TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamentalização por clientes

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  5.947 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

ANGÉLICA SANTANA

DÉBORA MENDES

SUELEN DA ROCHA

DESENHO DEPARTAMENTAL: POR CLIENTES

Salvador - BA

2014

        

ANGÉLICA SANTANA

DÉBORA MENDES

SUELEN DA ROCHA

DESENHO DEPARTAMENTAL: POR CLIENTES

[pic 2]

Salvador - BA

2014

Sumário

Introdução        4

O que é e características..............................................................................................5

Vantagens e Desvantagens        6

Principais usos e aplicações        7

Conclusão.....................................................................................................................8

Referências Bbliográficas.............................................................................................9

Introdução: 

A departamentalização surge á partir da necessidade das empresas, quando as mesmas, tornam- se maiores, necessitando-as á realizar uma divisão/ agrupamento de tarefas por unidades organizacionais. Esta divisão surge á partir de um critério específico de homogeneização, ou seja, as funções são atribuídas nestas unidades a partir das semelhanças de conteúdo entre si. Sendo que, departamento refere-se á uma área, divisão de uma empresa, pelo qual um administrador possui autoridade para o desempenho de atividades específicas.

A departamentalização pode ser também chamada de desenho departamental. Em geral, as organizações podem apresentar vários tipos de departamentalização, á ser determinada á partir de critérios específicos como: á produção de um tipo específico de produto, ou então, ser voltado para uma determinada área geográfica, ou atender a um tipo específico de cliente, dentre outros.

Em especial, iremos tratar a respeito deste último, tendo como base os consumidores, usuários ou clientes, ou seja, a departamentalização por clientela, procurando retratar suas características, usos, vantagens e desvantagens, como poderá ser visto á diante.

1. O que é as suas características

Departamentalização por Clientes

Conceito

É aquela pela qual agrupa as atividades de acordo com o tipo de cliente ou mercado para quem o produto ou serviço é realizado. Ou seja, a partir das características dos clientes, como idade, sexo, nível socioeconômico, hábitos de compra, sendo estes, a base para esta estrutura, e tendo como ênfase o consumidor do produto ou serviço oferecido pela organização, para que este seja atendido da melhor forma possível.

Exemplo de Departamentalização por clientela[pic 3]

Características

  • O produto ou serviço deve ser ajustado e adaptado ao cliente: ou seja, de acordo com as suas necessidades;
  • Divisão das unidades organizacionais: significa dizer, que cada divisão deve servir a um tipo de cliente diferente, quando estes, requerem métodos e características de vendas diferentes;
  • Extroversão administrativa: ou seja, é ajustado de acordo ás demandas externas sobre a organização.

1.1 Vantagens e Desvantagens


Vantagens

  • Foco no cliente: pois a satisfação do cliente é o aspecto principal da organização, e a departamentalização por cliente é a abordagem mais extrovertida, ou seja, mais preocupada com o cliente do que consigo mesma.
  • Permite à organização concentrar seus conhecimentos e habilidades sobre as necessidades e exigências dos clientes, usuários e consumidores.
  • Produtos e serviços adaptados ao cliente: pois o cliente é mais importante do que os produtos ou serviços, e desta forma, os mesmos devem ser adaptados a ele principalmente quando os clientes podem ser indivíduos, organizações ou o próprio governo.
  • Permite ao funcionário se transformar num perfeito conhecedor do cliente: pois o mesmo passa a conhecer o perfil do cliente conseguindo identificar suas preferências e o produto mais procurado.
  • As decisões internas são rapidamente tomadas através do retorno proporcionado pelos clientes: ou seja, se ocorrer uma deficiência em uma linha de um determinado produto, facilmente será percebida e solucionada.
  • Assegura reconhecimento rápido e contínuo aos diferentes tipos de clientes;


Desvantagens

  • Pode existir dificuldade de coordenação: devido á gerência dos departamentos por    cliente, exigir em boa parte das vezes, um tratamento especial para cada tipo deles;
  • Torna a administração mais complexa: pois os sistemas internos precisam ser organizados de diferentes maneiras para servir os diferentes tipos de cliente;
  • As demais atividades da organização podem tornar-se secundárias: como exemplo, a produtividade e finanças, devido à preocupação exclusiva pelo cliente.
  • Os demais objetivos da organização como eficiência, lucratividade podem ser +-deixados de lado ou mesmo “sacrificados” em função da satisfação do cliente;
  • Todo processo decisório depende das decisões do cliente: desta forma, fica difícil reduzir a incerteza deste ambiente externo, prejudicando o planejamento do negócio ou mesmo a visão do futuro da empresa.


1.2 Principais usos e aplicações

É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e a necessidade do cliente, permitindo a especialização dos vendedores sobre o produto que vende.

É bastante utilizada na área de vendas, á exemplo as lojas de departamentos, pela qual podem ter uma seção para o grupo dos catorze aos vinte anos, uma seção para gestantes ou uma seção de roupas masculinas sociais, além dos departamentos para bebês e crianças. Lojas de varejo, como supermercados e hipermercados, também são outros exemplos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (36.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com