TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL RESTAURANTE SMAK

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.310 Palavras (10 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO:

ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E EMPREENDEDORISMO

ACADÊMICOS:

Daiane Pacheco Ferreira – RA 2850218815

Daniele Gonçalves Rodrigues – RA 2867957419

Jean Oni Crestani Flores – RA 9929030207

Led Marlon Vargas do Livramento – RA 2850222030

Luciane Vargas Karlz – RA 2867918678

IDENTIFICANDO OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES PARA O RESTAURANTE SMAK

PORTO ALEGRE, 16 DE ABRIL DE 2015.

INTRODUÇÃO:

O Desafio Profissional apresentado é baseado nas disciplinas de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.  O objetivo principal é encontrar soluções para o restaurante da família Partala, que enfrenta muitas dificuldades em manter o negócio. O trabalho está organizado em 04 Passos, Passo 1, uma pesquisa sobre os motivos que levam empresas a fechar suas portas, Passo 2, apresentamos a proprietária Irena o Plano de negócios ferramenta essencial para o planejamento da empresa, Passo 3 utilizamos também a Análise SWOT, que nos ajuda a coletar dados do ambiente externo e interno do empreendimento, e por fim Passo 4, que com base nos passos anteriores, chegamos ao diagnóstico do restaurante, apontando as possíveis soluções para os problemas identificados. As pesquisas foram realizadas pela internet, revistas, livros do PLT e o site do SEBRAE.

DESAFIO PROFISSIONAL – Restaurante Smak.

PASSO 1 – Principais motivos de insucesso que levam pequenas e médias empresas a fechar suas portas.

Nos últimos anos, o empreendedorismo transformou-se em uma revolução importante no cenário econômico. Os cidadãos se veem cada vez mais responsáveis pelo seu próprio destino e acabam criando seus próprios negócios.

No Brasil, as Micro e Pequenas empresas, representam 99% do total de empresas do País, desempenhando papel importante no desenvolvimento econômico e social, pois proporciona geração de empregos, e fazendo a economia prosperar.

Entretanto, há uma situação que compromete um crescimento ainda maior, que são os altos índices de mortalidade precoce das empresas. Três em cada dez pequenas empresas fecham as portas em dois anos de atividade.

Mas quais os principais fatores que levam a falência? Veja abaixo as principais razões que podem levar sua empresa para o buraco:

  • Ausência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado;
  • Desconhecer o mercado;
  • Planejamento é essencial para uma empresa, investir, e fixar metas sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais;
  • Não ter controle dos custos, tais como: compras excessivas, vendas, estoques, finanças, contabilidade, RH, etc. Acumular dívidas e utilizar empréstimos com alta taxa de juros, para suportar os gastos da empresa. Descontrole do fluxo de caixa, a empresa deve adotar um sistema próprio de controle através de planilhas ou aplicativos.
  • Perder o senso de realidade.  Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de risco, arriscar-se demasiadamente.
  • Confundir os gastos pessoais com os da empresa. O patrimônio da empresa não deve se misturar ao patrimônio dos donos;
  • Fazer vendas a prazo, sem adotar uma análise de crédito criteriosa. Como comprovantes de renda ou residência, referências, consultas de crédito, etc. Ou vendas insuficientes.
  • Clientes insatisfeitos com o produto ou serviço.
  • Falta de divulgação da marca.

PASSO 2 - Plano de Negócios.

Um plano de negócio é um documento que descreve (por escrito) quais os objetivos de um negócio, sua missão que é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes (por que a empresa existe, o que faz e para quem?), sua visão onde descreve o futuro desejado para essa empresa (aonde a empresa quer chegar e em que direção?) e os valores da empresa que definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos empregados (Que valores, crenças ou princípios são importantes para a empresa fazer o que faz para quem faz, e para o que ela quer se tornar?). Com base nessas informações é possível desenvolver a estratégia mais adequada para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Funciona como um guia de instruções da sua empresa, e nele devem constar informações detalhadas a respeito do funcionamento do negócio a curto e longo prazo.

Essa espécie de manual funcionará como uma importante ferramenta de gestão da empresa e, além disso, poderá ajudar na hora de buscar um financiamento, identificar pontos fortes e fracos do negócio, definir metas, identificar oportunidades e transformá-la em diferencial competitivo para a empresa entre outras coisas. Vários são os públicos-alvo que se destina o Plano de negócio, entre eles: Banco, Parceiros, Investidores, Fornecedores, Clientes, Sócios, Mantenedores das incubadoras (SEBRAE, Universidades, Prefeituras, Governo, associações).

 

Estrutura de um Plano de Negócios:

  1. - Capa - Deve conter os principais dados da empresa

Nome, endereço, telefone, e-mail, logotipo;

Dados dos proprietários da empresa, nomes, cargos, endereços e telefones;

Data do Plano de Negócios;

Número da cópia;

Nome de quem fez o plano.

  1. - Sumário – Deve conter o título e os principais assuntos de cada seção do Plano de Negócios e a respectiva página onde se encontra.

  1. – Sumário Executivo - É a síntese do que será apresentado (resumo).

O sumário executivo é um resumo do PLANO DE NEGÓCIO, embora compreenda a primeira parte do plano, ele só deve ser elaborado após a conclusão de todo o plano. Ao ser lido por interessados, ele deverá deixar clara a ideia e a viabilidade de sua implantação. São as principais definições do projeto. Deve constar:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (124.9 Kb)   docx (33.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com