TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Por:   •  31/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  5.203 Palavras (21 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO - UNISA

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Componentes do grupo

PROJETO INTEGRADOR

 EMPRESA VIA VAREJO

São Paulo

2018

UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO

Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos  

Nome dos componentes do grupo

Ayla da Silva Almeida 3934993

Cariny Rocha Silva 3949303

Danielle Santos Gomes 3944450

Rafaela Oliveira do Carmo 3943313

Talita Martins Passos da Silva 3953980

PROJETO INTEGRADOR

EMPRESA VIA VAREJO

Trabalho do curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de Santo Amaro UNISA, como requisito parcial para aprovação da disciplina Projeto Integrador, sob a orientação do Prof. Ms. Marcelo Cerqueira.

                                

São Paulo

2018


DEDICATÓRIA


AGRADECIMENTOS


RESUMO

A estabilização da economia experimentada após um período de grande inflação, permitiu às empresas de um modo geral, expandir-se nestes 14 anos da era do Real, com o surgimento de um grande número de conglomerados empresariais em todos os setores, dentre eles o comércio varejista; depois de duas décadas, podemos observar que o setor apresentou fortes mudanças, com o surgimento de grandes redes de varejo, com vendas crescentes impulsionadas pelo aumento do número de consumidores que ascenderam ao mundo do consumo. Nesse contexto, para a análise da gestão empresarial das lojas Casas Bahia, realizou-se uma pesquisa bibliográfica exploratória com estudo de caso, concluindo que a rede varejista do polonês falecido Samuel Klein, na contramão de todas as técnicas de gestão modernas, sobrevive e lidera este mercado com uma folga imensa, e com o diferencial principal de ser um vendedor voltado às pessoas de baixa renda, que em geral não conseguem comprovar renda. Com isso veremos qual o segredo do sucesso da empresa num mercado considerado, por muitas companhias, de alto risco pela propensão à inadimplência dos consumidores, mas que consumiu R$ 372 bilhões de reais em 2003.

Palavras Chaves: Vendas. Sucesso. Mercado.

        


SUMÁRIO


LISTAS


INTRODUÇÃO

De acordo com as informações publicadas pela Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletrônicos (ELETROS, 2018), o volume de vendas do setor de eletroeletrônicos cresceu 14,6% nos primeiros semestres deste ano. Comparando ao mesmo período do ano anterior, passando de 45,5 milhões de unidades vendidas da indústria para o varejo no custo de 52,1 milhões. Ainda em 2017 o desempenho do setor moveleiro apresentou alta em praticamente todas as áreas – produção e emprego industrial, produtividade, varejo e exportação – no comparativo com 2016. A soma desses dosi setores industriais e a disponibilidades desses bens através das diversas redes varejistas correspondem a cerca de 3,34% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Nesse sentido justifica-se a escolha da empresa Via Varejo, detentora das marcas Casas Bahia e Ponto Frio como objeto de estudo do nosso projeto integrador.  Justificamos ainda que a escolha da empresa se dá por intermédio de sua relevância no setor varejista onde a mesma obteve em 2017 um crescimento de 10,7% em relação a 2016, alcançando quase R$ 26 bilhões. Além disso, as vendas nas mesmas lojas aumentaram 11,6% no ano contra ano e ainda ganho no market share da Via Varejo. 

Temos como objetivo no Projeto Integrador, ao apresentar uma parte do projeto desenvolvido, temos o intuito descrever algumas partes específicas que a empresa nos propõe, sendo assim com muito esforço e dedicação concluiremos com sucesso mais uma etapa do trabalho. Mostrar a história de uma grande empresa varejista, depois de discutir e investigar chegamos à conclusão que a empresa seria “Casas Bahia”, objetiva-se ainda, que para entender as necessidades emocionais e os hábitos de compra dos clientes de baixa renda e a capacidade de viabilizar seu sonho de consumo, por meio do acesso ao crédito resultou em um modelo de negócios único no que diz respeito ao varejo.

Segundo Kerzner (XXXXX), um projeto é constituído a partir da gestão de projetos, em primeiro lugar é preciso saber reconhecer o que é um projeto. Trata-se de um empreendimento com objetivo bem definido, que consome recursos e opera sob pressões de prazos, custos e qualidades. Além disso, projetos são, em geral, considerados atividades exclusivas em uma empresa. Uma companhia qualquer pode gerenciar atividades repetitivas baseadas em padrões históricos. O desafio para quem não quer ser apenas mais um na empresa no mercado está em gerenciar atividades nunca realizadas no passado e que podem jamais vir a se repetir no futuro.

A elaboração deste projeto integrador se dará através da metodologia da pesquisa bibliográfica, que segundo Ruiz qualquer espécie de pesquisa, em qualquer área, supõe e exige pesquisa bibliográfica prévia, quer a maneira de atividades exploratória, o estabelecimento do estado de questão, que para justificar os objetivos e contribuição da própria pesquisa.

O projeto será estruturado da seguinte forma: Primeiro serão apresentadas informações sobre a empresa objeto de estudo. Em seguida discutiremos a estrutura organizacional e seu funcionamento. Depois, será descrito as diferentes etapas de construção do projeto integrador. E por fim, serão apresentadas as considerações finais.

Mostrar a história de uma grande empresa varejista, depois de discutir e investigar chegamos à conclusão que a empresa seria “Casas Bahia”, objetiva-se ainda, que para entender as necessidades emocionais e os hábitos de compra dos clientes de baixa renda e a capacidade de viabilizar seu sonho de consumo, por meio do acesso ao crédito resultou em um modelo de negócios único no que diz respeito ao varejo.

Os autores utilizados no presente estudo e que foram de grande importância para o desenvolvimento do projeto integrador foram: Idalberto Chiavenato, que trata da Gestão de Pessoas nos meios de trabalhos; Neusa Maria Bastos F. Santos, que faz uma reflexão sobre o Clima Organizacional: João Álvaro Ruiz, que escreve sobre a metodologia científica que aborda o problema da natureza do conhecimento e do método científico, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (239.1 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com