TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - GESTÃO PÚBLICA 1 PERÍODO

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.230 Palavras (13 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Polo Recife

NOVOS RUMOS NA EDUCAÇÂO

TECNOLOGIA APLICADA A APRENDIZAGEM

                                                                                       

RECIFE, 25 de Maio de 2015

[pic 2]

Polo Recife

                               

NOVOS RUMOS NA EDUCAÇÂO

TECNOLOGIA APLICADA A APRENDIZAGEM

                               

                                                                                   

Este desafio profissional foi desenvolvido pelas acadêmicas: Erica Mijaluk, RA: 1918126727 e Níobe Duarte Diniz, RA: 2855177190. A fim de ser corrigido pelo tutor à distância, como atividade Avaliativa nas disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas a Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional do   1º período do curso de Letras.

Recife, 25 de Maio de 2015

INTRODUÇÃO

Elas estão aí, não precisa procurar muito. Podemos vê-las em volta, na frente, do lado, na bolsa, na cozinha, no quarto, para onde você olhar elas não passam inadvertidas.  Elas estão mudando a vida, e não é exagerado dizer que estão mudando tudo: as comunicações, as amizades, o trabalho, o estudo, a família, a vida pessoal... Como num conto de fadas, elas aparecem magicamente transformando tudo, tanto que se assemelham a uma extensão do corpo, sem elas a vida já não é a mesma. Elas: As Tecnologias.

Nesta mudança se faz imprescindível a adaptação. Se não houver essa adaptação, será muito provável que o que aconteça seja ficar fora de tudo, mas elas não vão deixar porque cedo ou tarde, elas te alcançarão.

A aprendizagem de forma lúdica, interativa tendo o professor como mediador entre as tecnologias e os saberes tende a incentivar e manter o interesse dos usuários que desta forma não irão abandonar a instituição como ocorre atualmente nas escolas tradicionais.  

Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Tecnologias Aplicadas a Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação, esta multidisciplinaridade serve como princípio para o desenvolvimento deste desafio profissional onde se busca a educação e inclusão das diversidades através do uso das atuais ferramentas tecnológicas no ambiente educacional para maior facilidade de aprendizado e introdução do discente no novo mundo de globalização e alta tecnologia, fato este que é importantíssimo na preparação para o mercado de trabalho que por estar voltado para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não aceitará profissionais desabilitados para o uso das atuais ferramentas.

As TICs estão totalmente inseridas no cotidiano atual, modificando comportamentos, pensamentos e paradigmas.  

PROJETO TECNOLÓGICO EDUCACIONAL

        Nos lugares onde a insuficiência e desinteresse do Estado não atendem as necessidades primordiais dos cidadãos esta situação é amenizada por ONGs (Organizações do terceiro setor) formadas por pessoas físicas, jurídicas, convênios com o poder público e instituições internacionais de apoio a projetos sociais.

Uma destas ONGs é a chamada “ONG Esperança” que atua na região do grande Recife na zona norte, na periferia do bairro da Macaxeira. Atualmente a ONG Esperança conta com parcos equipamentos de tecnologia e que não são de livre acesso aos alunos.

A ONG Esperança encaminhou um projeto para a instituição internacional que a financia “Esperança com tecnologias para a educação”, e o projeto foi aprovado e os recursos financeiros disponibilizados. Sua aplicação deverá ser destinada a tecnologias para a aplicação na educação e formação do docente no uso destas, com o objetivo de melhorar o desempenho no ambiente educacional. O projeto prevê uma abrangência geral em diversos campos da educação e inclusão social. Para isso faz-se necessário o planejamento no que diz respeito às tecnologias necessárias, seus objetivos e programas de capacitação docente e tecnologias assistivas. Ao ser elaborado este projeto, devem-se levar em conta os objetivos almejados, a faixa etária e a capacidade cognitiva dos usuários, as estratégias didáticas e meios de operacionalização do projeto.

A ONG Esperança possui ambientes que favorecem o aprendizado e o desenvolvimento das capacidades específicas das crianças e adolescentes. E se pretende através do projeto atender as necessidades de otimização do aprendizado e aproveitamento integral das tecnologias para as práticas educativas.

        A seguir se detalha uma relação de equipamentos tecnológicos, a justificativa do seu uso e os objetivos a serem atendidos pelo projeto, considerando também o uso de tecnologias assistivas.

Ambiente/ Sala Temática: Ambiente multidisciplinar/Laboratório Digital

Usuários: Crianças e Adolescentes entre 06 e 17 anos

Recursos

Tecnológicos

Justificativa e

Estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de Tecnologias Assistivas

30 Computadores

Considerando que os computadores são uma parte importante da tecnologia e que têm maior acessibilidade, os alunos os utilizarão para trabalhar o conteúdo das aulas por meio de jogos/didáticas aplicadas.

Os trabalhos serão desenvolvidos em grupos.

Revisar o conteúdo de maneira pratica

Elaborar projetos e pesquisas.

Produzir vídeos educativos para compartilhar no grupo do Facebook da ONG para acesso livre dos discentes.

Equipamentos de entrada e saída (síntese de voz, Braille), auxílios alternativos de acesso (ponteiras de cabeça, de luz), teclados modificados ou alternativos, acionadores, softwares especiais (de reconhecimento de voz, etc.), que permitem as pessoas com deficiência  usarem o computador.

50 Tabletes

Aproveitando a portabilidade (mobile learn) serão levados pelos discentes para fora do ambiente educacional com o propósito de realizar pesquisas, documentando fatos através de fotos, filmagens e compartilhamento com os demais usuários da ONG.

Incentivar a criatividade e curiosidade dos discentes e o seu compartilhamento.

Desenvolver o espírito de inclusão entre os discentes e demais beneficiários.

Trabalho em equipes formadas por pessoas com  deficiência visual e sem deficiência para promover a inclusão. O aluno sem deficiência trabalhará junto ao colega deficiente, ajudando-o nas atividades desenvolvidas, como por exemplo nas filmagens e tiradas de fotos para posteriores trabalhos grupais.  

04 Televisões

Utilizar para exibição de filmes e documentários com a finalidade de levar de maneira mais dinâmica o conhecimento.

Trabalhar grupalmente o diálogo entre os discentes e a analises grupal dos filmes.

Equipamentos de entrada e saída de voz e transcodificação de sinais por meio de softwares específicos permitirão as pessoas com deficiências compartilhar do aprendizado.

 02 IMPRESSORAS

3D

Serão utilizadas multidisciplinarmente uma vez que transportam para a realidade os objetos elaborados no computador.

Uso lúdico no projeto de brinquedos. Uso artístico, cultural, arquitetônico...

Incentivar a intelectualidade dos beneficiários que poderão realizar laboratórios e experimentos.

Ao tornar real o imaginário e incentivar experiências ao usuário, permitirá o toque, o compartilhamento e desenvolvimento físico e mental de cada ser humano beneficiando com esta tecnologia diversos tipos de inclusão. Sobretodo o deficiente visual, quem poderá palpar o trabalho feito.

04 DATASHOW

Com a facilidade que proporciona ao atingir um maior número de pessoas, serão utilizados para as apresentações de trabalhos elaborados pelos usuários.

Incentivar a criatividade e o desenvolvimento nas apresentações em público, fortalecendo os laços de trabalho em equipe.

Com o desafio de trabalhar a inclusão os  usuários habilitados em LIBRAS ajudarão nas apresentações dos trabalhos desenvolvidos.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com