TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL HIPERMERCADO HOTERDAM

Por:   •  25/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

NOME: EROS QUEIROZ GUERRA RA -1600349623

TUTORA EaD Adriana Barbosa Gonçalves

PROJETO INTERDICIPLINAR

APLICADO AOS CURSOS

SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER II)

RELATÓRIO PARCIAL

CEAD - POLO PARNAMIRIM / RN

2015

SUMÁRIO

Introdução ............................................................................................................................. 03

1. Estrutura Organizacional ................................................................................................ 04

2. Plano de Capacitação e Desenvolvimento ....................................................................... 07

3. Programa de Capacitação/Desenvolvimento e Motivação - Equipe Operacional ....... 08

4. Referências ......................................................................................................................... 09

INTRODUÇÃO

O presente projeto tem por finalidade alavancar os lucros do Hipermercado Hoterdan. A empresa varejista de alimentos, eletrônicos e eletrodomésticos, evoluiu das atividades como supermercado e hoje detém 70% do mercado em sua cidade.

As perdas nos lucros apontadas nos últimos quatro trimestres, aliadas ao descontrole nos custos mesmo diante vendas muito boas, motivaram a analise das operações da empresa por parte de uma consultoria. Foram detectados fatores de ordem política e departamental, além de insuficiente dedicação a administração dos processos gerenciais e de planejamento.

Visando auxiliar à organização a atingir seus objetivos de expandir e tornar-se uma grande rede de lojas do estado, no segmento, em médio prazo, com eficiência, faz-se necessário a implantação de um plano de capacitação/desenvolvimento e motivação para diretores, gerentes e colaboradores operacionais, passando por uma remodelagem na estrutura e distribuição destes.

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Atualmente, a empresa possui um quadro de 176 colaboradores, distribuídos na seguinte estrutura:

Diretorias ; Financeiras (5), Compras (6), Operações (1),

Gerências(8): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (2); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1); Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).

Colaboradores operacionais: (165).

Dentre os fatores apontados pela consultoria está o envolvimento de diretores e gestores em problemas técnicos e operacionais, não sobrando tempo para a gestão e planejamento. No contexto atual, para atingir o objetivo proposto para empresa, propusemos modificações de ordem estrutural no organograma da empresa, visando dar mais condições para que os diretores e gerentes possam atuar mais eficazmente nos processos gerenciais e de planejamento. Também criamos novos cargos dar sustentação ao novo fluxo estrutural.

Nova Estrutura organizacional :

Diretorias ; Financeiras (4), Adm. e de Proj. (5), Comercial (4),

Gerências(11): TI(1), Marketing(1), RH(1), Compras(1), Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (1); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1); Açougue e Peixaria (1); Segurança (1).

Colaboradores operacionais: (165).

A nova estrutura consiste na criação de uma Diretoria Administrativa e de Projetos que ficará responsável pelo controle da estrutura, coletando informações de todos os setores, checando suas capacidades técnicas, desenvolvendo e re-capacitando os funcionários em todos os níveis. Contrataremos um sistema de gestão empresarial do tipo Enterprise resource planning (ERP) para integrar e controlar as informações de todos os setores da empresa. O controle dos contratos de utilização do sistema e treinamentos internos ficará a cargo da nova Gerencia de TI. A estrutura de pessoal será administrada pela nova Gerencia de Recursos Humanos (RH), acompanhando as qualificações, implementando políticas motivacionais e estabelecendo critérios para promoção interna fugindo das questões políticas e de apadrinhamento. Também ficará responsável pelo plano de capacitação funcional e novas contratações, além da criação de um plano de cargos, carreiras e salários que atenda os anseios da equipe e esteja conforme as novas diretrizes.

Condizente com a nova visão administrativa da empresa, a nova Gerencia de Marketing será responsável pelas campanhas publicitárias e o visual interno e externo das lojas, atraindo públicos ainda não explorados e tentando resgatar aqueles que se afastaram.

Totalmente integrada às outras e fazendo uso maciço do ERP, a Direção Financeira receberá subsídios de informação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com