TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio 2016

Por:   •  26/9/2016  •  Monografia  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional das disciplinas:

Gestão de Pessoas; Técnicas de Administração de Pessoal;

Técnicas de Recrutamento e Seleção;

Saúde e Segurança do Trabalho; Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas.

TUTORA À DISTÂNCIA: MIRIAN CAPACCI GASPAROTO MAROTO

TUTORA PRESENCIAL: KELLY CARVALHO

São José dos Campos – SP

2016

Sumário

1-INTRODUÇÃO 1

2 - SESMT – SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO. 1

3 - CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. 2

4 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 2

5 - LOCAL DE TRABALHO: 2

6 - CÂMARAS FRIAS: 3

7 – MÁQUINAS 3

8 – RUÍDO 3

9 - AGENTES BIOLÓGICOS 3

10 – NR.6 – EPI - EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 4

11 - RECURSOS HUMANOS, SESMIT E CIPA. 4

11 - TREINAMENTOS: 5

12 - FOLHA DE PAGAMENTO 5

13 - ANÁLISES DE SALARIO 6

14 – CONCLUSÕES 7

15 - REFERÊNCIAS 8

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo de analisar a solicitação da empresa Brasfrig, quanto a reclamação de um dos seus funcionários.

A saúde e segurança no trabalho são fundamentais para garantir um bom desempenho de seus colaboradores, e para atender a tal objetivo a empresa solicitou junto ao setor de Recursos Humanos, um relatório que busque soluções dos problemas nas rotinas de trabalho, com objetivo de prevenir acidentes e doenças decorrentes ao trabalho, com a missão de reduzir riscos existentes e identificar e orientar para possíveis problemas.

1-INTRODUÇÃO

O Objetivo e a realização deste trabalho é a produção de um relatório com bases nas leis trabalhista analisar e identificar as necessidades dos funcionários na empresa Brasfrig, após reclamação de um de seus funcionários quanto ao salario e as condições de segurança de seus trabalhadores.

Nos dias atuais as relações entre empresa e colaborador deixam de serem somente relações de trabalho e passam por um enfoque mais amplo, não só envolvendo a área financeira, mas a área de Recursos Humanos, CIPA e SESMIT.

A Área de Gestão de Recursos Humanos tem o papel do funcionamento da empresa e responsável pela solução de conflitos para que a empresa possa atingir seus objetivos e metas mantendo-as alinhadas as necessidades de seus colaboradores.

Desta forma a Segurança do Trabalho esta diretamente ligada à função dos gestores, pois ambos prezam pela qualidade dos serviços prestada, assim sendo o departamento de RH, este pronto para atender as necessidades da empresa, Gestão da Segurança do trabalho, treinamentos e também da Medicina do trabalho.

Este trabalho foi desenvolvido por solicitação da Empresa Brasfrig Frigorifico, para área de setor de Recursos Humanos e demais setores para implantação de medidas necessárias para evitar problemas, se antecipando com medidas possíveis conforme a NR.9 (Portaria No 3.214 do Ministério do Trabalho) e criação de soluções quanto a possíveis divergências nos salários dos funcionários, a falta de capacitação dos funcionários, quanto ao maquinário do frigorifico, e formas de garantir a segurança e a qualidade de vida no trabalho em parceria com o CIPA e SESMIT.

2 - SESMT – SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.

Devido a quantidade de funcionários na empresa Brasfig, é necessário o funcionamento do SESMT, que tem dois técnicos em Segurança do trabalho, de acordo com a NR.4 e a CLT obrigatoriamente a empresa mantem o SESMT com a finalidade de manter a saúde e a integridade do trabalhador, elaborando diagnostico de segurança e programa de saúde, verificando incorreções físicas no estabelecimento, e efetuando propostas de melhorias junto a empresa, para que possam juntos decidirem pois envolvem medidas com determinados custos e investimentos, conforme determina a NR.9, “O diagnostico de segurança deverá ir além dos riscos físicos, químicos e biológicos”

3 - CIPA – COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES.

Para efetuar um diagnostico preciso dos problemas os funcionários devem ser ouvidos, a CIPA – tem o objetivo de prevenção de doenças e acidentes trabalho, e a promoção da saúde dos funcionários, para atender a NR. 5.

“Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.”

Na empresa o funcionário Marcos Trabalha como Magarefe no setor de abate, sua atividade colocar ganchos de metal nas patas dos animais, retirar a pele, abrir e retirar vísceras e limpeza dos ossos, operar metambreira para retirada completa da pele, transporte de roldanas e limpeza do local retirando restos e sebo. Seu trabalho é como açougueiro.

Riscos presente em seu trabalho:

Biológico: Bactérias, Parasitas, Vírus (NR 15 - Anexo 14 caracterizam-se pelo contato com a carne e sangue dos animais). Quando contaminada,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com