TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL – Matemática e Processos Gerenciais

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.121 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Polo de Apoio

 - RA:

DESAFIO PROFISSIONAL – Matemática e Processos Gerenciais

Tutora EAD:

SUMÁRIO:

  1. INTRODUÇÃO
  2. A EMPRESA
  3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

4. CAPACITAÇÃO

4.1 CAPACITAÇÃO PARA DIRETORES E GERENTES

4.2 CAPACITAÇÃO OPERACIONAL

5. RECRUTAMENTO DE NOVOS FUNCIONÁRIOS

6. CARACTERÍSTICAS DE SUCESSO EM EQUIPE

7. MARKETING

8. CONCLUSÃO

9. REFERÊNCIAS

  1. INTRODUÇÃO

Atividade apresentada como trabalho de avaliação nas disciplinas de Processos Gerencias e Matemática do Curso Superior em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera - UNIDERP.

Foi desenvolvido neste desafio a estrutura organizacional da empresa Hoterdan Hipermercado. Sendo exigido um curso de capacitação para gerentes e diretores da empresa, visando a melhoria motivacional e lideranças do hipermercado. Tendo em vista que a empresa sofre de baixa lucratividade nos últimos meses, os custos estão altos, portanto um dos principais focos é o aumento e estabilidade de finanças da empresa. A equipe de diretores e gerentes está totalmente relacionada aos objetivos e metas da organização, buscando treinamentos, projetos de capacitação e planos motivacionais para oferecer aos colaboradores. O setor administrativo do Hoterdan Hipermercado busca atingir melhores níveis de desempenho para alcançar os objetivos da empresa, já que o lucro da mesma vem caindo nos últimos meses, agindo no sentido de desenvolver um ambiente organizacional que estimule melhores lideranças de equipes de trabalho.

  1. A EMPRESA:

“Uma empresa de consultoria em gestão administrativa firmou um contrato com uma empresa varejistas de alimentos (Hoterdan - Hipermercado) com atividades no interior de São Paulo/SP. Os diretores da empresa haviam acabado de encerrar a reunião trimestral, e tinham concluído que era preciso fazer alguma coisa para melhorar as operações.

Os lucros estavam caindo há quatro trimestres consecutivos. As vendas haviam sido muito boas, mas aparentemente os custos estavam fora de controle.

A consultoria utilizou oito semanas analisando as operações da empresa. Todos os colaboradores foram entrevistados, do presidente ao operacional. Encerrados os levantamentos e a análises, um relatório de 180 páginas foi entregue à diretoria da empresa. A seguir temos uma das principais conclusões:

“Desde sua fundação, a empresa segue uma política de promoções internas, seguindo frequentemente indicações e ligações políticas. O principal critério aparentemente é a competência técnica, tanto nos níveis superiores como inferiores. Não é raro encontrar diretores e gerentes de nível intermediário nas áreas operacionais examinando e comentando problemas técnicos. Desta forma, infelizmente, sobra pouco tempo para gerenciar. Na realidade, as funções gerenciais como planejamento, organização e controle praticamente não recebem atenção. A empresa necessita de um influxo de pessoas externas para a administração, que dêem menos atenção aos aspectos técnicos e mais ao lado gerencial.”

Destacando que se trata de uma empresa regional que iniciou suas atividades como um supermercado, cresceu e após vinte anos detém 70% do mercado de sua cidade na venda de alimentos, eletrodomésticos e eletroeletrônicos (Hipermercado). O objetivo de médio prazo é tornar-se uma rede com abrangência estadual, porém, a diretoria executiva entendeu, a partir do resultado da consultoria, que a profissionalização é primordial.

  1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

Após identificar as diversas áreas de comercialização do hipermercado foi chegada a conclusão da seguinte estrutura organizacional:

Presidência

Diretorias: Financeira (1); Compras (1); Marketing (1); Operacional (1).

        Gerências: Mercearia e Secos e Molhados (1); Hortifrutícola/Açougue e peixaria (1); Padaria (1); Linha Branca/Marrom (1); Armarinho e Têxtil (1); Segurança (1).

        Operações: Mercearia (15); Hortifrutícola (12); Padaria (15); Linha Branca/Marrom (20); Secos e Molhados (15); Armarinho (3); Têxtil (5), Açougue e Peixaria (20) e Segurança (20).

        Total de colaboradores: Financeira (5); Compras(5); Marketing(3); Operacional(126) = 139 funcionários.

  1. CAPACITAÇÃO:

Para a empresa atingir seu foco, precisa-se de uma equipe capacitada em todas as áreas da empresa. Os funcionários devem ser orientados com o objetivo de adquirir habilidades, mudando o comportamental e tendo atitude para alcançar as metas da empresa.

4.1 CAPACITAÇÃO PARA DIRETORES E GERENTES:

A  liderança é um requisito básico para que haja eficácia em qualquer organização. Para os diretores e gerentes a capacitação deve focar na competência, habilidade, liderança, e aplicação de feedback.

Para se tornar um bom líder é preciso além de conhecimento ter habilidade e atitude para executar o que se pede, persuadindo os funcionários que estão sob sua gestão, sendo influente e capaz no que exerce. Saber ouvir  as ideias e opiniões dos demais colegas de trabalho, saber se comunicar, motivar os funcionários, ter um bom relacionamento com os mesmos, e por fim aplicar corretamente o feedback.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com