TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Capacidade Produtiva

Monografias: Gestão Da Capacidade Produtiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  623 Visualizações

Página 1 de 3

Nivel ótimo de capacidade

As organizações precisam decidir sobre o tamanho (em termos de capacidade)de cada uma de suas instalações,pois esta analise servira para balancear o custo médio de produção de cada unidade produzida

No que diz respeito à gestão da capacidade produtiva de uma empresa, este conceito é importantíssimo. Se um gestor pudesse aumentar a sua capacidade de produção sem pensar na escassez de recursos, ele aumentaria a capacidade até a um máximo indefinido (teoricamente ilimitado).

Portanto, a questão que se coloca quanto à decisão de aumentar a capacidade de uma empresa, prende-se desde logo com a quantidade de capital de que se dispõe para investir em ativos produtivos, sejam eles máquinas, tecnologia ou recursos humanos. Algumas empresas, por tradição ou por política de gestão, limitam a sua capacidade de expansão como forma de se manterem saudáveis do ponto de vista financeiro.

Geralmente, as empresas preferem ser cautelosas nos aumentos de capacidade: poderá ser preferível perder vendas em tempos favoráveis do que investir excessivamente na capacidade produtiva futura. É muito difícil se desfazer de máquinas e pessoas depois de incorporados na organização.

Os níveis de produção podem ser aumentados através do uso de horas extras ou subcontratando temporariamente alguma parte do trabalho.Mas as vezes longos períodos de horas extras podem reduzir os níveis de produtividade,pois terá maior custo com os pagamentos extras aos funcionários.

Operar a fabrica em nível acima de sua capacidade normal pode causar penalizações em seus custos,tais como não realizar a manutenção nas maquinas dentro do prazo,desta forma a probabilidade de quebras aumenta.

O custo médio de produção parece atingir seu ponto mínimo no nível Maximo de capacidade.

Unidades com grande capacidades produtivas também apresentam algumas desvantagens quando a capacidade da operação esta sendo a para atender uma demanda que esta mudando.

Todas as operações fazem parte de uma rede maior de clientes e fornecedores.Considerando uma perspectiva ampla,a rede de operações pode ser rastreada a suas fontes originais de bens e serviços e rastreada para a frente até os clientes finais.Todas as operações no lado do fornecimento e no da demanda do lado de uma operação,são chamados a rede de suplimentos do total da operação.

As decisões de projeto estratégico neste nível da rede dizem respeito a integração vertical,a localização das diversas operações da rede e a capacidade de cada parte da rede.

O estimulo para mudar de localização e os custos dque a organização deve tomar quando escolher uma nova localização podem ser divididos em influencias do lado dos fornecedores e do lado da demanda.As influencias do lado dos fornecedores são os fatores como Mao de obra,terreno e custos de utilidade,que mudam com as mudanças de localização.As influencias do lado da demanda incluem a imagem do local,sua conveniência para os clientes e adequação do local em si

As decisões de capacidades que precisam ser tomadas em uma rede compreendem escolher a capacidade ótima para cada local,balancear os diversos níveis de capacidades das operações da rede e programar as alterações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com