TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL - HOTERDAN

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.717 Palavras (7 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 7

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

2.ª série - 2015/2

Desafio Profissional

Disciplinas Norteadoras

Processos Gerencias

Matemática

TTPRE: Prof.ª Daniela Kasi

RA

Acadêmicos

2865879498

Elisângela Alamino Ferreira

9917266036

Fabiana Stella Ritoni

9916269702

Fabiane Priscila Silva

2851191682

Marilsa Roque da Silva

1299112650

Vera Lúcia Cassimiro de Barros

Jundiaí/SP

SUMÁRIO

Introdução: ................................................................................................................ 03

Estrutura Organizacional: ......................................................................................... 04

Organograma: .......................................................................................................... 05

Capacitação de líderes: ............................................................................................ 06

Motivação de Colaboradores: ................................................................................... 08

Meios de Contratação Interna: ................................................................................. 10

Conclusão: ................................................................................................................ 11

Bibliografia

INTRODUÇÃO

1 – ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A organização trabalha de forma a deixar as pessoas mais produtivas, quando trabalham em conjunto. As estruturas organizacionais são adequadas para as condições e épocas nos quais se encaixam. Em qualquer organização, é necessária uma série de estruturas, por exemplo, a organização para lidar com crises, necessita que haja uma autoridade final, ou seja, um chefe. É preciso que numa situação de perigo comum, alguém tome a decisão final e possa esperar ser obedecido. Mesmo assim, existem diferenças enormes em estrutura organizacional segundo a natureza da tarefa. As pessoas precisam conhecer e compreender a estrutura na qual vão trabalhar.

Organograma do Hoterdan Hipermercados

Total de colaboradores: 169

No caso do Hoterdan Hipermercados havia anteriormente um presidente e apenas três diretores esses representavam respectivamente os departamentos: Financeiro, Compras e Operações cada um deles possuía diversos colaboradores sendo que o Diretor de Operações possuía um extenso quadro de colaboradores a ele subordinados impossibilitando um melhor controle dentro da organização. Uma vez que o relatório da consultoria apontava a necessidade de uma contratação externa e como o organograma apresentava uma visível má distribuição de cargos , contratou-se um Diretor Administrativo que implantou juntamente com o Gerente Administrativo um Departamento Pessoal e um Departamento de Recursos Humanos setores essenciais para o desenvolvimento da empresa e reestruturação organizacional.Este Diretor juntamente com os diretores da área comercial,financeiro e operacional desenvolveram metas de planejamento, organização ,direção e controle. Outros setores foram criados com a intenção de redistribuir melhor o quadro de colaboradores, pois se percebia claramente a falta de departamentalização que sobrecarregava alguns setores ocasionando perda de produtividade.

Em relação ao quadro de colaboradores do organograma foi necessário um remanejamento onde constatou-se a diminuição do quadro porém com um melhor aproveitamento de cada função com a implantação de capacitação, treinamento e planos de motivação.

2 – CAPACITAÇÃO DE LÍDERES

Ao contrário do que muitos imaginam não são apenas as linhas de produção ou funcionários com atividades mais operacionais que passam por treinamentos. Os executivos e colaboradores de alta gestão também devem fazer uso dessas ferramentas para se manterem atualizados.

Segundo Gilberto Katayama, diretor da empresa Sonho S/A, especializada em desenvolvimento de lideranças, a organização funciona como uma pirâmide e deve ser bem estruturada desde a base até o topo, pois só assim a empresa estará alinhada e terá conhecimento para implementar o que for passado durante os treinamentos. “Tudo começa no alto dirigente, se um projeto de treinamento não envolver a alta direção, ele acaba se perdendo e criando apenas confusão e conflitos em toda estrutura” define.

Diretoria: Neste nível estão as decisões de maior peso corporativo, como compras e vendas de ativos (veículos, imóveis, máquinas, equipamentos, contratação de executivos e serviços).

Recomenda-se para este nível uma formação mínima de curso superior e aperfeiçoamento em MBA empresarial, cursos rápidos, palestras, seminários, visitas técnicas ao mercado (parceiros, fornecedores e clientes) para que e tenha uma visão ampla dos negócios.

Gerentes: As decisões gerenciais estão diretamente ligadas ao setor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com