TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cálculo de Capacidade Produtiva

Por:   •  22/5/2015  •  Artigo  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 7

OBJETIVOS GERAIS

Identificar as falhas que estão contribuindo para que a empresa não tenha a capacidade efetiva suficiente para atender a demanda. Com as identificações necessárias, serão feitos planejamentos, para a correção dessas falhas com dois turnos de seis horas. Levando em conta o melhor custo, o menor tempo, a maior lucratividade e a satisfação dos clientes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar o problema da incapacidade produtiva, e em sequência, buscar as melhores alternativas para melhorar a capacidade produtiva da empresa;

• Definir a melhor forma de implantar os dois turnos de seis horas;

• Descrever o quanto e quando produzir, considerando o menor estoque possível.

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

A empresa LG201 LTDA apresenta um quadro não satisfatório diante de seus objetivos e metas. A mesma tem uma deficiência em atender a demanda, ocasionado por seu processo produtivo não ser eficiente.

Atualmente a empresa conta com 25 colaboradores que trabalham em sete postos distintos, oito horas diárias. Isso é equivalente a eficiência nominal de 3.520 produtos mensalmente, levando-se em consideração a capacidade de cada posto de trabalho analisado.

Porém, há gargalos que limitam a produção e uma perda programada de 5% ao mês, reduzindo a produção a 3.344 peças mensal, ao analisarmos a demanda prevista para o ano corrente identificamos que se mantivermos a produção nesse nível de eficiência, não atenderemos a demanda projetada.

Na tentativa de melhorar a capacidade produtiva e ajustá-la para atender a demanda prevista, optou-se por trabalhar em dois turnos de 6 horas cada. Uma alternativa viável, porém alguns ajustes nas linhas de produção se fazem necessários. Como os dois turnos de seis horas poderão aumentar o balanceamento de linha e atender a demanda dos três últimos meses, mantendo a satisfação dos clientes?

JUSTIFICATIVA

Atualmente, sabemos que há grande competitividade entre empresas, cada uma buscando cada vez mais o reconhecimento de seus consumidores, sendo assim, as empresas buscam profissionais extremamente capacitados para realizar suas atividades.

Hoje com o avanço das tecnologias e com o mundo totalmente globalizado, o consumidor tem exigido cada vez mais de seus fornecedores, com isso as empresas buscam acompanhar essas exigências. Por tanto, para uma empresa ou uma prestação de serviço conseguir manter-se em auto nível de competitividade, ela necessita a cada dia estar aberta a mudanças em relação ao mercado consumidor.

A empresa LG201, para se manter competitiva no seu segmento deve considerar o papel da manufatura na criação de vantagem estratégica. Isso significa mais do que simplesmente reconhecer as limitações das suas operações de manufatura, significa que deve maximizar os processos produtivos, controlar os resultados para atingir um significativo efeito sobre o direcionamento estratégico da organização, com isso mudanças se fazem necessárias.

CAPITULO 2 – PROJETO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO

ESTRUTURA ANALÍTICA DO PRODUTO

A estrutura analítica do produto é o que define o processo da produção, e de quanto de matéria prima será necessário para produzir o produto final. Essa estrutura é importante, pois facilita futuramente no layout do setor de produção.

Como é possível identificar os postos em cor amarela com as letras A, B, C, E, F, G, e H são postos de separação de produtos, que será passado para o X, Y e Z que resultara no produto final XYZ.

Essa identificação de quantidade de matéria prima só é possível multiplicando o numero antecessor pelo numero seguinte como, por exemplo, o A que necessita de três matérias primas para fazer o X que necessita duas matérias primas. Chamamos isso de relação pai e filho.

PREVISÕES DE DEMANDA

Demanda é a previsão de algum bem ou serviço em determinado tempo, que os consumidores estão dispostos a adquirir.

A capacidade nominal é o que a empresa pode produzir ao máximo, ou seja, sem descontar as perdas e gargalos.

Segundo Martins e Laugeni (2005, p.32) a capacidade nominal trata-se de uma produção fixa, dependendo apenas da capacidade das máquinas e de seus funcionários em condições normais de trabalho.

A demanda da empresa LG201 LTDA, é uma demanda excessiva, ou seja, a sua previsão de vendas aumenta, porém sua capacidade produtiva não acompanha esse pico.

Analisando a demanda em conjunto com a capacidade nominal na empresa, podemos perceber que a demanda de janeiro até dezembro aumenta em dois mil produtos. A capacidade nominal se mantém estável durante o ano todo, mas para suprir a demanda dos meses de outubro, novembro e dezembro, será necessário realizar ajustes no balanceamento do processo produtivo.

(Fonte: Própria)

Com base nessa analise, é possível identificar que a empresa vai necessitar de um melhoramento em seus processos produtivos. Pois se não houver esse melhoramento a empresa perdera muitos clientes e consequentemente seus lucros, podendo até levar a mesma a uma possível falência.

Com a perda de clientes a empresa ficará com a imagem inconfiável diante do mercado competitivo, com a imagem comprometida, a empresa continuará a perder clientes e caso não ocorra às vendas dos produtos, os mesmos ficaram no estoque causando a perda e gerando mais prejuízo para a empresa.

GARGALO DO PROCESSO PRODUTIVO

O gargalo é o que limita a produção sem descontar as perdas previstas. É tudo aquilo que faz com que a eficiência do meu serviço ou da minha produção perder a capacidade de produzir tudo no limite eu poderia ser bem maior.

Segundo Martins e Laugeni, o gargalo é processos ou equipamentos que limitam a capacidade de produção e que devem ser identificados. (MARTINS E LAUGENI,2010,p.137)

Na analise feita na empresa indica que a linha de produção é composta por sete postos de produção, sendo três postos de preparação (postos 1, 2 e 3), na qual se separa a matéria prima para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (135.6 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com