TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera Semestre

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.528 Palavras (19 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Desafio Profissional Ciências Contábeis 6º Semestre

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

São Paulo -2018

Alunos Participantes:

Jair da Silva Shinto – RA:3113366227

Jose Romão Batista – RA: 3056127800

Maria Daniela Floreste – RA: 9336645454

Randis Salomé Ribeiro – RA: 1299134136

Rodrigo da Silva Menha – RA: 8501553173

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

Sumario

  1. Introdução....................................................................................................04

  1. Desenvolvimento.........................................................................................05
  1. Passo 1 – Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio..........................06
  1. Passo 2 – Fluxo de Caixa Projetado............................................................09
  1. Passo 3 – ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)...11
  1. Passo 4 – Indicador/Percentual/Montante arrecadado pelo ICMS..............17
  1. Passo 5 – Custos Diretos e Indiretos de Mao de Obra................................21
  1. Considerações finais....................................................................................22
  1. Bibliografia...................................................................................................23
  1. Introdução

O presente trabalho demonstra os estudos realizados sobre a empresa VIRTUALMOB, que atua no ramo de equipamentos eletrônicos e de informática.

O estudo realizado é desenvolver os procedimentos que compõe o custo sobre a produção dos produtos, auxiliar a empresa a entender e aprender a controlar melhor os gastos com a mão de obra e a incidência dos tributos, analisando, inclusive, como a arrecadação tributária sobre as empresas repercute na vida dos cidadãos. A empresa fabrica dois modelos de roteadores wireless e com a ajuda da consultoria contábil quer decidir se é viável ou não aceitar um pedido de um cliente em proporções maiores que vão impactar nos seus custos com os materiais e mão de obra empregada e se todo o gasto para atender esse pedido, trará retornos positivos para a empresa.

Nos dias atuais é de extrema importância que o empresário busque entendimento de como funciona os processos de gestão contábil e administrativo, com isso ele conseguirá obter bons resultados de forma interna e externa, melhorando a sua forma de trabalho.

 A falta desses requisitos pode causar consequências graves como: tomada de decisão errada, prejuízos financeiros e ter a imagem da empresa mal vista entre as concorrentes e os clientes, causando com isso a mortalidade prematura da empresa.

A competitividade econômica em que estamos vivendo atualmente impõe as empresas conhecer suas verdadeiras necessidades e prioridades, com isto se tornando cada vez mais viva no mercado, sendo eficiente e eficaz.

Ademais, independente do porte da organização é necessário haver profissionais qualificados e comprometidos com o planejamento da empresa, para assim atingir o objetivo de gerar lucro para a organização, tornando uma administração saudável, antevendo o que acontecerá no futuro.

        

  1. Desenvolvimento

O trabalho será desenvolvido com a empresa VIRTUALMOB, que atua no ramo de equipamentos eletrônicos e de informática.        

O objetivo deste trabalho é auxiliar a empresa a tomar a decisão de atender um pedido grande de um novo cliente sobre a produção dos seus produtos de roteadores wireless. A consultoria ajudará o dono da empresa a tomar a decisão de aceitar ou não o pedido, analisando os gastos adicionais que terá com as matérias primas, impostos e mão de obra aplicada, além de impactar em sua capacidade produtiva.

No segundo passo, serão aplicados os conceitos de fluxo de caixa, para demonstrar, com maior precisão, quanto a empresa terá de entradas e saídas de recursos ao longo de um determinado período.

 No terceiro passo, será abordado o ICMS – Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços, a consultoria vai apresentar os custos que a empresa tem sobre os produtos produzidos e os pontos positivos e negativos que a empresa tem com este tributo, relatando a alíquota que é aplicada para as indústrias do mesmo segmento da VIRTUALMOB, se existe algum benefício fiscal que pode ser usufruído entre outros.

 No quarto passo, continuaremos a tratar do ICMS, explicando como funciona o indicador/percentual/montante que cada Município receberá do tributo arrecadado pelo Estado e como essa receita é apresentada no orçamento e, posteriormente, registrada na contabilidade.

 Na parte final do trabalho será apresentado como funciona a formação do custo do produto com a influência da mão de obra empregada na produção que geram com isso um impacto importante na composição do custo final do produto. Será abordado o sindicato que representa a empresa, abordando as cláusulas financeiras da convenção coletiva como: Valor do piso salarial, horas extras e outros benefícios que vão impactar de forma direta nos custos da empresa.

        O conteúdo a ser apresentado, vai proporcionar seu senso crítico e gerar um posicionamento para tomada de decisões em cada passo do trabalho.

  1. Passo 01 – Margem de Contribuição/ Ponto de Equilíbrio e Aceitação de Novo Pedido

Mediante a situação apresentada sobre novo cliente, será necessário levar em consideração os cálculos abaixo para a verificação da demanda produzida atualmente e após analise verificar a viabilidade de aceitação do novo pedido as alterações na capacidade produtiva da empresa, lucro sobre o valor ofertado pelo cliente, pois para atender a essa demanda, será necessário suspender a produção do produto MR102.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (508.2 Kb)   docx (196.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com