TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Matemática e Processos gerenciais

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.051 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

POLO DE RIO GRANDE

LEILIANE RODRIGUES BANDEIRA BRAGANÇA

        RA 8742154737

ATIVIDADE AVALIATIVA - DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA

E PROCESSOS GERENCIAIS

PROFESSOR-TUTOR EAD Profa. Esp. Mônica R. de Moraes

RIO GRANDE / RS

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO                                                                                2

1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO                                3

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO                        4

3. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL OPERACIONAL                                        6

CONSIDERAÇÕES FINAIS                                                                        8

REFERÊNCIAS                                                                                9


INTRODUÇÃO

            O potencial de uma empresa não está mais somente nos seus produtos ou no mercado em que ela atua, e sim na capacidade criativa de seus colaboradores, nas idéias, na sua reinvenção diária. É necessário ter utilidade comprovada e renovação contínua, para manter-se neste mercado voraz e de assustador avanço tecnológico. Devemos desenvolver uma nova mentalidade gerencial, onde as empresas serão transformadas em verdadeiras escolas, sendo os gerentes nossos educadores e seus colaboradores, os educandos. Capacitar é tornar capaz, habilitar, convencer alguém, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes, com o objetivo destas pessoas buscarem o verdadeiro sentido da educação, que é desenvolver a capacidade física, intelectual, e moral do ser humano, levando este a uma integração e interação com o meio que o cerca, podendo refletir criticamente sobre as mudanças ocorridas em sua volta e dessa reflexão tomar decisões eficazes e possuir um rumo a ser seguido.

Um processo de capacitação eficaz agrega valor tanto para a carreira do funcionário, como para a empresa, porém para que isso aconteça, é necessário serem seguidas algumas etapas consideradas relevantes para a eficácia do processo de capacitação profissional, entre elas:
conscientização de toda equipe gerencial de que o gerente é um líder e formador de equipes e que uma empresa se consolida pela ação pedagógica multiplicadora de suas lideranças, uma vez que, os gerentes são o canal vivo de comunicação na organização, enfocando reflexões sobre o estilo gerencial de cada unidade da empresa, examinando como melhorar a liderança de cada gerente, através de levantamento de comportamentos, pesquisas de opiniões dos subordinados, colegas e superiores sobre suas atitudes, bem como, o trabalho de práticas, tendo em vista os comportamentos individuais em relação aos erros, grau de compreensão, exercício da crítica, entre outros.

Propiciar aos colaboradores a oportunidade para o desenvolvimento de  competências gerenciais alinhadas com as estratégias da organização, em um ambiente de permanente

mudança centrado na melhoria contínua do atendimento às expectativas dos nossos clientes.


1. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO HIPERMERCADO

[pic 2]

2. PLANO DE AÇÃO PARA O NÍVEL ESTRATÉGICO E TÁTICO

2.1 NÍVEL ESTRATÉGICO

É o nível de decisões estratégicas gerais que afetam toda a Organização. É aqui que se define e gerencia seu planejamento estratégico, definindo missão, visão e valores, suas estratégias genéricas, as forças e vantagens competitivas a priorizar, sua curva de valor, o seu grupo estratégico e suas movimentações estratégicas levando em conta sua estrutura de segmento.

A função típica deste nível é tomar decisões estratégicas. Isto significa que, ao máximo que puder, os ocupantes de cargo estratégicos devem evitar atividades administrativas de nível tático e atividades de execução de nível operacional

Planejamento típico deste nível: Planejamento Estratégico.

Função típica dos ocupantes deste nível: tomar decisões estratégicas e dar condições de que haverá recursos humanos e financeiros para os projetos estratégicos.

Ocupantes deste nível: sócios, proprietários, presidente, diretores departamentais por exemplo, diretor comercial, diretor financeiro etc.

Palavra-chave ao ocupante deste nível: empreender.

2.2 NÍVEL TÁTICO

O nível tático é aquele que faz a intermediação entre os outros dois níveis. A rigor, os integrantes deste nível devem se apropriar da estratégia para desdobrá-la em ações concretas nas suas áreas e processos ou sub-processos de atuação. É o nível da gerência média ou intermediária: gerentes de seção, gerentes de filiais, supervisores, coordenadores, líderes de projetos e funções similares. Perceba que, se o líder é encarregado de uma pequena equipe operacional, este líder estará no nível operacional também, não neste nível tático.

Planejamento típico deste nível: Plano Tático, que é um desdobramento do planejamento estratégico para áreas, setores, filiais, equipes, projetos ou sub-processos.

Ocupantes deste nível: gerentes de seção, gerentes de filiais, supervisores, coordenadores, líderes de projetos e outras funções de gerência intermediária.

Função típica dos ocupantes deste nível: colocar em ação os processos, as pessoas e os recursos para assegurar que seu segmento de atuação estará alinhado às decisões estratégicas e para assegurar também que estará colaborando para a obtenção dos resultados gerais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (284.1 Kb)   docx (197.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com