TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de determinação de demanda e de capacidade produtiva instalada

Por:   •  6/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.................................................................................................................2

ETAPA 1- Localização de Empresa. Produto

 Relatório de determinação de demanda e de capacidade produtiva instalada..............3

 Tabela 1 - A capacidade de produção da Fabric Design...............................................3

 Figura 1 – Fluxograma..................................................................................................4

 Relatório do Sistema.....................................................................................................4

ETAPA 2 - Estudo de Tempos e Métodos. Layout.

 Os impactos ergonômicos da operação de manufatura.................................................5

 A importância da ergonomia nos estudos de tempos e movimentos............................6

 Projeto Fabric Design...................................................................................................7

 Imagem 2 – Fluxograma de Produção Fabric Design..................................................8

 Imagem 3 – Layout Fabric Design...............................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...........................................................................11

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar conhecimentos adquiridos através de algumas fontes de estudos e materiais aplicados em sala de aula, como é feita a analise estrutural que envolve a implantação de uma empresa para que tudo funcione da maneira mais correta possível e para que seus produtos e serviços sejam financeiramente viáveis.

Verificar o ponto de equilíbrio de cada produto, estudando a viabilidade da empresa para sua atividade, analisando quais serão os impactos positivos e negativos para que, nem a empresa e nem sua região de instalação sofra nenhum tipo de prejuízo.

Embora o estudo de EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), seja obrigatório para instalação de uma nova empresa seja ela de porte grande, médio ou pequeno, destacando a necessidade de planejamento da capacidade a escolha da metodologia correta de iniciar suas atividades, como demostrado na empresa fictícia Fabric Design.

ETAPA 1

 Aula-tema: Localização de Empresa. Produto.

Relatório de determinação de demanda e de capacidade produtiva instalada da futura localização da empresa.

Através de uma pesquisa de mercado foi feito um levantamento de dados para escolha do melhor local de instalação da empresa Estamparia Fabric Design para estampar roupas. O local escolhido foi a cidade de Embu das Artes, com população de 240.230 habitantes, com uma área de 70.389, com fácil acesso ao Rodoanel que faz ligação com o Porto de Santos e que liga as principais cidades do Estado de São Paulo. Sendo aplicado pela ponderação de três fatores básicos: custo do transporte, custo de mão de obra qualificada e a força de aglomeração e desaglomerarão das indústrias da região que facilita o acesso a matéria prima.

Embu das Artes é uma cidade turística que recebe cerca de 20 mil visitantes aos finais de semana, atraídos pelo artesanato e pelas grandes outlets de roupas. Por esse motivo o centro da cidade vem chamando a atenção de vários empresários no ramo de lojas de vestuário. Portanto, optamos instalar a Fabric design no centro da cidade de Embu das Artes, com intenção de conquistar esse público.

Trata-se de uma empresa de médio porte e tem como seus maiores clientes as empresas do segmento varejista, que compram as peças por atacado para a revenda.

Tabela 1 - A capacidade de produção da Fabric Design

Mês Capacidade máxima Capacidade mínima

1º 1.506 1.230

2º 1.900 1.550

3º 2.300 1.880

4º 2.700 2.200

5º 3.100 2.530

6º 2.800 2.280

7º 2.700 2.200

8º 3.100 1.660

9º 3.300 1.770

10º 3.500 1.870

11º 3.700 1.980

12º 3.900 2.085

A importância do modelo produtivo utilizando o conceito clássico de produção e determinar o fluxograma do projeto do trabalho inicial como dado no diagrama.

Figura 1 – Representação Clássica de Sistema

Fonte: MARTINS e LAUGENI, 2009, p 11.

Relatório do Sistema

A definição da implantação de uma empresa, fábrica ou depósito de produtos está ligada à estratégia empresarial e requer uma análise bem detalhada na operação da empresa durante um longo período de tempo, sendo necessário um estudo adequado da demanda para o futuro.

A projeção da demanda fornece estimativas de necessidade ao longo do tempo. A capacidade a ser instalada dependerá da estimativa da demanda de mercado, é feita uma avaliação econômica financeira do mercado da empresa.

A determinação do local de instalação da futura empresa industrial é devida a um estudo de mercado e está fortemente associada à existência de infraestrutura básica, sendo eles, disponibilidade de pessoal qualificado, proximidade com mercados consumidores e rede de transporte, qualidade de vida e serviços (aspectos culturais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com