TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de Ética Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Definição de Ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.239 Palavras (9 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO 3

INTRODUÇÃO 4

DESENVOLVIMENTO 5

1 – DEFINIÇÃO DE ÉTICA PROFISSIONAL. 5

1.1 – ÉTICA PROFISSIONAL. 5

2 – ANÁLISE DE UMA OBRA AUDIOVISUAL. 6

2.1 – CONTRAPONTO ÀS ANÁLISES DISCUTIDAS. 7

3 – ANÁLISE DO FILME “AMOR SEM ESCALAS”. 8

3.1 – SITUAÇÃO QUE ENVOLVE UM ELEMENTO DE ÉTICA. 9

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Ao ouvirmos a palavra ética, percebemos que se trata de um assunto que se encontra em um plano social ao qual vivemos. Um assunto talvez não muito falado, mas que sempre é observado por todos, e está relacionado ao comportamento humano.

Neste trabalho procuramos abordar o tema da Ética Profissional, onde os princípios éticos nos direcionam ao que é certo e fundamentam nossa imagem de empresa sólida e confiável.

Com esta visão, percebemos que a ética é um aglomerado de normas morais fazendo com que um indivíduo tenha que lapidar seu comportamento na profissão em que está inserido, onde é muito importante para todos nós, viver bem em sociedade.

Com a competitividade do mercado, muitas vezes nos deparamos com a pressão que nos é imposta em busca de produção, pois a exigência do mercado é grande, onde muitas vezes deixamos de nos auto-avaliar. É dentro deste parâmetro que analisaremos pontos de grande importância para com a conduta humana, pois é ela que nos move na direção do bem ou do mau, do certo ou errado, temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida das pessoas e que a liberdade pode gerar responsabilidades.

Discutiremos o foco profissional falando sobre um filme que nos mostrará o retrato da crise americana, e é por meio dele que obteremos lições profissionais relevantes, conferindo os erros e acertos dos personagens, onde poderemos também ter acesso a reflexões de ética profissional dentro do ambiente do filme analisado.

DESENVOLVIMENTO

1 – Definição de Ética Profissional.

Ética profissional é o cumprimento de todas as atividades da profissão em questão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo grupo com quem se trabalha, ela possui um conjunto de normas, formando as consciências profissionais, contribuindo para o bom relacionamento de trabalho entre os funcionários.

1.1 – Ética Profissional.

Muito se fala de Ética, mas o que vem a ser Ética? Uma boa resposta que temos segundo o dicionário Aurélio é que: Ética é o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto.

Já Aristóteles preferiu definir Ética como a ciência das condutas humanas, possibilitando ao homem a garantia da felicidade através de uma vida regida por virtudes morais e éticas. Então, ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, mas vale lembrar que ética não é uma lei, e sim, "(...) um princípio de vida, de caráter cultural”.(Cristiano Goldenberg* - Administrador de empresas). Vimos alguns pontos de vista, mas também vale falar sobre a Ética Empresarial e o que vem a ser esse tema. A ética profissional é um conjunto de atitudes e valores positivos no ambiente interno de uma organização, que acarretam grandes benefícios, se usada essa conduta. O que muito se pergunta é "quais são os benefícios?" Já que a marca da "conduta antiética" é muito visível, no qual atitudes erradas tomam grandes proporções.

Vejamos alguns exemplos: Funcionários roubam materiais do escritório (canetas); O assédio-moral continua sendo praticado sem maiores consequências; Chefes exercem o poder autoritário, que mandam e cobram sem ao menos perguntar se a tarefa é possível ou se a equipe precisa de alguma ajuda/apoio; As secretárias mentem ao telefone quando o chefe não quer atender algum cliente; tais clientes são desrespeitados, enganados e lesados sem que os gestores façam alguma coisa para mudar essa prática; Empresas perdem muito dinheiro em ações trabalhistas, pois não cumpriram deveres trabalhistas e/ou previdenciário; Chefes decidem conforme seus interesses, deixando os da empresa e do cliente em segundo plano. Sem falar naqueles que literalmente roubam ideias de seus subordinados e não reconhecem ou valorizam méritos alheios. Através desses muitos exemplos, percebemos que os erros não são somente dos funcionários de uma organização, mas também dos empresários, gestores e líderes.

Uma das atitudes que vem sendo implantada nas organizações, e deveria ser cumprida sem flexibilidade é, o Código de Ética, no qual informam quais são os deveres, direitos, proibições de todos os colaboradores que compõem uma organização (inclusive chefia e lideres). Grandes benefícios são adquiridos, como:

- Maior nível de produção na empresa;

- Favorecimento para a criação de um ambiente de trabalho harmonioso, respeitoso e agradável;

- Aumento no índice de confiança entre os funcionários.

- Ganho favorável em clientes.

Investindo no desenvolvimento da consciência ética nas organizações, será criado um ambiente mais saudável, onde as pessoas terão mais espaço para desenvolver suas habilidades, terá mais confiança e credibilidade, além de reduzir o custo invisível e contribuir para melhorar o ambiente ético na sociedade como um todo, já que o que se aprende dentro de uma empresa, poderá ser utilizado fora da empresa.

2 – Análise de uma obra audiovisual.

1. Na empresa onde Ryan trabalha, ele é um consultor que tem a tarefa de demitir funcionários, as empresas que contratam esse tipo de procedimento não estariam tendo atitudes antiéticas ao contratar terceiros que não sejam de sua equipe administrativa para fazer as demissões?

2. Sabendo-se que uma empresa ética entende-se aquela que busca o lucro, mas não a todo custo, quando a empresa onde Ryan trabalha decide fazer essas demissões por vídeo conferência visando diminuir custos com viagens e hotéis aos seus funcionários, ela estaria tendo a consciência ética sobre o impacto emocional que poderia causar aos funcionários demitidos?

3. Pode-se dizer que Ryan teve atitudes éticas ao usufruir benefícios da empresa onde trabalha e atingir um objetivo pessoal ao conseguir dez milhões de milhas como passageiro da empresa aérea sem ter finalidade alguma? O correto não seria repassar essas milhas para a empresa onde trabalha, ao invés de presentear sua irmã com essas milhas?

4. Ryan não se posicionou incoerente aos seus princípios éticos quando numa conversa com o noivo de sua sobrinha (momentos antes de seu casamento), ele disse que era melhor viver junto com alguém do quem viver sozinho, já que nunca quis se casar e ter uma família?

5. Seria uma atitude ética quando Ryan e Natalie invadem uma festa de informações tecnológicas sem serem convidados e roubam crachás de identificações para conseguirem entrar sabendo-se que essa atitude poderia trazer problemas a eles e a empresa onde trabalham, pois afinal eles estavam em viagem de negócios?

2.1 – Contraponto às análises discutidas.

As mudanças que o mundo do trabalho interferem nas relações pessoais e nas relações de trabalho dos personagens do filme podem ser observadas já que não há uma organização por parte dos trabalhadores que colocasse um limite nessa desenfreada demissão. Assim podemos denominar tal demissão, pois sua ocorrência era freqüente, os funcionários eram tratados como objetos descartáveis que são jogados fora, sem nenhuma recuperação. Não podemos deixar de mencionar que este filme expressa claramente a manifestação da questão social na sociedade em que vivemos atualmente.

Estão passando por momentos difíceis, num cenário constante de ameaças no que se referem ao desemprego, as mudanças nas formas de contratação de sua força de trabalho, na redução de suas proteções sociais.

O fato é que um especialista em demissão de funcionários não tem nenhum tipo de relacionamento com os mesmos, não sabe de sua trajetória na empresa, fazendo com que o colaborador se decepcione com a organização e muitas vezes revoltando-se, ficando assim, inconformado com o fato da perda do seu trabalho.

No entanto, são oferecidos benefícios para os colaborados que são desligados da empresa, essa tal especialista mostra as novas “saídas” as novas oportunidades para os mesmos, alguns ficando ate entusiasmados e seguindo os conselhos do mesmo, onde tais benefícios servem de consolo para muitos colaboradores.

As empresas que recorrem a esse serviço estão totalmente preocupadas com sua imagem, pois assim, quando um colaborador é demitido com respeito e dignidade, oferecendo serviços para o mesmo se reintegrar novamente no mercado, provavelmente ele não falará mal da empresa, preservando a imagem da mesma. Caso contrario a empresa ficará com uma imagem

péssima diante do mercado, fazendo assim, um assunto para ser tratado com

bastante delicadeza, já que envolve o bem estar e qualidade de vida para com o colaborador e a imagem da empresa que é de suma importância para todos.

É importante percebemos que um especialista em desligamento de funcionários tem seus pontos negativos e positivos, onde tal assunto deve ser tratado com total fragilidade, pois envolve os pontos essenciais de uma organização.

3 – Análise do filme “Amor sem escalas”.

O filme “Amor sem Escalas” ou “Up in the Air” (título original americano) vem tratar do tema “relacionamentos” trazendo como personagem principal Ryan Bingham, interpretado pelo ator George Clooney, que tem a função na empresa onde trabalha de apenas demitir pessoas, para isso ele viaja por todo o país tendo que lidar com a tristeza, e às vezes, desespero das pessoas. Ele acaba se tornando uma pessoa fria que teme relacionamentos estáveis e fica distante de sua família, pois se encontra mais tempo em hotéis e aeroportos, adora esse estilo de vida e se sente mais seguro assim, criou sua própria teoria de que é preciso se esvaziar das pessoas e lembranças. Mas tudo isso começa a mudar quando duas pessoas aparecem em sua vida: Alex e Natalie.

Natalie Keener (interpretada por Anna Kendrick) é uma jovem que trabalha na mesma firma que Ryan, e na ânsia de querer demonstrar sua competência, ela desenvolve a ideia de que as demissões podem ser feitas por webcam, ou seja, por vídeo através da Internet, assim reduzindo bastante os custos da empresa. Mas isso mudaria a rotina de Ryan que se mostra totalmente contra, afirmando que não se pode lidar com o emocional das pessoas por vídeo e tem a tarefa de convencer Natalie levando-a para trabalhar consigo em suas viagens, e é então que ela se depara com a dura realidade sócio econômica que se encontra.

Alex Goran é uma linda mulher que Ryan conhece em meio à suas viagens, os dois tem muito em comum. Eles começam um relacionamento sem compromisso, mas Ryan contrariando sua própria teoria, percebe a necessidade de algo a mais entre eles e acredita que Alex também queira, mas, perto do desfecho do filme, quando ele à procura para propor um relacionamento mais sério, acaba descobrindo que ela possui marido e filhos o que deixa Ryan completamente desiludido e abatido, ao perceber que Alex apenas a via como uma mera distração em meio às viagens de trabalho.

Este filme trata de vários assuntos envolvendo o tema relacionamentos: fala sobre solidão e casamento; família; sobre a Internet, em como aproxima as pessoas e ao mesmo tempo diminui o contato real entre elas e até que ponto isso vai influenciar a sociedade; trata sobre a situação das pessoas diante de um mercado de trabalho tão competitivo. Enfim, o filme levanta grandes questões nas diversas situações que nos deparamos pela vida.

3.1 – Situação que envolve um elemento de ética.

Há uma cena em que Natalie e Brian vão para uma empresa realizar as demissões e então, eles se deparam com um computador em uma sala vazia, e seu patrão através de um “webcam”, que propõe a eles para trabalhem a partir do novo método que Natalie criou, mas as pessoas demitidas iriam para sala ao lado.

O primeiro a ser demitido foi um senhor com mais de 60 anos, ele ficou muito alterado, pois já fazia muito tempo que trabalhava para aquela organização. Ao fim, ele sai chorando sem nenhum tipo de assistência. Brian e Natalie ficam apenas observando quando esse senhor se retira, é realmente uma situação muito difícil e constrangedora, apesar de serem tão profissionais em seu modo de tratar as pessoas e tentarem levar elas a pensarem por um lado positivo.

A empresa que contratou esse tipo de serviço, de certo modo demonstra um descaso para com o funcionário que trabalhou durante tanto tempo nela. Se a demissão fosse realizada com todos presentes, seria melhor. A organização que Brian trabalha demonstra ser aquele tipo que só visa o lucro obsessivo e deixa de lado questões de consciência ética como, por exemplo, o tratamento com as pessoas que estão recebendo uma das piores noticias de suas vidas, o que já é o foco de seu empreendimento.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que a ética visa o comportamento humano, onde o aglomerado de normas morais orienta a conduta de cada indivíduo e em cada exercício de sua profissão, garantindo assim, a formação de uma consciência profissional ligada às regras éticas.

Estamos sempre avaliando e julgando nossas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas, na verdade podemos dizer que possuímos um senso ético, uma espécie de consciência moral.

Concluímos também, que ao focar o desafio deste trabalho em analisar a ética profissional que está inserida no filme, percebemos que certas empresas não desejam sujar suas mãos quando se trata de demissões, onde decidem enviar um estranho para fazer este trabalho, que se torna até desumano, pela maneira com que o funcionário é tratado.

Esse filme nos leva então a pensar no papel das pessoas dentro de uma organização, mostrando como alguns líderes agem em certas situações e como os funcionários ou ex-funcionários reagem às ações apresentadas.

Finalizando, suas conseqüências atingem diretamente os seres humanos, que sempre são obrigados a mudarem seus hábitos, renunciando muitas vezes as suas esperanças no futuro. E quando as relações de trabalho chegam a esse desfecho extremo, toda interferência externa se torna fora dos padrões de ética profissional.

...

Baixar como  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »