TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Direito Empresarial

Por:   •  14/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 11

Etapa 1

 

A proposta desse desafio e a temática central com a reflexão sobre o bullying nas escolas e na sociedade em geral. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feita de maneira repetitiva. Pretende se discutir com este projeto as situações ocorridas no ambiente escolar caracterizada como bullying, além disso, visa confraternizar formas de convivência entre alunos no espaço escolar, valorizando a amizade os valores humanos e a integração entre os indivíduos.

O bullying e o fenômeno pelo qual uma criança e sistematicamente exposta a um conjunto de atos praticados direto ou indireto que ocorrem sem motivação aparente, mas de forma intencional e repetidas. As principais características que distinguem o bullying e a intencionalidade do comportamento do agressor e a repetição ao longo do tempo, e o desequilíbrio de poder em agressor e vitima. O bullying e um fator de risco para a violência institucional e social, bem como para comportamentos antissociais individuais e pode significar uma forma de afirmação de poder interpessoal por meio da agressão, e necessário, portanto, que os professores e demais profissionais vinculados a instituição escolar estejam atentos a situação e busquem a interrupção de processo de preconceito escolar. Os acontecimentos gerados pelo bullying acontecem na maioria das vezes nas escolas, onde situações de violência são caracterizadas pelo autor das agressões que possui um único desejo se destacarem perante a turma, do outro lado encontra se o alvo, aquele que mesmo sem ter motivado as agressões, as recebe gratuitamente, o fato de acontecerem sem nenhum motivo que o justifique-nos leva a pensar no preconceito que o aluno vivencia em sala de aula. Sendo assim e muito importante entendermos os problemas que o bullying pode causar, e resolvermos tudo isso da melhor maneira.

A proposta docente constitui se num instrumento de reflexão para os professores de língua portuguesa, acerca dos desafios postos pela sociedade, principalmente no que diz respeito a diversidade humana existentes em sala de aula. Acredita se que a reflexão sobre a diversidade seja o ponto de partida da nossa caminhada rumo a transformações conceituais e praticas da escola, a fim de garantir educação para todos com igualdade por meio de aprendizagens efetivas que garantam a permanência do aluno com seu sucesso escolar. Reconhecendo a importância do tema e de fundamental importância refletir que vivemos em um mundo de diversidades, onde a individualidade deve ser respeitada, reconhecida, e aceita, cabe ao professor reconhecer e fazer seu papel de mediador de conhecimento e aprendizagem para todos os alunos sem preconceito e desrespeito, auxiliando na condição da pratica pedagógica inclusiva proporcionando o objetivo do pensar e o agir do aluno frente a aprendizagem no contexto de uma escola aberta as diferenças de cada um levando a pratica da ação-reflexão-ação com o conceito do bullying em conjunto com atitudes de violência físicas e psicológica em questão e vem ganhando destaque no meio educacional com decorrência da progressiva democratização do acesso ao ensino e as praticas discursivas implica na linguagem em uso ou linguagem em ação, o que permite a produção de sentidos diversos em relação ao bullying e a diversidade em sala de aula com o aspecto fundamental a ser desenvolvido a cidadania, que respeita as diferencias de cada um respeitando a diversidade e as escolhas entre os indivíduos, cada aluno e único, portanto tem suas ideias características particulares que merecem ser consideradas pelos professor colegas e escola. A diversidade e a garantia a todos, do acesso ao espaço comum na vida em sociedade sendo mais justas igualitárias e respeitosas, a fim de aceitar as pessoas como elas são sem desrespeitar nenhuma escolha feita por cada um, excluída o bullyinng das escolas e sociedade em geral, priorizando a educação inclusiva garantindo a aprendizagem com dignidade a todos, dando condições para que desenvolvam sentimentos de respeito a diferencia na preservação da honestidade humana.

A proposta do bullying e a inclusão social implicam, portanto em um processo de restituição de todos os aspectos constitutivos da escola, envolvendo família e escola na formação da solução dos problemas educacionais desenvolvendo a criatividade do aluno, buscando alternativas que despertem o interesse e a curiosidade de todos os alunos. Lopes (2005, p.169) afirma que as crianças que sofrem bullying estão mais propensas a sofrer danos de saúde tais como: depressão, ansiedade, irritabilidade, agressividade, pânico, desmaios, insônia, estresse entre outros sintomas. Entendemos que tal situação traz serias implicações a saúde da criança e interferem tanto no desenvolvimento cognitivo como também no desenvolvimento das relações sociais.

Portanto a conclusão do projeto privilegia a realização de atividades interdisciplinar nas quais o educador ira mediar o processo de ensino e aprendizagem, fornecendo aos alunos ferramentas e orientações por meio dos seguintes métodos roda de discussões, exposição oral, entrevista, dinâmica de grupo e seminários compreendendo a formação do sujeito social com o papel da sociedade em geral.

 

 

 

 

 

Justificativa

 

                     O bullying e um problema a ser enfrentado, que estar inserido nas formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, ocorrendo sem ou com motivação banal, causando os mais variados tipos de sentimentos desagradáveis ao ser humano como: dor, angustia, medo entre outros. São atitudes executadas dentro de uma relação desigual de poder e resistência, portanto os atos repetidos entre iguais e o desequilíbrio de poder são as características essenciais que tornam possível a intimidação da vitima, trata se de um problema que afeta as nossas escolas e comunidades estando em vários setores da nossa comunidade.

 

Objetivo geral

 

                     Prevenir evitar, reduzir e acabar de vez com a questão do bullying nas escolas, refletindo sobre as causas e consequências do bullying, tomando como partida as narrativas de alunos, professores pais e responsáveis.

 

Objetivos específicos

 

  • Evitar qualquer tipo de agressão física ou moral entre alunos.
  • Agir preventivamente contra o bullying discutindo o respeito e as diferenças no espaço escolar.
  • Aplicar atividades orais e escritas que estimulem a reflexão sobre as praticas de violência na escola.

 

 

 

 

 

 

 

 

Etapa 2

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

 

O trabalho que é dado ao fenômeno da variação linguística em sala de aula, nas diversas maneiras de falar do aluno, exige muitas reflexões por parte de todos os profissionais da escola, especialmente dos professores de língua materna, pois apesar dos estudos que vêm sendo desenvolvidos, não se conferiu a devida atenção à influência da diversidade linguística no processo educacional. Considerar essa influência requer uma percepção da língua como um conjunto sistemático e ao mesmo tempo heterogêneo, aberto, flexível, ou seja, como um conjunto de falares utilizado por grupos de falantes que criam e recriam os recursos linguísticos para interagirem uns com os outros, o que nos permite compreender seu caráter variável. (ANTUNES, 2009). Portanto, segundo a autora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (128.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com