de amostras que são utilizadas        

4.        Cuidados que devem ser tomados na coleta de dados        

4.1 Localização Geográfica        

4.2 Ramo de Atividade        

4.3 Estrutura Organizacional        

4.4 Política Salarial da Empresa        

5.        Bibliografia        

  1. Introdução

Segundo MARRAS (2012, p. 99-100), pesquisa salarial é o instrumento gerencial que possibilita conhecer, por coleta e tabulação estatística de dados, as práticas e valores salariais médios praticados em um mercado especifico. Com esse instrumento é possível comparar e acompanhar a colocação dos salários e benefícios aplicados na sua Empresa em relação as demais do mercado.

        Há diversas formas, de obter uma pesquisa salarial, a mais simples e econômica, porém menos confiável é consultando resultados apresentados por periódicos ou revistas especializadas e também é possível comprar pesquisas “pré-fabricadas”. Nesse caso a  "não confiabilidade" não se refere à ineficiência técnica de tais órgãos em apresentar ou menos calcular uma pesquisa salarial.

O correto é que cada Empresa realize a sua própria pesquisa salarial, utilizando uma metodologia que especifica para os seus interesses, fazendo assim que a pesquisa fique mais confiável.

A pesquisa salarial analisa dados como: salário, remuneração variável (bônus, PLR, comissões), adicionais como periculosidade, insalubridade ou adicional por tempo de serviço e outros que irão compor o total recebido pelo funcionário.

Outros dados que podem ser pesquisados sao dados relativos a benefícios (assistência médica, odontologia, seguro de vida, refeição, etc.), que além de serem coletados de forma detalhada podem ser quantificados, compondo a “remuneração total”.

  1. Utilidade da Pesquisa Salarial

Segundo PONTES (2013, p. 249), pesquisa de salários é o estudo do comportamento salarial praticado em certo setor empresarial. A pesquisa salarial oferece informações importantes para determinar os critérios da política salarial a ser praticada pela empresa. É por meio da pesquisa salarial que alcançamos o “equilíbrio externo”, uma vez que pelos dados obtidos é construída a faixa salarial da empresa. A pesquisa salarial também fornece dados para a ponderação de manual de avaliação de cargos pelo método de pontos, quando da implantação do programa de administração de cargos e salários.

  1. Tipos de amostras que são utilizadas

Geralmente, são utilizadas duas técnicas de amostragem: estratificada e de conveniência. Utiliza-se a amostra estratificada para a escolha dos cargos a serem pesquisados. Assim, são escolhidos cargos de diversos planos salariais e utiliza-se a amostra de conveniência para escolha das empresas que irão compor o rol de empresas participantes, uma vez que a escolha será da conveniência do pesquisador. Assim normalmente são escolhidas empresas pertencentes ao mesmo segmento de negócio ou por outros critérios que convenham para a empresa pesquisadora.

Amostragem Estratificada: é aquela em que a população está dividida em estratos ou grupos diferenciados.

Amostragem de Conveniência: a amostra é formada obedecendo a algum tipo de conveniência de quem forma a amostra ou de quem vai participar da amostra ou de ambos.

  1. Cuidados que devem ser tomados na coleta de dados

Para a seleção das empresas é preciso levar em consideração alguns pontos que podem impactar no resultado que se espera da pesquisa. Os principais pontos são: localização geográfica; ramo de atividade; estrutura organizacional e política salarial.  Estes pontos são importantes, pois com eles pesquisa seja mais direcionada e os resultados tabulados poderão espelhar a prática salarial de mercado das empresas.

O ideal é que cada empresa realize a sua própria pesquisa salarial, utilizando um método que atenda os seus interesses. O primeiro passo na realização de uma pesquisa salarial é escolher os cargos que deverão ser pesquisados.

A escolha dos cargos deve ser realizada conforme a necessidade do momento e do tipo de estrutura existente na Empresa. Deve procurar inserir na pesquisa apenas os “cargos-chave”, aqueles encontrados com maior facilidade no mercado e também que representam uma amostragem válida em cada faixa salarial da Empresa. Uma média de três a quatro “cargos-chave” por faixa salarial deverá ser suficiente como amostragem de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (196.6 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com