TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Direito Empresarial

Por:   •  22/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.285 Palavras (10 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

DESAFIO PROFISSIONAL

TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

MARIA

DICIPLINAS NORTEADORAS

DIREITO EMPRESARIAL

TECNOLOGIA DE GESTÃO

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Sumário

INTRODUÇÃO        

INFORMAÇÕES ATUAIS DA EMPRESA ENVOLVIDA NO PROJETO        

DESENVOLVIMENTO        

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO        

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE GESTÃO AMBIENTAL        

SÚMULA Nº 331 DO TST        

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO        

RELATÓRIO APRESENTADO PARA DIRETORIA DA INOXEL        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL        

REFERÊNCIAS        

INTRODUÇÃO        

A empresa Inoxel tem como princípio oferecer qualidade, atendimento diferenciado, aprimoramento constante dos serviços e relacionamento com seus clientes, fornecedores e parceiros. Nos últimos tempos vem sofrendo constantes cobranças para que seus processos sejam padronizados e assim possa continuar mantendo suas parcerias.

Para se adequar as novas exigências contratou uma empresa de consultoria para desenvolver aprimoramento, melhorias em seus processos de gestão, a fim de obter otimização dos resultados, visando sustentabilidade ambiental e legislações pertinentes para embasamento de suas decisões.

INFORMAÇÕES ATUAIS DA EMPRESA ENVOLVIDA NO PROJETO

A criação da Inoxel deu-se em 2005 com a fusão das empresas RER Caldeiraria (criada por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves) e MHI Estruturas Metálicas (criada por Antônio José Murrer e Fernando Torquato), possui sede em Jundiaí – SP.

Expandiu suas atividades sustentada em uma gestão familiar, hoje conta com seis plantas industriais no Brasil, e também com uma ampla gama de clientes como; Petrobras, General Motors, Volkswagem, Fiat Auto, Mercedes Bens, Toyota, Ford Motors, e outros.

Sendo uma caldeiraria industrial que atua no mercado há quase 10 anos e atende a demanda de diversos setores da economia nacional com produtos e equipamentos de porte, como; chaminés, silos, moegas, ciclones, comportas, filtros manga, tanques estacionários, estruturas metálicas etc.

Possui duas modalidades; Caldeiraria Leve e Caldeiraria Pesada, ambas com funções similares como: reformas em geral, manutenção preventiva e corretiva, soldas, desenvolvimento de projetos, serviços de calandragem, dentre outros. Os materiais comumente utilizados nas caldeirarias industriais são: aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas.

Tem seus princípios básicos alicerçados na qualidade, no atendimento diferenciado, no aprimoramento constante dos serviços e no relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros.

Sua estrutura organizacional é vertical, com quatro níveis hierárquicos e detém o conceito definido de que a melhor e única ferramenta de gestão eficaz seja o controle.

Seus sócios diretores preocupados em aprimorar competências gerenciais, buscar melhorias de processos, otimizar os resultados organizacionais e atender novas demandas de mercado, contratou uma consultoria (Gestão Empresarial; Gestão de Produtividade e Qualidade e Assessoria Ambiental). Dentre seus interesses a organização tinha o planejamento de concentrar seus esforços na sua atividade central (core competence) terceirizando suas atividades de apoio. Desta forma, elencar quais cuidados jurídicos deverão ser levados em consideração na contratação das empresas terceiras de acordo com a lei.

DESENVOLVIMENTO

Foi efetuado pela consultoria um levantamento aprofundado nos princípios e processos da Inoxel para realização do trabalho sugerido.

Após analisar todos os aspectos foi constatado que a organização não possui nenhum sistema de gestão de qualidade e para continuação de seus projetos com seus parceiros seriam necessárias adequações.

Visando atender a necessidade da empresa foi elaborado um projeto e foram apresentadas ferramentas de Tecnologia de Gestão utilizadas pelas empresas no desenvolvimento de suas atividades, para melhoria dos processos, a fim de otimizar os resultados e visando a sustentabilidade ambiental, bem como as legislações pertinentes para embasamento na tomada de decisões.

Considerando o cenário desafiador que a empresa estava enfrentando e respeitando o seu interesse pela terceirização de suas atividades de apoio, foi apresentado pela consultoria relatórios com proposta detalhadas de implantação de modelos de gestão (Excelência de Gestão MDG e Gestão Ambiental SGA) e estudo sobre Terceirização.

APLICAÇÃO DE UM MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

Este modelo possibilita a avaliação da gestão atual, pontuando processos gerenciais, resultados organizacionais, compreensão do mercado e do cenário que a organização está inserida.

Ao adotar o MEG a empresa reavalia e adequa seus recursos, identifica os pontos fortes e as oportunidades de melhorias, aprimora a comunicação, a produtividade e a efetividade de suas ações, além de se preparar para que os seus objetivos estratégicos sejam atingidos.

O MEG possui 13 Fundamentos da excelência com conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações que buscam constantemente, aperfeiçoarem-se e adaptarem-se às mudanças globais, são eles;

1. Pensamento sistêmico;

2. Atuação em rede;

3. Aprendizado organizacional;

4. Inovação;

5. Agilidade;

6. Liderança transformadora;

7. Olhar para o futuro;

8. Conhecimento sobre clientes e mercados;

9. Responsabilidade social;

10. Valorização das pessoas e da cultura;

11. Decisões fundamentadas;

12. Orientação por processos;

13. Geração de valor.

Possui também oito Critérios de Excelência que permitem a organização melhor conhecimento de seu sistema gerencial, identificando seu modelo de gestão. Evidenciando características tangíveis, mensuráveis, quantitativas ou qualitativas, com propostas que abrangem processos e solicitações de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (267.6 Kb)   docx (60.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com