TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÕES: PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL

Por:   •  23/5/2015  •  Monografia  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DEFINIÇÕES: PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL        4

3 QUESTÕES PROVA BRASIL        5

4 QUESTÕES PROVINHA BRASIL        6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

6 REFERÊNCIAS.........................................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo conhecer a importância de se aplicar a Prova Brasil e a Provinha Brasil para que possam ser avaliados os sistemas educacionais brasileiros e o nível de alfabetização das crianças.

A partir de pesquisas e materiais disponibilizados nas disciplinas do semestre o trabalho será composto por: definições de Prova Brasil e Provinha Brasil, seleção de questões relacionadas a essas avaliações, elaboração de exercícios tendo como finalidade de levar os alunos a se prepararem para realizarem essas avaliações.


  1. DEFINIÇÕES: PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.

A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A Provinha Brasil difere em alguns aspectos de outras avaliações nacionais, como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica e a Prova Brasil). Por exemplo, os resultados não serão analisados nem divulgados pelo Ministério da Educação. As provas serão corrigidas pelos próprios professores da rede e os resultados serão trabalhados pela SEDF com a finalidade de subsidiar políticas de melhoria da qualidade do ensino.


  1. QUESTÕES PROVA BRASIL

Pedro e João jogaram uma partida de bolinhas de gude. No final, João tinha 20 bolinhas e Pedro tinha 12 bolinhas. Quantas bolinhas João e Pedro tinham juntado:

 (A) 28 bolinhas.

(B) 32 bolinhas.

(C) 40 bolinhas.

(D) 48 bolinhas.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

A professora levou para a sala de aula e mostrou para seus alunos quatro recipientes vazios, sendo eles uma caneca, um garrafão, uma jarra e um tambor. Em seguida perguntou aos alunos em qual deles pode conter exatamente um 1 litro de

Água:

(A) Caneca

(B) Jarra

(C) Garrafão

(D) Tambor

        Ao mesmo tempo em que se resolve o cálculo matemático, é possível abordar outros conteúdos como História (como surgiu o jogo da bolinha de gude), Ciências e Saúde (o local no qual as crianças brincam, ao ar livre). A sugestão de atividade tem seu foco na resolução de problemas nos quais também se inclui aqueles trabalhados em sala de aula pelo professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (162.1 Kb)   docx (34.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com