TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Empreendedorismo e Comportamento Organizacional

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.829 Palavras (12 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

POLO HORTOLÂNDIA

CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO

1ª SÉRIE

EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Aluno - RA

DESAFIO PROFISSIONAL

Hortolândia – SP

2015

ÍNDICE

Introdução 3

1. Principais motivos pelos quais pequenas e médias empresas fracassam 4

2. O Plano de Negócios e seus benefícios 5

3. Como elaborar um Plano de Negócios 7

4. Aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante SMAK (Análise SWOT) 12

5. Diagnóstico – Restaurante SMAK 14

Conclusão 17

Referências Bibliográficas 18

INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de uma abordagem detalhada sobre alguns elementos fundamentais da ADMINISTRAÇÃO, com a finalidade de avaliar e analisar os problemas enfrentados e relatados por Irena, proprietária do restaurante SMAK. Nesta abordagem não apenas são identificados os problemas, mas também propostas as possíveis soluções, para que medidas sejam tomadas a fim de que se alcance o objetivo de Irena.

Neste estudo, veremos sobre os principais motivos que levam pequenas e médias empresas ao fracasso; sobre a importância do Plano de Negócios, seus benefícios e como elaborá-lo; sobre os aspectos favoráveis e desfavoráveis do restaurante SMAK, observando-os a partir da Análise SWOT, mensurando quais são os seus pontos fortes e pontos fracos em seu ambiente interno, e quais são as oportunidades e ameaças que o cercam no ambiente externo, realizando um diagnóstico com o intuito de definir medidas a serem tomadas de modo a usar esses quatro aspectos – (tanto os positivos como os negativos) – de forma favorável.

O método utilizado para este estudo foi desenvolvido através de pesquisas de artigos do SEBRAE, páginas do YouTube, e em tópicos do PLT, compilando dados convergentes para a finalidade deste trabalho, visando propor soluções e melhorias administrativas e operacionais para o referido restaurante. 

1. PRINCIPAIS MOTIVOS PELOS QUAIS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS FRACASSAM:

1) Falta de planejamento

2) Deficiências na gestão

3) Mau comportamento do empreendedor

4) Desconhecimento acerca dos consumidores

5) Desconhecimento da área, do produto e do Mercado

6) Desconhecimento de gestão financeira

7) Desconhecimento da concorrência

8) Falta da elaboração de um Plano de Negócios

“Falta de planejamento, deficiências na gestão e o próprio comportamento do empreendedor são as principais causas do fechamento de empresas em seus primeiros anos de atividade. Isso é o que mostra a pesquisa inédita do Sebrae-SP Causa Mortis: o sucesso e o fracasso das empresas nos primeiros cinco anos de vida.

Pela pesquisa, 46% dos empreendedores afirmam ter iniciado o negócio sem conhecer os hábitos de consumo dos clientes nem o número de consumidores que teriam. Outros 39% ignoravam qual o capital de giro necessário para abrir a empresa e 38% não sabiam quantos concorrentes enfrentariam.

O levantamento constatou ainda que 55% dos donos de empresas não elaboraram um plano de negócios antes da abertura, documento que contempla todos os detalhes do empreendimento como aspectos financeiros, mão de obra necessária, estratégias de marketing, perfil do público-alvo, pontos fortes e fracos, riscos, oportunidades, em resumo, tudo o que o empreendedor tem de analisar para exercer sua atividade com mais segurança.”

(Fonte: http://www.thesptimes.com.br/sp/pesquisa-inedita-revela-quais-as-principais-causas-de-uma-empresa-fechar-as-portas/ - Acessado: 29/03/2015)

2. O PLANO DE NEGÓCIOS E SEUS BENEFÍCIOS:

O Plano de Negócios:

O Plano de Negócios é uma ferramenta primordial para o sucesso de qualquer empresa. Esta ferramenta deve ser usada desde o início do planejamento de qualquer empreendimento.

Benefícios e motivos pelos quais se deve desenvolver um Plano de Negócios para qualquer empreendimento:

1) Viabiliza o estabelecimento e o entendimento de todas as diretrizes para um negócio, com definições claras sobre o conceito do negócio, suas características, seus diferenciais, seus objetivos financeiros e seus objetivos estratégicos.

2) É fundamental para gerenciar a empresa de forma eficaz e auxilia na tomada de decisões.

3) Com um Plano de Negócios consistente é possível obter financiamento e recursos junto a bancos, ao governo, ao SEBRAE, a investidores, e a capitalistas de risco etc.

4) Serve como guia para o monitoramento diário da empresa e para a tomada de ações corretivas.

5) Ajuda a identificar oportunidades e como transformá-las em vantagens competitivas, as quais poderão ser vitais para a sobrevivência da empresa.

6) Favorece e torna eficaz a comunicação interna na empresa, e também com o público externo.

7) Ajuda a mensurar os riscos e a traçar planos para contorná-los, evitá-los ou eliminá-los.

8) Orienta na identificação dos pontos fortes e pontos fracos da empresa, dos seus produtos ou serviços, levando em consideração os concorrentes, os consumidores, o mercado, e as áreas do segmento que se pretende empreender.

9) Facilita o conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (150.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com