TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PRODFISSIONAL

Por:   •  20/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.670 Palavras (15 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

2º SEMESTRE

Eder da Silva de Jesus - RA 8519880334

Juliane dos Santos Vieira - RA 9417581060

Lilian Nunes Marianelli Barbosa - RA 8372811418

Paula Roberta MilianGonzales - RA 9418575597

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas

Direito Empresarial / Tecnologias de Gestão / Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Profa. Marcela de Carvalho Cordulino (Tutora Presencial)

SANTO ANDRÉ/SP.

2014

SUMÁRIO

Introdução

O desenvolvimento desse desafio se justifica pela necessidade de desenvolvermos competências e habilidades na área do Direito Comercial e Empresarial, aplicação de conceitos interdisciplinares nas áreas de Responsabilidade Social e Meio Ambiente e também aplicação de tecnologias de gestão nas indústrias através de uma análise crítica frente à constituição empresarial, às questões éticas e legais empresariais, contribuindo com a fundamentação teórica dos desafios de gestão..

Visamos ainda desenvolver um modelo estratégico para regulamentar o funcionamento da indústria de calderaria para atender as exigências legais vigentes, visando uma gestão organizacional competitiva e de qualidade, envolvendo todos os colaboradores através do uso das tecnologias de gestão mais apropriada a indústria em questão.

Portanto esse trabalho irá refletir sobre a implantação de melhorias do seu processo de desempenho e qualidade e diminuição dos riscos ambientais, de acidentes de trabalho e dos agravos à saúde.

Modelo de excelência de gestão/Consultoria Multi Ambiental Services Ltda.

Considerando a complexidade e os riscos a que estão expostos dentro da organização Inoxel, é necessário um rigoroso controle de qualidade, dentre os apresentados a empresa optou por uma gestão que engloba a qualidade e o meio ambiente bem como as certificações da ISO (International Organization for Standardization / Organização Internacional para Padronização), no qual tem o intuito de formalizar gestão da qualidade em diversos ramos, produtos e serviços. Uma das certificações mais essenciais da ISO, são a ISO14000 e ISO 9000, no qual tem como objetivo padronizar normas que ajudam a diminuir os riscos das atividades e ramos das empresas, criar produtos e serviços com economia, mas garantindo a qualidade reconhecida pelos seus clientes e fornecedores. Desta forma, todos os funcionários devem seguir rigorosamente os critérios apresentados e estar protegido dos riscos, bem como utilização de uniformes e equipamentos, preenchimento correto das conformidades e não conformidades da gestão e passar rigorosamente por auditorias de qualidade a fim de buscar os melhores resultados da gestão da qualidade, analisada a tecnologia de gestão escolhida, que busca a boa prática de gerenciamento ambiental, gerenciamento esse que possui um processo gradual e contínuo de melhoria ambiental, enfatizando a necessidade de manter um controle rigoroso de qualidade, riscos a saúde e ao meio ambiente, no qual esse ramo de atividade proporciona.

Com a implantação destas certificações, foram apresentados produtos ecologicamente mais corretos, coleta seletiva de produtos não utilizados e descartados para reciclagem, visando reduzir as pressões ambientais negativas de seus produtos e processos.

Como podemos observar, o desenvolvimento sustentável está fundamentado em três dimensões: social, ambiental e econômico.

Por tanto há necessidade de desenvolver ferramentas que proporcionarão o alcance das metas, que possam assegurar previamente a qualidade dos produtos, serviços, instalações e equipamentos sejam eles no processo de reciclagem ou no bom aproveitamento.

Após apresentar para a empresa Inoxel os problemas causados e os impactos ao meio ambiente, foi levado em consideração que gerar resíduos tóxicos é sinônimo de perdas econômicas em longo prazo, pois isto representa:

• Desperdício de matéria prima, água e energia;

• Alto impacto na folha de consumo de materiais devido o tratamento de poluentes, armazenamento e disposição final de resíduos;

• Risco de saúde no contexto global; alguns resíduos podem provocar graves acidentes ambientais quando manuseados, tratados, ou dispostos de forma inadequada.

Após uma análise globalizada dos custos e benefícios apresentados a Inoxel, apresentamos a implantação do sistema de qualidade ISO bem como:

 Divide-se em dois blocos, o primeiro direcionado a organização e a segunda voltada ao produto à ferramenta apresenta normas de avaliação do ciclo de vida do produto e até o momento, só uma parte destas normas entrará em vigor.

 A implantação da certificação começa pelo comprometimento da empresa e direção, no qual ajudará a empresa na elaboração do diagnóstico de todos os setores e buscar a excelência na gestão industrial. A partir disso traça o plano de ação e se cria o cronograma de ação da ISO.

 Outro sistema apresentado a fim de controlar os impactos ambientais provocados por uma atividade industrial é o Sistema de Gestão Ambienta l (SGA), a qual se refere a um processo de melhoria contínua, identificando oportunidades de melhorias que reduzam os impactos das atividades da organização sobre o meio ambiente.

O Sistema de Gestão Ambiental fundamenta – se na adoção de ações preventivas e corretivas. No qual para a sua implantação deverão ser seguidos cinco princípios, conforme abaixo:

I.Conhecer o conteúdo e sua política a fim de melhorar a excelência da gestão.

II.Planos de ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com