TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS CARGOS E SALARIOS

Por:   •  31/3/2022  •  Projeto de pesquisa  •  3.135 Palavras (13 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 13

DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS*

INTRODUÇÃO

1. CONCEITOS IMPORTANTES

CARGO: Conjunto de funções idênticas, executadas por um ou mais indivíduos na instituição. É uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades o que o tornam separado e distinto dos demais cargos. Cargo é uma composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que pode ser englobado em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. O cargo é plural, ou seja, para cada cargo pode haver uma ou mais pessoas numa mesma empresa. Exemplo: Cargo de Comprador

FUNÇÃO: É o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo na organização. Conjunto de tarefas que cada indivíduo executa na instituição. Exemplo de funções do cargo de Comprador:

Cargo: Comprador

Funções: - Pesquisar e desenvolver fontes de suprimentos;

- Coordenar pesquisas de suprimentos;

- Programar requisições de compras;

- Efetuar as compras requisitadas.

TAREFA: é o detalhamento de cada uma das funções. Exemplo de tarefas de uma das funções do cargo de Comprador.

Cargo: Comprador

Funções: - Pesquisar e desenvolver fontes de suprimentos;

- Coordenar pesquisas de suprimentos;

- Programar requisições de compras;

- Efetuar as compras requisitadas.

Tarefas da Função: Efetuar as compras requisitadas: - Comparar as ofertas de fornecedores;

- Pesquisar preços, condições de pagamentos e prazos de entrega;

- Decidir sobre a oferta mais favorável;

- Negociar a compra com o fornecedor escolhido.

ANÁLISE DE CARGOS: é a análise que se faz sobre os dados coletados na entrevista, questionário e/ou observação com os ocupantes do cargo. É o momento para refletir sobre o que o(s) ocupante(s) do cargo descreve(m) como faz(em) e o que acredita(m) ser necessário para alguém ocupar esse cargo. Momento de comparar as respostas dos ocupantes dos cargos, caso tenha mais de um ocupante, e decidir o nome do cargo, o objetivo do cargo (descrição sumária), os principais desafios do cargo, quais as funções e tarefas (descrição detalhada) devem ter no cargo e as especificações do cargo (perfil profissional) necessário para o desempenho no cargo.

AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DOS CARGOS: estabelecimento do valor de cada cargo, objetivando criar uma hierarquia entre eles. As avaliações, em conjunto com a pesquisa salarial de mercado, permitirão estabelecer a estrutura salarial, determinando consistentemente os salários a serem pagos, eliminando assim a arbitrariedade da determinação dos salários.

COMITÊ DE AVALIAÇÃO E VALIDAÇÃO DOS CARGOS: grupos de pessoas chaves da empresa, geralmente o proprietário, gerentes, entre outras pessoas que conhecem muito bem a empresa, que irão participar de algumas etapas da elaboração do plano de cargos e salários.

DESCRIÇÃO DE CARGOS: é um documento formal no qual constam informações relativas ao que se deve ser feito no cargo. É o relato das tarefas e das funções descritas de um cargo de forma organizada. A descrição de cargo é um norteador do que o ocupante do cargo deve fazer. É uma ferramenta gerencial. No entanto, algumas empresas não entregam e não deixam disponíveis as descrições de cargo para os ocupantes dos cargos. Nesse documento constam informações sobre as atividades desenvolvidas no cargo (características intrínsecas) e, também, as especificações para se ocupar o cargo (características extrínsecas), que serão descritas abaixo. A descrição de cargos surge depois de coletar dados com os ocupantes do cargo, analisar as respostas e definir o que deve ser feito, depois de realizar essas atividades, monta-se a descrição de cargos seguindo roteiro pré-estabelecido.

GRUPOS OCUPACIONAIS: Os grupos costumeiramente adotados pelas empresas são:

• Gestão ou Gerencial;

• Táticos;

• Administrativo;

• Operacional.

CARGOS DE GESTÃO: Cargos relacionados ao estabelecimento de políticas, diretrizes, supervisão, acompanhamento, planejamento das atividades de outros colaboradores e equipes. Sendo estes responsáveis pelo estímulo do desenvolvimento da equipe, orientando-os na busca dos objetivos e resultados esperados. Exemplos: Diretor Administrativo; CEO (Diretor Executivo); Presidente; Gerente Geral; Gerente Comercial; Gerente de Marketing, etc..

CARGOS TÁTICOS: São cargos de natureza técnica e/ou que exigem concentração, alto grau de atividade mental, estudos e análises. Lidam com aspectos teóricos, práticos e detalhes técnicos. O resultado do trabalho impacta no resultado das áreas e consequentemente na empresa. Exigem estudos acadêmicos mais extensos e/ou profundos, ou experiência equivalente. Exemplos: Tabelião de Justiça; Auditor Fiscal; Especialista em Recursos Humanos; etc.

CARGOS ADMINISTRATIVOS: Atividades e processos manuais e/ou mentais que facilitem a realização do trabalho de natureza administrativa, que compreendem atividades de atendimento, suporte, visando a preparação, transferência e sistematização de dados, preservação de comunicações escritas, levantamentos, apuração de resultados e organização de papéis em geral, objetivando a manutenção de dados. Trabalhos que permitem uma definição clara das responsabilidades, seguindo na maioria das vezes um padrão inserido em um contexto onde as alterações e reestruturações cabem ao superior, porém o ocupante ao detectar melhorias nos processos alertará para a necessidade de estudos. Exemplos: Arquivista; Almoxarife; Supervisor de Departamento Pessoal; Analista de Recrutamento e Seleção; Assistente de Suporte; Secretária; Escriturário; Gerente de Bar; Vendedor;

CARGOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com