TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIÁRIO DE LEITURA DA OBRA “OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER” DE JOHANN WOLFGANG GOETHE: PRIMEIRA PARTE

Por:   •  21/11/2018  •  Monografia  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FACULDADE NOBRE DE FEIRA DE SANTANA

FULANO DE TAL

DIÁRIO DE LEITURA DA OBRA “OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER” DE JOHANN WOLFGANG GOETHE: PRIMEIRA PARTE

Feira de Santana

2018


Trecho

Cartas dos dias 04 a 30 de maio de 1771

Wether viaja para uma cidade, afim de cuidar dos negócios de sua mãe. Encantado com a natureza daquele lugar, suas primeiras cartas (as cartas de maio) resumem-se ao vislumbre de sua moradia, as pessoas com quem faz amizade e ao clima da cidade.

Resumo

Nas suas primeiras cartas, Wether vai narrar detalhadamente sobre sua estadia a nova cidade em que acabou de chegar, a princípio afirma se alegrar com a própria partida mas ressalta a saudades que tem do seu amigo Guilherme a quem era tão apegado. Ao chegar na audeia Wether se mostra encantado com a vida simples dos camponeses locais do lugar. Ele descreve seu dia a dia e que encontrou um lugar em particular, uma fonte onde vai todos os dias para passar ali um tempo e o quanto o lugar lhe faz bem que lhe trás um estado de serenidade e tranquilidade a sua alma. Wether conta a sua fragilidade em relação ao seu próprio coração chegando a dizer que não existe nada no mundo tão instável, é inquieto quando ao seu coração.

As pessoas simples da cidade gostam de Wether e sobretudo as criança, mas ele pode perceber que ao se aproximar de algumas pessoas para criar diálogos, elas o ignoravam com bastante rudeza pois achavam que ele queria fazer uma relação de troca, logo então ele percebeu que uma certa categoria de pessoas tinham uma postura conservadora , sempre mantendo uma certa distância como se acreditassem perder algo através da aproximação, o que para ele foi uma triste constatação. Ele questionava muito como era estabelecer relações com as pessoas e o quanto lhe causava tristeza ter que abandona-las porque por vezes essa relações eram passageiras.

Wether vai trazer uma indagação ao seu amigo dizendo que a vida é muito mais do que um  mundo do sonho, as pessoas investem todas as suas energias, forças em satisfazer as suas proprias necessidades, prolongando assim uma vida miserável, não sabendo de onde vem nem para onde vai e que nem tem um fim para as suas ações, porém concordando que essa era uma realidade e que no fundo essas pessoas que eram exatamente mais felizes por viver assim. Wether descreve que tem um modo de viver muito peculiar quando encontra um lugar que o agrade faz dele sua moradia, a poucas horas da cidade onde vive conheceu um lugar chamado Wahlheim onde pôde admirar uma das cenas mais fraternais, que foi os dois garotos sentados sobre o chão o mais velho cuidado do mais novo, aquela cena lhe causou prazer a seus olhos observando aquele espetáculo que logo em seguida retratou pintando. Aquela cena e aquele lugar tão agradável fez Wether associar a sua pintura a poesia que quando ele queira ser exato dizer muito em poucas palavras se permitia sentir , apenas sentir e se ousar exprimir totalmente o que seus olhos contemplava.

Citações

“ A cidade em si é desagradável, mas nós arrabaldes a natureza é de uma beleza indizível l” (p.2) -carta 4 maio

“... Se  é que tenho necessidade de dizê-lo a quem tantas  vezes carregou o fardo de me  ver passar da aflição à digressão, da doce melancolia à paixão furiosa, meu caro! É por isso que trato meu coraçãozinho como uma criança doente, satisfazendo-lhe todas as vontades.” ( pág 4)-carta 13 maio

“ Eu sei muito bem que não somos todos iguais, que não podemos sê-los, mas sustento que aquele que acredita ser necessário permanecer longe do chamado populacho para manter a dignidade...” (pág 4)- carta 15 maio

“Que a  vida humana é apenas um sonho outros já disseram, mas também a mim está idéia persegue por toda a parte” pág – carta 22 de maio

Comentários

GOETHE, Johann Wolfgang. Os sofrimentos do jovem Werther: edição comentada. Porto Alegre: L&PM, 2001.

ALINNE DE MELO SANTOS

Na obra “Os sofrimentos do jovem Werther” narrada sob uma forma de cartas, enviada por Werther ao seu amigo Guilherme , irá relatar todos os seus momentos, descobertas, curiosidades, indagações e frustração amorosa com a sua amada Carlota, terminado assim com um fim trágico.

Trecho

Cartas dos dias 30 e 29 de junho 1771

Wether conhece e se apaixona rapidamente por Charlote uma bela garota que toma conta dia seus irmãos após a morte da sua mãe. No entanto Carlota jjá está comprometida com um rapaz chamo Alberto ( as cartas de Junho ), resumem-se nesse encantamento, e mundo criado por Wether com a jovem.

Resumo

Wether foi convidado para ir ao um baile no campo, que os rapazes da aldeia iria proporcionar, como não iria sozinho convidou uma das moças da redondeza para o acompanhar e é ela que vai comentar sobre e apresentar a bela Carlota a Wether , porém o advertindo que a mesma já era comprometida e que por isso não mantivesse interesse.

Citações

“...De qualquer forma não sou capaz de dizer o quanto ela é perfeita, nem de onde vem sua perfeição! Basta dizer que ela dominou completamente o meu ser”. Pág ( ) -carta 30 de junho

Comentários

Comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário.

Comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário comentário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (90.9 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com