TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERITÁRIO FADERGS

DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS

Alexandre Aguiar

Celio Carvalho de Freitas

Danielle Corrêa

Kassyus Silva Machado

Pablo Meneghetti de Freitas

Paola Madruga Donel

TRABALHO TEÓRICO SOBRE FERRAMENTAS DE ANÁLISE

DO AMBIENTE EXTERNO

Prof. Raphael Morales Cintra e Silva

Porto Alegre/RS, 27 de setembro de 2018.


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO........................................................................................................................03
  2. 5 FORÇAS DE PORTER...........................................................................................................03
  3. ANÁLISE PESTAL...................................................................................................................04
  4. CONCLUSÃO........................................................................................................................05
  5. BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................05


1.  INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo explorar a análise do ambiente externo nas organizações uma vez que é através desta análise que a organização identifica oportunidades e ameaças além das questões estratégicas que podem afetar seus fatores chaves de sucesso.

        Destacamos ainda a importância da análise de ambiente externo para identificar o posicionamento estratégico da empresa em relação aos seus produtos e serviços no mercado avaliando cenários atuais e futuros.

2.  AS 5 FORÇAS DE PORTER

        Segundo (Evans, 2013) a ferramenta 5 Forças de Porter trata-se de uma ferramenta utilizada na identificação das oportunidades e ameaças impactantes no mercado onde a organização atua.

        A intensidade competitiva determina a rentabilidade do setor. Essa é a premissa básica de trabalho de Michael Porter. Ele se aprofundou e descreveu em detalhes quais são as forças fundamentais que determinam a intensidade competitiva.

Para que a organização consiga formular uma estratégia que seja competitiva, é importante conhecer o ambiente em que está inserida, como seus concorrentes, seu público-alvo, suas oportunidades de expansão, a fim de detectar suas cinco forças competitivas que determinam sua capacidade de negocio e estratégia.

        “A intensidade competitiva determina a rentabilidade do setor. Essa é a premissa básica de trabalho de Michael Porter. Ele se aprofundou e descreveu em detalhes quais são as forças fundamentais que determinam a intensidade competitiva.” (Evans, 2013, pág. 84)

A organização para poder realizar uma análise precisa ter uma visão holística sobre os cinco contextos em que está inserida, que são denominadas por Porter de forças. Para ele, existe uma que é a força central e outras quatro que impactam na força central de formas distintas.

Michael Porter no artigo “Como as forças competitivas moldam a estratégia”, publicado em 1979 afirma que a competitividade não está relacionada apenas a rivalidade entre as empresas, mas como essa análise de competição pode beneficiar sua empresa neste segmento de mercado.

Para Porter a força central é a rivalidade entre concorrentes, que possibilita a organização ter a visão sobre o numero de concorrentes, o crescimento da demanda e oferta, além das pressões externas.

5 FORÇAS DE PORTER

[pic 1]

  • A rivalidade de concorrentes observou três subforças principais: número de concorrentes, crescimento da demanda de mercados, pressões externas.
  • O poder de barganha dos fornecedores, que traz como principal reflexão quanto maior o poder de negociação destes, mais difícil será a concorrência;
  • O poder de barganha dos clientes, que é influenciado pelos custos, quanto o maior poder de negociação dos clientes, mais difícil será a concorrência;
  • A ameaça de novos entrantes, que considera que quanto menores forem as barreiras para entrar no mercado, mais acirrada será a concorrência podendo as barreiras ser relacionadas à tecnologia, pessoas, custos ou operações;
  • A ameaça de produtos substitutos, que compreende que quanto mais fácil for para os clientes utilizarem um produto ou serviço substituto mais difícil será a concorrência.

3.  ANÁLISE PESTAL

        Segundo (Evans, 2013) a ferramenta Análise Pestal tem por objetivo avaliar e estudar o Macro ambiente da organização, promovendo a compreensão do ambiente de negócios em que a empresa está inserida e a identificação das macro tendências de mercado que poderão trazer impactos em um cenário futuro afetando assim diretamente ou indiretamente a organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (242.9 Kb)   docx (116.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com