TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura de Imagem Obra Angel Executions

Por:   •  21/6/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura de Imagem – Angel Executions

Autor: Odilon Redon

[pic 1]


                                            Fonte:http://www.museumsyndicate.com/item.php?item=18251

Obra: Angel Executions

Autor: Odilon Redon

Tal qual como o próprio artista define suas obras, elas conduzem ao mundo do ambíguo e do indeterminado, deste modo a obra de acima, do pintor francês Odilon Redon, também sintetiza esta representação enigmática, característica do autor.

O artista utiliza uma mescla de tons semelhantes e justapostos porém contrastantes em sua luminosidade. Parece haver uma certa textura que provoca no observador a aspereza que a cena deseja transmitir, como se quisesse penetrar no íntimo e causar arrepios nos apresentando criaturas estranhas, imaginárias e misteriosas pois a cena não nos passa informações de tempo nem local, não há um cenário de onde possa se deduzir o ocorrido, tão pouco, quem são aqueles seres ali representados num acontecimento tão macabro.

Um anjo nú segurando um punhal em uma de suas mãos e n’outra segura a cabeça decapitada de um homem que a apoia sobre um prato, porém, não há vestígios de sangue, podendo então concluir que se trata de uma cabeça alegórica, uma escultura, uma estátua. A cabeça que ele segura, tem fisionomia muito semelhante as representações da arte clássica, por este motivo, o ato de cortar a cabeça estaria ligado ao rompimento com todos os padrões clássicos. A cabeça também passa a semelhança com os antigos filósofos gregos, ou possivelmente com um imperador romano.

Mas a ideia principal desta hipótese que Odilon intenciona passar nesta representação, é o seu rompimento, seja com os padrões clássicos, com os mitos gregos ou romanos, seja com a fé ou com a razão. Ele mostra o desejo de mudança através de sua pintura, mas de modo muito misterioso. Passa a impressão, de acordo com a expressão no rosto do anjo, que ele sentia-se solitário, patético e impotente em meio a tantas tensões e contradições daquela época em que os avanços científicos aumentavam as indefinições da fé e da religião. Apesar de haver um certo pessimismo em relação as novas tendências culturais e sociais, os personagens do episódio representam também a coragem de enfrentar um novo mundo, a partir de novos valores, e representa transpassar o passado não consciente, imaterial, espiritual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (197.6 Kb)   docx (153.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com