TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definicões de comportamento organizacional

Pesquisas Acadêmicas: Definicões de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.736 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

O campo de estudo do comportamento Organizacional constitui a compreensão do comportamento individual e dos grupos em situações de trabalho. O trabalho será realizado em etapas que constituem capítulos demonstrando de forma clara e objetiva o estudo realizado.

De forma peculiar o C.O investiga as questões relacionadas com aprendizagem,processos de mudanças, liderança e poder, percepção, atitude , estruturas e processos de grupo, mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre inúmeros outros temas que afetam diretamente os indivíduos e as equipes nas organizações.

O estudo proposto no trabalho destaca a relação de eficiência e eficácia nas organizações que junto com uma boa liderança tem por objetivo a excelência em produção, com agilidade e custos cada vez menores, alcançando seus objetivos.

As informações aqui relacionadas também destacam a inovação tecnológica, que por sua vez mostra a dificuldade enfrentada pelas empresas para inovar: custos elevados, riscos econômicos, escassez de fontes de financiamento, falta de mão de obra qualificada, como também a ausência de cooperação entre empresas e institutos de pesquisa.

CAPÍTULO 1

DEFINICÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

As organizações tais como conhecemos, são fundamentais na sociedade como um todo, pois são elas que movem a economia, fazendo com que o país se mova. O sistema é complexo e envolve grande número de pessoas, que tem suas vidas diretamente influenciadas pelas mesmas.

Faz-se necessário uma ferramenta que possa gerir as pessoas bem como facilitar as ações dessas organizações. Daí entra o comportamento organizacional, que é um estudo sistemático do comportamento humano no âmbito empresarial, com o intuito de potencializar a produtividade.

O autor (ROBBINS, P, Stephen. 2002), define comportamento organizacional como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e estrutura exerce sobre o dito comportamento dentro das empresas como o objetivo de utilizar este conhecimento para propiciar eficácia organizacional. O C.O investiga o que as pessoas dentro das empresas e de que forma o comportamento das mesmas afetam diretamente o desempenho das empresas. A situação estudada é voltada para situações relativas ao emprego enfatizando o comportamento relativo a trabalho, funções, rotatividade, desempenho humano, administração e produtividade. Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa do comportamento organizacional, é consenso que ele inclui componentes básicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processo de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Segundo CHIAVENATO (1999, P.304), a definição de Comportamento Organizacional se dá ao estudo da dinâmica das organizações e como os grupos e pessoas se comportam dentro delas. É tratada como uma ciência interdisciplinar. Ele considera a organização como um sistema cooperativo racional, que somente alcançará seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços juntos a fim de alcançar algo.

QUADRO COMPARATIVO DE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

* O sistema aberto tem uma variedade enorme de entradas,e de saída com relação ao ambiente externo.

* Essas entradas e saídas não são bem conhecidas e suas relações de causa e efeito são indeterminadas.

* O sistema aberto é também chamado sistema orgânico.

* Um exemplo de sistemas abertos são as organizações em geral e as empresas em particular, todos os sistemas vivos e, principalmente, o homem.

* Nas organizações não existe uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são abertas e permeáveis.

* O sistema é aberto à medida que efetua transações ou intercâmbios (entradas e saídas) com o ambiente que o envolve.

* O sistema aberto apresenta uma grande interdependência que não obedece as leis determinísticas da leis determinísticas da física.

* O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo.

* Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito).

* o sistema fechado é também chamado sistema mecânico ou determinístico.

* Um exemplo de sistemas fechados são as máquinas, os motores e quase toda a tecnologia inventada pelo homem.

* Tem uma separação muito nítida entre o sistema e o seu ambiente, isto é, as fronteiras do sistema são fechadas.

* Não existe um sistema totalmente fechado, nem totalmente aberto , todo sistema tem algum grau de relacionamento e de dependência como ambiente.

* O sistema fechado obedece às leis da física nesse relacionamento com o ambiente.

CAPÍTULO 2

CONCEITO DE INOVAÇÃO – PESQUISA

A pesquisa foi realizada em uma empresa com o quadro funcional de 35 pessoas; de faixa etária de 20 a 55 anos. Aplicamos as seguintes perguntas: O que se entende por inovação? Qual a importância da inovação para empresa? Na sua empresa como poderia se feita essa inovação? Quais são os riscos que ela pode trazer para uma empresa?

RESULTADO DA PESQUISA

• Pessoas com até 30 anos; inovar é reestruturar,

• Pessoas com até 45 anos: inovar é criar ,

• Pessoas com até 55 anos; inovar é buscar algo novo para alcançar resultados positivos para crescimento da organização.

A maioria na pesquisa entende como inovação, criar; ou seja, explorar com sucesso com sucesso novas ideias. E sucesso para as empresas significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL

A competitividade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com