TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Custo de capital

Por:   •  2/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O custo de capital está associado ao retorno prende-se com as decisões dos investidores sobre os ativos em que investir e a forma de financiar, tendo presente à maximização do valor da empresa. Esses conceitos são possíveis com a administração financeira que tem como intuito gerar decisões, para que os acionistas e investidores tenha certeza que o retorno será o esperado. As decisões financeiras são fundamentais para a escolha de alternativas e aplicações de recursos.

Desenvolvimento

O custo de capital está associado ao retorno que determinado investimento deve proporcionar, sendo definido como a taxa de remuneração exigida pelos investidores, tendo em conta o risco do negócio. Particularizando ao nível das empresas, o conceito de custo do capital prende-se com as decisões dos investidores sobre os ativos em que investir e a forma de financiar, tendo presente à maximização do valor da empresa. Em geral só serão concretizados os projetos de investimento que à partida garantam, no mínimo, rentabilidades iguais às que são proporcionadas pelo mercado para investimentos de risco semelhante. Esta taxa de mercado seria o custo de capital adequado.

O custo de capital pode não ser o mesmo para os vários serviços da empresa, pelo que o fator de desconto deve ter em consideração o risco associado a cada projeto.

O valor do dinheiro no tempo

O valor do dinheiro no tempo engloba as finanças da empresa, como também as analises de investimentos, de carteira e finanças publicas e pessoais. Todas as transações e oportunidades financeiras. É todo o processo de se calcular o valor do ativo passado, para o presente ou futuro. É basicamente uma ponte entre o consumo e o investimento. Esse valor do dinheiro no tempo poderá ser um risco, que poderá perder um investimento ou parte, que será o retorno. Quanto maior melhor para o valor futuro. Cada administrador tem que ter conhecimento das suas entradas e saídas, seus valores presentes e futuros, seu fluxo de caixa. Para todas estas, é preciso conhecer a linha do tempo, onde é uma reta horizontal sobre qual se inicia do zero, colocando valor presente da esquerda para direita, onde a cada ano é acrescentado o valor futuro, analisando o total dos fluxos associados com o investimento.

Critérios de avaliação de investimento

A avaliação de investimentos se refere basicamente às decisões de aplicações de capital em projetos que prometem retornos por vários períodos consecutivos.

Uma empresa, em determinado instante, pode ser vista como um conjunto de projetos de investimento em diferentes momentos de execução. O seu objetivo financeiro, ao avaliar alternativas de investimento, é o de maximizar a contribuição marginal desses recursos de capital, promovendo o incremento de sua riqueza líquida.

É importante ressaltar que o investimento de capital se apresenta geralmente como uma parte (algumas vezes pequena) do processo de tomada de decisões empresariais. Frequentemente, objetivos estratégicos se apresentam como fatores decisórios relevantes na seleção de projetos de investimentos.

Risco e retorno

Para um investimento deve sempre pensar no risco e retorno. Assim sempre terá que avaliar 2 dois tipos de investimento no mercado. Ambos possuem exatamente o mesmo risco, porém o retorno esperado de um é maior do que do outro. Espera-se, evidentemente, que todos invistam no que oferece a melhor rentabilidade. Dessa forma, ou apenas o título de maior retorno esperado seria negociado no mercado, ou o outro título passaria a oferecer uma rentabilidade maior até o ponto em que alguns investidores demonstrassem interesse por ele. Na prática, encontramos no mercado diversos títulos e valores mobiliários sendo negociados com retornos esperados diferentes. Dessa forma, há que se esperar que os riscos sejam também diferentes. Ou seja, quanto maior for o risco de um investimento, maior deverá ser o seu retorno esperado. Ou, de outra forma, quanto maior o retorno esperado de um investimento, maior, provavelmente, será o seu risco.

Sempre é melhor analisar o retorno e o risco conjuntamente. A análise apenas do retorno pode levá-lo a realizar investimentos com risco superior ao que estaria disposto a correr.

Decisão de investimento

Para a tomada de decisão de investimento as técnicas mais complexas como Método do Valor Presente Líquido e a Taxa Interna de Retorno, são as mais comum, pois há cálculos precisos, técnicas essas que poderiam subsidiar as empresas no processo de tomada de decisão sobre os seus investimentos.

Orçamento de Capital

O orçamento de capital é o processo de análise de projetos e tomada de decisões em suas várias fases, o orçamento de capital reflete a visão geral da empresa e as etapas para atingir os objetivos. Sendo assim, o orçamento de capital é o processo que consiste em avaliar e selecionar investimentos de longo prazo coerentes com o objetivo da empresa de maximizar a riqueza dos proprietários.

Motivos para elaborar um Orçamento de Capital

Expansão - expandir o nível de operações através de aquisição de ativos imobilizados; infraestrutura adicional como imóveis e instalações.

Substituição - substituir ou renovar ativos obsoletos ou depreciados; atualização de softwares, manutenções preventivas com consumo de peças.

Modernização - reconstrução, recondicionamento ou adaptação de máquina ou das instalações existentes; instalações elétricas, de ar condicionado, reconstrução de aeronaves.

Outras finalidades - propaganda, pesquisa e desenvolvimento, serviços de consultoria e novos produtos.

Decisão de Financiamento e Dividendos.

A Decisão de Financiamento e Dividendos deve haver uma seleção das fontes de fundos a serem utilizadas pela empresa para financiar os seus investimentos em Ativos Fixos e Circulantes deve ser realizada levando-se em conta a adequação dos custos destas fontes à capacidade de geração de lucros da empresa. Qualquer desequilíbrio que emergir no âmbito operacional da empresa terá reflexos sobre a sua lucratividade e poderá determinar defasagens entre o custo contratado com os emprestadores de fundos e a sua possibilidade de remunerá-los. Se o custo financeiro for superior ao TRIT da empresa, ela se tornaria inviável e proporcionará aos seus acionistas um retorno inferior àquele que foi dado aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com