TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL HOTERDAN SUPER

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.996 Palavras (8 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO SANTA TEREZINHA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

RENATO SAMPAIOLIMA

RA- 2816733030

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS: PROCESSOS GERENCIAIS E MATEMÁTICA

TUTORA EaD: PROFa. ROSA MEIRE ALVES SILVA 

Taguatinga/DF

2015

   

        

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ESTRUTURA ORGANIZACIONAL        4

3.        PLANO DE CAPACITAÇÃO – DIRETORES E GERENTES        6

3.1 MELHORIAS NA EFICÁCIA GERENCIAL        7

3.2 DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES        8

3.3 CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA SITUACIONAL        9

3.4 CONSTRUÇÃO E DESENVOLV. DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO        10

4.                PLANO DE CAPACITAÇÃO - PESSOAL OPERACIONAL......................................................11

4.1 DESENVOLVIMENTO        12

4.2 MOTIVAÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        14


  1. INTRODUÇÃO

Este desafio tem o objetivo da elaboração de um plano de capacitação para todos os colaboradores gerentes e gestores do Hipermercado Hoterdan. A intenção é de que as operações sejam alinhadas de maneira a se tornarem mais eficazes e eficientes com o aumento do desempenho de todos os envolvidos nos processos que cercam a empresa, elevando assim as margens dos resultados operacionais, possibilitando ao Hipermercado Hoterdan sua expansão a nível estadual.

Algumas mudanças serão realizadas na estrutura organizacional e na forma com que os cargos são ocupados. O controle de gastos, será um dos pilares para o desenvolvimento sadio da empresa. É sabido que as vendas estão em ritmo crescente, mas que a falta de planejamento no tocante aos custos operacionais tem derrubado o lucro da empresa há quatro trimestres consecutivos. A reestruturação servirá para garantir a liquidez das operações e a mudança no cenário econômico do Hoterdan.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

        

O Hoterdan Hipermercado não possuía uma estrutura organizacional definida em um organograma. Anteriormente sua estrutura era composta por:

Presidência;

Diretorias: Financeira (1), Compras (1), Operações (1)

Gerências (8): Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola (1); Padaria (2); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1); Açougue e Peixaria (1); Segurança (1)

Com um total de 176 colaboradores sendo: Financeira (5); Compras (6); Operações (165).

Operações - Total de Colaboradores => Mercearia (15); Hortifrutícola (15); Padaria (20); Linha Branca/Marrom (30); Secos e Molhados (20); Armarinho (5); Têxtil (5), Açougue (20) e Peixaria (15) e Segurança (20).

Com esta estrutura era fácil de se identificar colaboradores de nível intermediário nas operações, o que dificultava o gerenciamento.

A partir das mudanças implantadas conforme organograma apresentado, e a criação de cargos intermediários de Supervisão, os gerentes ficaram mais livres para desenvolver suas atribuições, controlar, gerenciar e planejar o desenvolvimento das atividades dos setores.

A departamentalização por produtos e serviços trouxe benefícios ao desenvolvimento das atividades e maior agilidade nas operações de cada um dos setores.

Com a nova estrutura o Hoterdan Hipermercado passa a contar com:

Presidência;

Diretorias (4); Financeira (1), Compras (1), Operações (1), Rh (1)

Gerências (9): Mercearia e Secos e molhados (1); Hortifrutícola (1), Padaria (2), Linha Branca/Marrom (1), Armarinho e Têxtil (1), Açougue e Peixaria (1), Segurança (1), Rh (1).

Supervisores (14): 2 para cada setor exceto Rh.

Operações - Total de Colaboradores => Mercearia (20); Hortifrutícola (20); Padaria (25); Linha Branca/Marrom (33); Secos e Molhados (22); Armarinho (8); Têxtil (8), Açougue (27) e Peixaria (28) e Segurança (26)

Agora o Hoterdan conta agora com 244 colaboradores, e uma preocupação maior com o cliente interno e externo, garantindo assim um melhor aproveitamento das oportunidades

  1. PLANO DE CAPACITAÇÃO – DIRETORES E GERENTES

Objetivos:

  • Melhorar a eficácia;
  • Desenvolver líderes;
  • Capacitar à liderança situacional;
  • Desenvolver equipes de alta performance.

A quem se aplica;

  • Diretores e Gerentes

A Presidência e as diretorias e Gerências, que detêm um conhecimento mais amplo do setor, participaram da convenção ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados. A 49ª edição da Convenção ABRAS aconteceu em Atibaia (SP) entre 15/09 e 17/09. O evento trouxe este ano o tema Um supermercado para cada consumidor, ressaltando a importância da gestão do ponto de venda em benefício dos clientes. A Convenção contou com palestras de importantes nomes do varejo nacional e mundial, que trouxeram os melhores exemplos e práticas da indústria e do varejo, além de destacar a heterogeneidade de públicos, com diferentes necessidades e hábitos de consumo.

Juntamente com o apoio da ABRAS, o presidente do Hoterdan Hipermercado, fechou uma parceria para desenvolvimento da capacidade de liderança dos diretores e gestores, a fim de identificar talentos em seu quadro de colaboradores. Constantemente os diretores e gerentes passarão por atualização e treinamentos internos e/ou externos focados em liderança, e processos gerenciais que aumentem a eficiência de todas as operações, além da capacitação em suas áreas de atuação. E todos serão inscritos no curso de Graduação em Gestão de pessoas com Coaching do Instituto Brasileiro de Coaching – IBC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (351.7 Kb)   docx (111.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com