TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Casas Bahia

Por:   •  2/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.846 Palavras (12 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA / UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão de Financeira[pic 1]

JAQUELINE AP SANTANA OBERMEIER

DESAFIO PROFISSIONAL

São José dos Campos – SP

Maio/2017

JAQUELINE AP SANTANA OBERMEIER[pic 2]

DESAFIO PROFISSIONAL

Atividade prática supervisionada apresentada como requisito de avaliação na disciplina de Analise de Custo, Contabilidade, Economia, Estatística Aplicada e Matemática Financeira no Curso de Gestão Financeira da Universidade Anhanguera/UNIDERP, sob a orientação do(a) Prof.(a) Joziane Almeida.

São José dos Campos – SP

Maio/2017

[pic 3]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................  03

PASSO 1          04

PASSO 2          05

PASSO 3          08

PASSO 4          10

PASSO 5          13

CONCLUSÃO         14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS          15


[pic 4]

INTRODUÇÃO

        Diante do cenário econômico em constante transformação em nosso pais, bem como no mundo como um todo, as empresas do ramo de varejo necessitam estar atentas para se manterem neste mercado tão competitivo.

        Algumas informações da empresa Casas Bahia foram disponibilizadas através do material divulgado pela Anhanguera (Oliveira, 2016), citada como objeto de pesquisa para as diversas analise propostas neste trabalho.

        A proposta do presente trabalho foi evidenciar a importância de ferramentas de analises financeiras, contábeis e econômicas para o crescimento de uma empresa, uma correta e promissora organização e interpretação de dados para tomadas de decisões.

        Serão abordadas questões econômicas para adequações de taxas bancarias, ofertas de créditos aos clientes, informações para adequar preços e ofertas conforme oscila a situação econômica do pais, enfrentando e superando possíveis crises, visando compreender essas ferramentas e bem aplica-las utilizando como elemento de pesquisa os dados da empresa citada acima.

PASSO 1[pic 5]

A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência. Abaixo os índices calculados a partir das informações que foram obtidas do caderno de orientações para o desenvolvimento do Desafio Profissional da Faculdade Anhanguera (OLIVEIRA, 2016 PP 6, 7 E 8), que servirá como base para as análises do trabalho:

[pic 6]

PASSO 2[pic 7]

        

        Diante de um novo cenário onde o déficit público foi zerado, a economia do país sofrerá alterações em seus diversos indicadores tais como consumo, renda, investimento, taxas de juros inflação e etc.

        Como é sabido o déficit público é resultado da arrecadação do estado e seus dispêndios e impacta diretamente no crescimento do país, pois por intermédio dele, reduz-se a capacidade de investimentos da iniciativa privada, impossibilitando o desenvolvimento de produtos e serviços, redução do nível de emprego e renda das famílias, além de não beneficiar o atendimento das necessidades da sociedade em geral.

        Indo contra esses índices o déficit público zerado tem por consequência a baixa do juro real o que facilitaria e estimularia a elevação cambial por exemplo, ocasionando o aumento no nível de investimentos de empresas privadas e acelerando assim o crescimento do PIB sem a pressão inflacionária. Em virtude da baixa na inflação o aumento de ofertas de demanda, aumento de consumo consequente de aumento de empregos, propiciando um maior consumo por parte das famílias.

        O governo poupará com os juros e com o excedente proveniente do aumento da produtividade serão destinados aos investimentos públicos, principalmente em âmbito social, tais como saúde e educação, o que potencializará os direcionamentos de créditos, comportamentos dos bancos, ineficiência jurídica e escolhas sociais.

        O efeito para os varejistas é positivo, afinal além de dependerem do poder de renda e da elevação do consumismo, se beneficiam com a queda na taxa de juros, financiando maior numero de vendas aos seus clientes.

        

        Segundo Abreu (2016) em seu artigo no site Dinheirama, o Brasil é um dos país que apresenta uma das maiores taxas de juros no mundo, as causas para tal situação podem ser enumeradas da seguinte forma:

  • Gastos públicos excessivos o que forçam o governo a tomar muito dinheiro emprestado;
  • Carga tributária elevada sobre operações de credito em geral e sobre os lucros bancários (quem paga a conta dos impostos são os tomadores dos empréstimos);
  • O Brasil é o país com maior nível de depósitos compulsórios, ou seja, os bancos estando com pouco dinheiro disponível, encarece o empréstimo;
  • A formação de oligopólio no setor bancário, onde ocorre a grande concentração de mercados em poucos bancos, propiciando competição limitada, permitindo altas margens aos bancos;
  • Na pratica dos juros no Brasil se utiliza o custo da captação e spread que se trata da captação e taxa praticada decorrente de análise de indicadores como inadimplências, impostos diretos e encargos.

        

c)

        Os consumidores respondem de maneira diferente no tocante ao consumo dos produtos quando suas rendas aumentam. Ao considerar que a elasticidade-renda para bens de consumo durável (eletrodomésticos) é superior a 1, podemos observar o efeito do aumento em 10% na renda dos consumidores sobre as curvas de demandas desse tipo de produto. O consumo aumenta independente do preço do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (449.8 Kb)   docx (180.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com