TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL

Por:   •  11/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.395 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

        O desenvolvimento econômico local pode ser definido como o conjunto de estratégias e ações para a (re) construção da base produtiva local (para a ativação da economia local) e pode provocar impactos no território.

        Objetivando conhecer melhor o que é Desenvolvimento Local em sua essência, podemos começar buscando entender o significado de desenvolvimento que é definido como ato ou efeito de desenvolver (-se) adiantando o crescimento e aumentando o progresso. Estágio econômico, social e político de uma comunidade são caracterizados por altos índices de rendimento dos fatores de produção, e os recursos naturais, o capital e o trabalho.

        o tema Desenvolvimento Econômico Local ganha relevância nos últimos anos em decorrência tanto das muitas iniciativas locais focadas no tema quanto por causa da degradação da situação social e do abandono de uma agenda de desenvolvimento em outras órbitas que não a local. O local, nesta medida, torna-se uma espécie de última trincheira para o desenvolvimento, embora com poucos poderes e reduzida capacidade para contrapor-se às macropolíticas.

        A relevância da atual discussão sobre novos (e velhos) papéis do município deve ser imputada ao fato de, até as últimas décadas do século XX, a instância nacional ser a referência para a análise, por causa da centralização do poder ocorrida principalmente no período autoritário (1964-85).

        No Brasil a partir da constituição de 1988, novos instrumentos foram colocados a disposição daqueles que lutam por um país cidadão, daí a importância em se resgatar o significado do papel do município no Brasil como agente do desenvolvimento econômico, apontando quais os seus desafios recentes em face às transformações ocorridas na economia capitalista e do papel desempenhado pelos Estados nacionais, dentre as quais a descentralização do poder coloca-se como uma característica fundamental.

        


  1. DESENVOLVIMENTO

Desenvolvimento Econômico Local é a construção de uma capacidade econômica de uma determinada área para melhorar a perspectiva econômica e a qualidade de vida para todos. Os parceiros públicos, o setor empresarial e os não governamentais trabalham nesse projeto coletivamente para a criação de melhores condições para o crescimento econômico e a geração de emprego.

O desenvolvimento local começou a evoluir apartir de 1970 em resposta ao entendimento dos governos municipais, de que os negócios e o capital se deslocavam de um lugar para o outro de acordo com as vantagens concorrenciais. As comunidades começaram a revisar ativamente as suas bases econômicas adquirindo então a compreensão das oportunidades para aumentar o crescimento e atrair mais investimentos e compreenderam os obstáculos que impediam o crescimento. Portanto as comunidades começaram a tentar expandir as suas bases econômicas e a geração de emprego criando e adotando projetos e programas estratégicos para a remoção dos obstáculos e a facilitação dos investimentos.

Para tudo isso se deu o nome de Reestruturação Capitalista, que no momento é marcado por fortes transformações e turbulências que condicionam o mecanismo o mecanismo de tomada de decisão por parte de gestores públicos.

No Brasil, o Desenvolvimento Econômico Local vem ativando as políticas públicas objetivando a multiplicação generalizada de instituições, projetos, pesquisas, seminários e experiências visando o desenvolvimento local. Com diversos investimentos e infra-estrutura o governo fez o controle e gastos implantando a lei de responsabilidade fiscal incluindo inclusive a privatização de empresas estatais alocando melhorias para o Brasil.

E assim o Brasil foi adotando políticas de economia diferentes e as incrementando inclusive a economia nordestina, que por sua vez englobou-se a um conjunto de políticas econômicas planejadas destinando-se a acelerar o crescimento econômico dos municípios e do país.

Hoje o município de Ilhéus, ocupa a posição de quarto maior município em termos de tamanho da população (em 2005), apresentando uma participação relevante no conjunto estadual em três setores. Preocupada em promover e estímulo e fortalecimento da produção rural por meio de ações pautadas pelo desenvolvimento.

A prefeitura de Ilhéus criou o plano de desenvolvimento rural que tem como foco as áreas rurais onde está previsto a implantação de grandes investimentos por parte do governo e da iniciativa privada, o plano nacional ao ensino técnico e emprego que é em combate ao desemprego, criou CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Que oferece serviços sociais para atender as famílias e indivíduos com todo tipo de dificuldades, esse plano nacional de combate desemprego, por exemplo, as prefeituras dos municípios se aliaram ao CRAS e ao SENAI para desenvolvê-lo.

São muitos os projetos dos quais a prefeitura de Ilhéus faz parte. Daí o nome desenvolvimento Local, por que local nos dá a idéia de município isso por que município é uma instancia de poder político; É uma das formas de domínio territorial estatal.

Há muitas considerações sobre o desenvolvimento local e vários autores expressam sua opinião concordando ou divergindo um do outro.

 

Opinião do autor

Opinião do autor (divergente)

A.V. BARQUERO diz que o desenvolvimento econômico local pode ser definido como um dos campos de investigação da escala local

Claudete de Castro diz que o desenvolvimento econômico local pode ser definido como um conjunto de estratégias e ações para a (re) construção da base produtiva local...

Giuseppe Cocco e Alexander. P.Galvão diz que local parece estar se constituindo na tônica geral de definições dos novos rumos políticas públicas ativas de desenvolvimento econômico e social no Brasil.

Claudete de Castro diz que local nos remete a idéia de municipal, parte de município, um conjunto de municípios...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com