TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definições dos sistemas de informações gerenciais

Artigo: Definições dos sistemas de informações gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  238 Visualizações

DEFINIÇÕES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Sistemas de Informações Gerenciais é um sistema voltado para coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informação que é usada ou desejada por um ou mais executivos no desempenho de suas atividades.

É um método organizado para prover o executivo de informações passadas, presentes e futuras sobre a operação interna e o ambiente da empresa. E dá suporte às funções de planejamento, controle e operação de uma empresa, fornecendo informação uniforme para assistir a tomada de decisão.

OLIVEIRA (2001, p. 40), com base nas definições dos autores acima, define SIG como “o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados”.

Em uma definição mais voltada para a tomada de decisões, OLIVEIRA (2000, p. 171) define sistemas de informações gerenciais como: “um método formal de tornar disponíveis para a administração, oportunamente, as informações precisas”.

Processo de tomada de decisão e para dar condições para que as funções de planejamento, controle e operação da organização sejam executadas eficazmente..

Os sistemas de informações vêm evoluindo ao longo dos anos, pois as organizações sempre tiveram algum tipo de sistema de informação gerencial. Esses sistemas eram muito informais na sua estrutura. Mas hoje, com o surgimento dos computadores de ter a capacidade de processar e condensar quantidades de dados, o sistema de informações gerenciais ganhou destaque tornando-se um processo formal e um campo de estudo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com