TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição e Conceitos de Administração

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.007 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

A) Definição e conceitos de Administração

1°. Explique o que é a Administração como ciência

A administração como ciência, consiste em auxiliar e aprimorar as habilidades do(a) administrador (a) a usar de observações racionais e controladas dos fatos, está complementada nas demais ciências como, Filosofia, Sociologia, Psicologia entre outras, para compreender fatores circunstanciais, além de entender as práticas comerciais de produção, comercialização e manifestações comportamentais nas organizações.

2°. Explique o que é a Administração como arte

Podemos encontrar o sentido da arte na administração se nos atentarmos para o desenvolvimento por meio de treinamento educativo das habilidades que são necessárias para que o administrador realize e desenvolva as atividades nas organizações.

A administração é a arte de lidar com pessoas, de gerir recursos escassos e valiosos dentro e fora das organizações, o gestor tem um papel de artista muito importante dentro da organização, pois o mesmo tem que ter jogo de cintura para improvisar, inventar e reinventar com o intuito de não deixar a organização passar por dificuldades para alcançar objetivo traçado. Portanto não basta aprender a parte técnica e burocrática das diferentes áreas da administração, como por exemplo: Rh, administração estratégica, financeiro, materiais, logística e marketing, nada disso vai adiantar se o profissional de administração não souber fazer arte para superar as crises com ações práticas que proporcionem resultados significativos para a organização e a sociedade.

3°. Explique o que é a Administração como profissão

O estudo da administração como profissão surgiu em meados do século XVIII, no entanto, o seu ingresso aqui no Brasil foi no século XX, principalmente devido ao processo de industrialização. Vai ser definida como a capacidade para compreender questões relativas à produção e como vai se dar o gerenciamento da mesma, ficando aberta à tomadas de decisões.

B) Habilidades do(a) Administrador(a)

4°. Comente a habilidade técnica

Habilidade técnica é toda experiência que o profissional adquire através do próprio desenvolvimento seja com trabalho, treinamento, educação e torna-se apto a realizar de forma eficiente e eficaz determinada função, exige conhecimento e domínio sobre a forma da execução de tarefas.

5°. Comente a habilidade humana

A habilidade humana é a capacidade que as pessoas tem de trabalha em equipe de forma eficaz, no sentido de somarem esforços em prol de um mesmo objetivo, levando em consideração a aptidão de cada para desenvolver sua parte no trabalho em equipe, é preciso criar uma atmosfera de segurança entre a equipe de forma que eles possam ser encorajados com intuito de aprender e entender a necessidade do grupo como um todo,destacando a capacidade de cada ume aceitando os variados pontos de vistas,sabendo que no final o todo será beneficiado.

6°. Comente a habilidade conceitual

A habilidade conceitual é a capacidade de ter uma visão integrada no que diz respeito a organização, compreendendo as diversas funções e sabendo que em caso de alterações em uma delas irá afetar o todo. E para que não ocorra isso, é necessário um controle dos diversos setores, que só ocorrerão devido a liderança do Administrador, a comunicação, à capacidade de empreender e negociar, etc e tal.

C) Papéis do(a) Administrador(a)

7°. Cite os três papéis interpessoais

Representativo: chefe simbólico, solicitado a desempenhar um número de obrigações rotineiras de natureza legal ou social. Ex.: cerimônias, requisições de status, solicitações.

Líder: responsável pela motivação e direção dos subordinados. Ex.: reconhecimento de correspondências, Trabalho externo no conselho.

Vinculo: transmite informações e mantém o vínculo entre as equipes. Ex.: Gestor de tecnologia da informação de uma empresa.

8°. Cite os três papéis informacionais

Monitor: recebe variedade de informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com