TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROF ORIA DA CONTABILIDADE

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

CRISTALINA

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio de Aprendizagem para obtenção de nota parcial das disciplinas Teoria da Contabilidade, Ciências Sociais e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, do Curso de Administração de Empresas e Ciências Contábeis, 1º semestre e 2º semestre, apresentado à Universidade Anhanguera Uniderp Centro de Educação a Distância, sob orientação do Professor Presencial Ronaldo de Souza Rodrigues.

CRISTALINA

2014

RESUMO

Sabendo da importância que tem no setor da construção civil para a economia e desenvolvimento do país, a empresa L&Construção se preocupa atualmente, com os impactos que tem causado ao meio ambiente, pois tem optado por práticas altamente poluentes e consumido muitos recursos naturais. Por isso, tem repensado suas práticas e pretende adotar princípios baseados na sustentabilidade. O grande desafio desse trabalho é propor essa mudança dentro da empresa e fazer com que ela permaneça com alta competitividade no mercado, valorize sua marca, mantenha os lucros e, sobretudo ganhe o respeito dos seus clientes e use os recursos naturais de forma consciente e sustentável.

Palavras-Chaves: sustentabilidade, construção civil, meio ambiente.

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO 4

2. OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL 5

2.1.Sustentabilidade Econômica 6

2.2.Sustentabilidade Ambiental 7

2.3.Sustentabilidade Social 8

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1.INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo elaborar um Programa de Sustentabilidade para a Empresa de Construção Civil L&Construção, da qual o Sr. Manoel é o gerente de negócios, e atua no estado de Sergipe, desde 1983 e, de acordo com as novas tendências e necessidades atuais, deseja implantar práticas sustentáveis que colaborem com a sociedade, valorize sua marca, aumente os lucros e mantenha sua competitividade no mercado da construção civil.

Entende-se sustentabilidade como uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes e leva em conta, principalmente três aspectos: econômico, ambiental e social. Juntos esse conceitos formam o tripé da sustentabilidade.

Dessa forma, as ideias que serão apresentadas à Empresa L&Construção estarão fundamentadas nesses três aspectos fundamentais.

2.OS IMPACTOS AMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os impactos negativos causados pela disposição irregular dos resíduos sólidos de perdas da construção civil são um dos maiores problemas enfrentados atualmente pela gestão urbana. A deposição irregular causa o esgotamento prematuro de áreas de deposição final, obstrução dos elementos de drenagem urbana, degradação de mananciais, poluição nas vias públicas, principalmente nas áreas periféricas, proliferação de insetos, roedores e outros organismos vetores de doenças, e o consequente prejuízo à saúde do cidadão e aos cofres públicos. A quantidade de entulho gerado nas construções demonstra a ineficiência do processo construtivo. Os custos desta ineficiência são distribuídos por toda a sociedade, não só no aumento do custo final das construções, como também nos custos de remoção e tratamento do entulho. Devido ao aumento deste problema foram criadas as Estações de Reciclagem de Entulho para a mitigação do problema. Podemos citar, por exemplo, a Estação de Reciclagem de Entulho SLU – localizada no município de Belo Horizonte, bairro Estoril, que trabalha com o processo de reciclagem do rejeito da construção civil. O empreendimento recebe cerca de 500 toneladas de ‘’rejeito’’ por mês. O processo utilizado na reciclagem da SLU é feito por quatro etapas simples, mas requer cuidado. Gerando no final dos blocos e britas usadas na pavimentação de vias.

Responsável por 14% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, a construção civil é também uma das atividades que mais consomem recursos naturais e causam maiores impactos ao ambiente. O setor, que inclui desde a fabricação de materiais, as grandes construções de infraestrutura ou edifícios, até as pequenas reformas domésticas, é responsável por cerca de 40% de todo o resíduo no mundo. Alguns especialistas calculam ser a indústria da construção a atividade humana com maior impacto ambiental: ela causa alterações significativas, seja na etapa de produção, na manutenção ou durante o uso.

O volume de recursos naturais utilizados pela construção civil, muitos deles não-renováveis, corresponde a pelo menos um terço do total consumido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (66.1 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com