TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Anhanguera - Contabilidade 6º Semestre

Por:   •  25/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.534 Palavras (27 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS:

Contabilidade Tributária

Gerenciamento Estratégico de Custos

Laboratório de Gestão Contábil

Legislação Social, Trabalhista e Previdenciária

Contabilidade e Orçamento Público

Débora Pasini – RA 2867961523

Maurício Brizola – RA 2867961627

Tutor Presencial: Daiane Carvalho

PORTO ALEGRE - RS, 2017

[pic 2]

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado para o cumprimento do cronograma referente às disciplinas norteadoras do 6º semestre do curso de Ciências Contábeis.

Tutor Presencial: Daiane carvalho

PORTO ALEGRE – RS, 2017

Sumário

Introdução        5

Desenvolvimento        6

Tabelas Práticas        7

Tabela Prática de Tributos Sobre Vendas        7

Lucro Real        7

Lucro Presumido        8

Lucro Arbitrado        9

Simples Nacional        9

Tabela Prática Trabalhista        11

Fonte: Portal Tributário        13

Cálculo dos Insumos        13

Projeções para 2017        13

Folha e Encargos Sociais        17

Mão de Obra Direta e Indireta        18

Administração e Comercial        20

Demonstração do Resultado do Exercício projetada para 2016        21

DRE Contabilizada        25

Análises        26

Proposta de Venda para 2017        28

Análise da Proposta        29

Receitas Orçamentárias        32

Codificação Da Natureza Da Receita        34

Detalhamento De Código Da Natureza Da Receita Orçamentária        36

Considerações Finais        39

Referências Bibliográficas        41

Referências Bibliográficas Complementares        43


Introdução

O mercado consumidor está cada dia mais exigente. O ambiente empresarial competitivo em que as organizações estão inseridas, as mudanças nas economias, às crises financeiras, imigratórias e políticas obrigam as empresas a reavaliarem e fazerem mudanças em seus sistemas de produção com a introdução de novas técnicas e tecnologias para dar resposta de forma mais rápida aos apelos e necessidades das sociedades, e buscar um aumento de produtividade e redução de custos, despesas e impostos na gestão de seus negócios.

O Controller é a peça chave dentro de uma organização, é dele a função de interagir amplamente com os vários departamentos na busca de melhores resultados, auxiliar os tomadores de decisão nas melhores escolhas e também influenciar mudanças positivas na estrutura da empresa, desde o chão de fábrica até a sociedade na qual a organização está inserida.

Neste sentido, o objetivo do presente trabalho é expor de forma clara e objetiva através da função de Controller, analisar e interpretar os dados de um caso empresarial e oferecer alternativas de gerenciamento, propondo as melhores saídas para os desafios nos estudos da legislação fiscal, trabalhistas e previdenciária, gerenciamento de custos, registros dos fatos contábeis e menções do setor público para estabelecer relações comerciais.  


Desenvolvimento

Uma empresa de grande porte, que está no mercado a mais de vinte anos, deseja projetar possíveis cenários com o objetivo de definir orçamentos e políticas empresariais para os próximos anos. A empresa fornece produtos de alta qualidade para os mercados interno e externo, e que de maneira especial oferece produtos para o setor público, possui atualmente mil oitocentos e cinquenta funcionários em diversos níveis e fornecedores e clientes fiéis.

Consultores contratados deixam claro que os próximos anos serão marcados pelo aprofundamento da crise financeira internacional, crise imigratória, e principalmente a crise política no âmbito interno do país, o que levará a uma escassez de recursos financeiros, aumento das taxas de custo de capital, desequilíbrio na taxa de câmbio e diminuição nas vendas.

O Diretor Comercial da empresa expôs que, devido ao contingenciamento dos gastos públicos nos níveis Federal, Estadual e Municipal, haverá uma redução nas encomendas que impactará o faturamento da empresa, com redução de 30% nos itens vendidos, no mix de vendas, 25% são para exportação e provavelmente se manterá neste nível nos próximos anos e os preços serão mantidos.

Diante do cenário apresentado o Senhor Presidente da companhia solicitou propostas e ações de todas as áreas no curto e médio prazo e solicitou ao conselho de administração e aos acionistas uma flexibilização na meta de rentabilidade de capital.

O Diretor Comercial manteve as informações e informou que os clientes estão solicitando um alongamento do prazo médio de pagamento em sete dias e o salário do departamento é de 1,5% sobre vendas líquidas.

O Diretor Industrial propôs uma redução de 10% no quadro de funcionários para se adequar ao novo volume de vendas, atualmente nessa área, a empresa possui mil e quinhentos colaboradores. Uma redução de 5% em energia elétrica e uma redução dos materiais indiretos de 10%.

O Diretor administrativo sugeriu a redução de trinta e seis colaboradores, atualmente trabalham duzentos e cinquenta pessoas, uma redução dos materiais de escritório de 12% e acredita que consegue uma renegociação e redução com os fornecedores de matéria-prima e embalagem de 7% com alongamento do prazo para pagamento em dez dias. A projeção do custo financeiro para o próximo exercício será em média 0,7% ao mês, pois o grande impacto da variação monetária já foi reconhecido no ano anterior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.8 Kb)   pdf (2.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com