TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cursos Superiores de Tecnologia

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.580 Palavras (15 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

Manual do PIM III

Cursos Superiores de Tecnologia

         Sumário        

  1. INTRODUÇÃO        3[pic 6]
  2. OBJETIVOS GERAIS        4
  3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS        4
  4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO        5
  5. A EMPRESA        5
  6. ESTRUTURA DO PROJETO        6
  7. ESTRUTURA E APRESENTAÇÃO DO TRABALHO        14
  8. ITENS AVALIADOS NO PIM        16
  9. ORIENTAÇÕES E ENVIO DO PROJETO        18
  10. PRAZOS E VALIDAÇÃO DO RECEBIMENTO DO PROJETO        18
  11. DÚVIDAS SOBRE O PROJETO        19
  1. INTRODUÇÃO

Os Projetos Integrados Multidisciplinares – PIM têm como sua principal característica o desenvolvimento de trabalho analítico com base nos conceitos estudados nas disciplinas e aplicados à prática organizacional. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e suas conclusões por meio da metodologia científica para produção acadêmica.

Este manual apresenta as regras de formatação segundo as normas da ABNT e você deve atender todas as solicitações. O manual também aborda o conteúdo a ser contemplado no trabalho, de acordo com as disciplinas do bimestre em curso. Para tanto, o exemplo apresentado contém explicações de cada item a ser abordado.

Fique atento aos detalhes, eles são cruciais para sua aprovação.

Outro fator a ser considerado – e que se faz muito relevante – é que cópias de sites, trabalhos de outras pessoas, trechos copiados de toda e qualquer fonte de pesquisa, sem as devidas normas de citação da ABNT, são proibidos e reprovam o aluno, mesmo que alguns outros itens tenham sido atendidos.

O título do trabalho deve ser o nome da empresa, IMPRETERIVELMENTE, inclusive na postagem.

O PIM deve ter, em média, 15 a 20 páginas de desenvolvimento, isto é, contando a partir da introdução. Itens pré e pós-textuais não entram na contagem de páginas.

  1. OBJETIVOS GERAIS

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia UNIP EaD. Os alunos deverão realizar o levantamento das características e das práticas existentes em uma organização.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em aula, com caráter prático complementar do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, os conceitos deverão ser abordados no desenvolvimento do trabalho.

O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, por meio de uma visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais. O mercado busca profissionais que carregam uma vasta bagagem de conhecimento e, assim, este projeto pode elevar a capacidade do aluno.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

São objetivos específicos do PIM:

  • proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e das práticas organizacionais de uma empresa em seus fundamentos administrativos;
  • proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino e aprendizagem;
  • proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implantação, na execução e na avaliação dos modelos de gestão e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica.

  1. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO

As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelos alunos. Nessas empresas serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina. O aluno pode usar vários tipos de abordagem como pesquisa junto à empresa por meio de entrevistas, visitas técnicas, uso de materiais cedidos pela empresa e questionários respondidos por funcionários.

  1. A EMPRESA

O aluno e/ou grupo – composto de até seis pessoas, sendo alunos matriculados no mesmo curso e semestre – deverá escolher uma empresa real para realização do trabalho. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” à atitude empreendedora e dispostas a ajudar o aluno a desenvolver a atividade, fornecendo informações e mostrando o que for necessário. É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado – e de responsabilidade do aluno.

Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um professor orientador e da Tutoria via link de atendimento direcionado à Tutoria, fórum de discussão e atendimento telefônico (0800 010 9000).

  1. ESTRUTURA DO PROJETO

O aluno deverá realizar um diagnóstico organizacional, buscando identificar práticas organizacionais correlacionadas aos conceitos estudados, apontando anomalias e práticas diferenciadas e apresentando sugestões (obrigatório) de melhorias para as práticas atuais, com fundamentação teórica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (225 Kb)   docx (77.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com