TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Hotel Boa Vida

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA CAXIAS DO SUL

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, DIREITO E LEGISLAÇÃO E TECNOLOGIAS DE GESTÃO

DESAFIO PROFISSIONAL

LÍVIA MOREIRA MACIEL

RA: 8375824835

Profª Tutora EAD Priscila C. S. Barreira

Caxias do Sul

24/05/2015

INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem como principal finalidade permitir que, através da simulação de situações do cotidiano, possamos aplicar os conhecimentos desenvolvidos através das disciplinas norteadoras, bem como as demais desenvolvidas ao longo do curso.         



PASSO 1: DIAGNÓSTICO

ANÁLISE SWOT

FORÇAS

(Ambiente Interno)

FRAQUEZAS

(Ambiente Interno)

Dedicação para aprimoramento dos conhecimentos em novas técnicas de gestão por parte do gerente;

Motivação frente ao desafio de gerenciar o Hotel Boa Vida;

Maior hotel da região – 450 pessoas;

Infraestrutura de lazer e esportes – complexo aquático;

Possibilidades de lazer infantil;

Estrutura para turismo de negócios – centro de convenções para 400 pessoas.

Número de hóspedes vem reduzindo;

Centro de convenções sem reservas;

Pesquisa de clima organizacional revelou elevado índice de insatisfação dos colaboradores;

Funcionários estão desmotivados e não se sentiam reconhecidos e realizados profissionalmente;

Problemas de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus líderes;

Nítida insatisfação com o estilo de liderança adotado pelos chefes;

Colaboradores relataram na pesquisa que não enxergavam oportunidades de aprendizagem e conhecimento na empresa.

OPORTUNIDADES

(Ambiente Externo)

AMEAÇAS

(Ambiente Externo)

Localização do Nordeste do Brasil.

Publicação na mídia de avaliação negativa do hotel pelos clientes.


PASSO 2: TECNOLOGIAS DE GESTÃO

TECNOLOGIA DE GESTÃO

BENEFÍCIOS

Benchmarking

O Benchmarking promove a aprendizagem contínua, trazendo sempre novos conhecimentos para a empresa.

Brainstorming

O brainstorming (literalmente: "tempestade cerebral" em inglês) ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

Análise de Stakeholders

Essa análise visa transmitir ao gestor informações importantes sobre os envolvidos com o projeto, como por exemplo, quem são eles, qual a importância de cada envolvido, a responsabilidade de cada um, como comunicar-se e de que forma trabalhar com eles.
Tendo essas informações será mais fácil ao gestor elaborar a apresentação do projeto, o que possibilitará desde o início o sucesso e aceitação do mesmo pelos interessados.

Árvore da decisão

Depois de elaborada essa “árvore” o gestor terá uma imagem de qual a decisão correta a ser tomada ou qual o melhor caminho a seguir, aquele que mais trará resultados positivos e que deverá ser discutido com a equipe e dirigentes do projeto.

Balanced Scorecard

Esta técnica tem como objetivo verificar o equilíbrio entre metas de curto e longo prazo bem como os investimentos financeiros e não financeiros envolvidos no projeto.


PASSO 3: PROJETO

Nome Projeto:                         Projeto Vida Boa para Todos

Descrição:                                Este projeto visa a melhoria do clima organizacional no Hotel Vida Boa, bem como aumento do número de hóspedes e eventos, satisfação destes quanto ao atendimento e estadia no hotel e a satisfação dos colaboradores na execução de suas tarefas.

Principais Ações:

  1. Os departamentos se comunicam entre si de forma harmoniosa e transversal
  2. A tecnologia é integrada e os sistemas interligados:
  3. CMS : Para Gerenciamento de Conteúdo específico
  4. PMS : para o gerenciamento de todos os recursos  hoteleiros
  5. BI : Para obter  estatística de negócio
  6. Se considera todas as informações sociais fora do hotel e que vem de:
  7. Redes sociais
  8. Canais  multimídias
  9. Gestão de opiniões e reservas
  10. Comparadores e mecanismos de metabusca
  11. Realiza-se um gerenciamento centralizado e eficiente dos processos

Como envolver os colaboradores:

  1. O benefício individual é tão importante quanto o benefício corporativo (ou talvez o mais importante)

Quando você falar de colaboração para seus funcionários, não se limite a falar só dos benefícios corporativos. Eles também vão querer saber como a colaboração lhes afetará individualmente. De que forma a colaboração fará suas tarefas e vidas mais simples?

  1. Estratégia antes que tecnologia. Antes de ir correndo implementar essa nova plataforma de colaboração, concentre o seu foco em desenvolver uma estratégia que ajude a entender “o por quê” da colaboração antes do que “como”. Ter uma estratégia é essencial para o sucesso de qualquer iniciativa colaborativa. Com certeza você não quer se encontrar na situação de ter desenvolvido uma tecnologia sem entender a sua razão de ser.
  2. Escute seus trabalhadores. Sempre falamos da importância de escutar os clientes e, no entanto, não seria importante escutar nossos trabalhadores? Se falamos de colaboração, precisamos envolver os trabalhadores no processo a partir do primeiro momento. Ouça suas ideias, necessidades, sugestões e some o feedback recebido à sua estratégia.
  3. Aprenda a sair da frente. Aprenda a dar apoio e autoridade aos seus trabalhadores e, a seguir, saia da frente para eles seguirem o próprio caminho. Se você tentar supervisar e vigiar tudo, vai destruir a colaboração de sua organização. Dê algumas coordenadas e diretrizes, mas deixe seus trabalhadores fazerem o que precisem fazer.
  4. Lidere dando o exemplo. Se os líderes de sua organização não utilizam as ferramentas colaborativas, por que seus trabalhadores o fariam? Os líderes são um instrumento muito poderoso para facilitar a transformação e estimular os comportamentos desejados.
  5. Integre a colaboração no fluxo de trabalho. A colaboração não deveria nunca ser vista como uma tarefa ou requisito adicional para os trabalhadores. Pelo contrário, ela deve ser inserida de modo natural no seu fluxo de trabalho.
  6. Recompense o trabalho em grupo e tenha perseverança. Transformar sua organização em colaborativa leva tempo e esforço, mas o importante é estar convencido de que essa é a direção correta e segui-la. Não vale se render nem olhar para trás.
  7. Adaptar-se e evoluir. A necessidade de colaboração nas organizações chegou para ficar. Isso significa que sua organização terá que ser capaz de se adaptar e evoluir como exigem as ferramentas e estratégias. É preciso estar atualizado sobre a situação do seu setor e da sua organização. Isso possibilita inovar e encarar as transformações com sucesso.

CONCLUSÃO

Pode ser que o aspecto mais importante da colaboração seja ajudar a fazer do mundo um lugar melhor. Sem dúvida, a colaboração fará de seus funcionários pessoas mais produtivas, o que beneficiará também seus clientes. Consiga que seus trabalhadores se sintam mais conectados com seus colegas, diminua o seu estresse, faça com que o seu trabalho seja mais fácil, com maior liberdade e, em geral, isso fará com que eles sejam mais felizes no trabalho e em casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com