TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Da Empresa e da gestão de pessoas

Por:   •  22/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E DE TURISMO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA DE GESTÃO DE PESSOAS I

[pic 1]

Trabalho final da disciplina

Lucas Falcão

Renan Real

Pelotas, 2017

Primeira parte: Descrição da empresa e da gestão de pessoas

A. Identificação da empresa (nome, atividade desempenhada, breve histórico, número de funcionários, localização).
        Localizada na região norte de Pelotas, mais especificamente na Av. Ulisses Silveira Guimarães nº 1924 no bairro Areal, a empresa “Carnes e Conveniências Alemão” foi fundada em 1999 por Edmar Bahr. Trata-se de uma empresa familiar, e em 2013 houve a sucessão para Daniel Bahr que hoje administra juntamente com seu irmão e sua mãe.

        Seu ramo da atividade é o comércio varejista de carnes e ela é reconhecida por fornecer produtos de qualidade e atendimento diferenciado. Atualmente a empresa conta com 10 funcionários e seu quadro é distribuído em três açougueiros profissionais, três auxiliares de açougue, um funcionário responsável pela reposição de mercadorias e controle de estoque, dois atendentes de caixa e um gerente.

B. A empresa possui setor de Gestão de Pessoas? Se sim, quantos funcionários atuam nele e qual a formação desses funcionários? Quais as principais atividades realizadas no setor?

        Não, a empresa não possui setor de Gestão de Pessoas.

C. Se a empresa não possui setor específico de Gestão de Pessoas, quem realiza as atividades de recrutamento e seleção, contratação, modelagem de cargos, treinamentos, etc?

        Todas as atividades relacionadas a Gestão de Pessoas são realizadas pelos próprios donos da empresa, os irmãos Daniel e Gabriel. Eles mesmos fazem o recrutamento, seleção e contratação dos funcionários, além da modelagem dos cargos e execução de treinamentos. Todas as decisões são feitas através de um consenso entre os dois, como por exemplo, a necessidade da execução de treinamentos, eles pensam na melhor maneira de treinar os funcionários e acabam chegando a uma decisão juntos.

Segunda parte: Recrutamento e Seleção de pessoas

A. Qual a forma de recrutamento adotada pela empresa para seus diferentes cargos?

        A forma de recrutamento é feita principalmente através de recomendações de funcionários - vindo de dentro da equipe do açougue - e análises de currículos, mas também são feitos alguns anúncios em redes sociais. Sendo assim, a forma de recrutamento é estritamente externa.

B. A empresa possui determinação de requisitos básicos para cada cargo?

        Sim, todos os cargos possuem requisitos básicos, principalmente de experiência pois a empresa é de uma área muito específica. Um exemplo seria para cargo de açougueiro, os pré-requisitos para este cargo são experiência comprovada, ensino médio completo e ter boa comunicação com os clientes.

C. Qual a forma de seleção adotada pela empresa para seus diferentes cargos?

        A forma de seleção é feita inicialmente pela análise de currículos, onde os próprios donos analisam os currículos entregues, passando depois para uma entrevista com as pessoas portadoras dos currículos mais adequados para o cargo. A entrevista é do tipo estruturada coletiva, ela é realizada pelos dois irmãos, observando e fazendo perguntas alternadamente ao candidato.

D. Quem realiza o processo seletivo para diferentes cargos?

        Todo o processo seletivo é realizado pelos donos do açougue, os irmãos Bahr.

E. Quais os testes realizados para diferentes cargos?

        Na Carnes e Conveniências Alemão, não são feitos testes psicológicos para seleção de pessoas, é feito um teste experimental onde o escolhido para o cargo trabalha durante uma semana e é analisado pelos donos. A análise é feita sobre suas habilidades, suas capacidades, suas competências, sua personalidade e seu relacionamento com as pessoas - clientes e funcionários -. Após essa semana experimental, os irmãos conversam entre si e chegam juntos a uma conclusão sobre contratar definitivamente o funcionário ou dispensá-lo.

Terceira parte: Modelagem e descrição de cargos

A. A empresa possui descrição detalhada dos cargos?

        Não, ela possui uma descrição simples dos cargos, apenas informando o que se espera do funcionário. Não há uma descrição muito detalhada dos cargos pois a Carnes e Conveniências Alemão é uma empresa familiar pequena e está no ramo de comércio varejista. Desta forma, um mesmo funcionário pode realizar várias tarefas, mesmo não estando relacionada com sua área específica, e não gerar desentendimentos ou conflitos por conta disso.

B. A empresa possui organograma de cargos (se possível anexar ao trabalho)?

        Não possui organogramas de cargos.

C. Quais os índices de absenteísmo (ausência no trabalho) e rotatividade?

        Os índices de absenteísmo são muito baixos, os funcionários quase nunca faltam ou chegam atrasados na empresa. Já a rotatividade apresenta índices muito altos, isso ocorre pelo fato da pouca existência de profissionais qualificados na área da empresa. Excelentes açougueiros são difíceis de encontrar, e quando se encontra algum, logo ele acaba deixando a empresa por propostas salariais muito superiores feitas por grandes frigoríficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (83.9 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com