TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio 2º sem

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.023 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Pólo de Poto Alegre / RS

Curso de Bacharel em Administração

2° semestre

NOME:

Adão dos Santos RA: 1299282084

Maria da Gloria Pavani RA: 9935282107

Michele de O. Hoslirge RA: 9372321390

Flamarion Pereira RA: 9140256400

Chrystian Avaly RA: 9140280155

TUTOR PRESENCIAL:

Claurivete

PROFESSOR A DISTÂNCIA: Ma. Renata M. G. Dalpiaz

Monica Satolani.

DESAFIO PROFISSIONAL DE: ECONOMIA E

TEORIA DA ADIMINISTRAÇÂO.

Porto Alegre / RS

Setembro/2014

Introdução

Este desafio terá como foco principal a sucessão em uma empresa familiar de médio porte, localizada na região metropolitana de São Paulo. A indústria de bebidas Pira, fundada em 1965 pelo senhor João Barroso, nordestino e  pai de dois filhos,  que chegou na cidade em 1956. Após muito trabalho adquiriu um alambique de produção de cachaça e conhaque, que hoje conta com 138 funcionários, com equipamentos modernos de produção e armazenamento de bebidas.

A indústria é bem sucedida no mercado, porém passa por uma crise de gestão. Após seu fundador já sentindo peso da idade decidir em assembleia diante dos funcionários que vai se aposentar e transferir a direção da empresa para  os filhos. Diante isso os sucessores Paulo e Iran que sempre confiaram na gestão do pai e não buscaram  qualificação  para gerenciar a empresa  decidiram contratar uma consultoria empresarial para traçar o perfil da empresa e  para que se chegue  a um sucessor a altura do pai mantendo a empresa como referência de sabor e qualidade em todo o Brasil.

Passo 1

A seguir com base em dados coletados através de pesquisa com funcionários, e observação de desenvolvimento no trabalho de Paulo e Iran a consultoria apresenta as características dos candidatos a futuros gestores da indústria de bebidas Pira.

Competências

Paulo

Iran

Conhecimento sobre o produto

*

*

Espirito inovador

-

*

Caráter

*

*

Liderança, Pro atividade e trabalho em equipe.

-

*

Senso critico e Boa comunicação

-

-

Comprometimento

*

*

Organização e responsabilidade

-

*

Visão sistêmica

-

*

Definição de prioridades

*

-

Autocontrole

*

-

Legenda: (*) Competência identificada (-) Deficiência de competência

Passo 2

Analisando as características dos futuros gestores, visualizamos algumas competências e habilidades deficitárias que precisam ser melhoradas para um futuro promissor como gestor, são elas.

Competência e habilidades deficitárias

Paulo:

1. Espirito Inovador: Terá que estimular a sua criatividade e inovar suas ideias para a indústria continuar progredindo, pois o mercado está cada vez mais competitivo.

2.Liderança, pró atividade e trabalho em equipe: precisará fazer um treinamento profissional junto a consultoria ( cursos), para aperfeiçoar o trabalho em equipe.

3. Senso critico e boa comunicação: Analisar as questões da empresa de maneira inteligente e racional, conseguindo assim resolver as possíveis dificuldades.

Quanto a comunicação terá que aprimora é indicado cursos de oratória. Saber falar e ouvir é muito importante na administração de uma empresa.

4.Organização e Planejamento: Paulo tem dificuldade de manter uma rotina de organização dentro da empresa, pois não faz um planejamento para manter suas responsabilidades.

5.Visão Sistêmica: Não tem o conhecimento de toda a estrutura organizacional. Um gestor que possui a competência da visão Sistêmica estará privilegiando não somente a eficiência do processo  mas a eficácia de todo o processo produtivo.

Iran:

1.Semelhante ao seu irmão Iran também deverá exercitar a sua capacidade de questionar e analisar  de maneira racional as questões da indústria para resolver os possíveis problemas que possa ter.

2.Definição de prioridades: Não prioriza o que é de mais imediato, podendo, muitas vezes, por a indústria em risco.

3. Autocontrole: Contesta quando suas convicções não são aceitas, fica alterado, terá que controlar suas emoções, pois um bom gestor tem que manter sempre o equilíbrio respeitando a opinião de todos os membros da empresa tirando proveito do conhecimento de seus colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com