TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Hotel Boa Vida

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.514 Palavras (7 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD

POLO - CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINAS: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
                  TECNOLOGIAS DE GESTÃO
             DIREITO E LEGISLAÇÃO


PROCESSOS ADMINISTRATIVO

                                            TECNOLOGIAS DE GESTÃO
                                           DIREITO E LEGISLAÇÃO


Desafio Profissional (Atividade Prática Supervisionada) apresentada como requisito para a obtenção de nota das disciplinas de Processos Administrativos, Tecnologias de Gestão, Direito e Legislação supervisionada pela tutora presencial Keiliane.

SÃO LUIS

2015

1 INTRODUÇÃO

PLANEJANDO O PRESENTE E FUTURO DO HOTEL BOA VIDA

Diagnóstico do ambiente interno e externo – Forças e Fraquezas

Com o objetivo de compreender o cenário em que se encontra o Hotel BoaVida, faremos um diagnóstico apresentando suas forças e fraquezas.

Forças do Hotel Boa Vida

O Hotel Boa Vida é o maior da região, com capacidade para receber 400 pessoas. Possui várias opções de lazer e esporte, complexo aquático e várias opções para lazer infantil. Também possui um Centro de Convenções com capacidade para 400 pessoas voltado para o turismo de negócios.

Fraquezas do Hotel Boa Vida

Mesmo com todas as forças descritas acima, o hotel não tem obtido sucesso. A procura por hospedagens tem caído drasticamente e as reservas para o Centro de Convenções também. Uma notícia divulgada na mídia em que clientes que se hospedaram no hotel avaliaram o serviço como não sendo de qualidade e fora das normas do Código de Defesa do Consumidor foram determinantes para comprometer ainda mais a imagem do hotel.

Outro ponto negativo é o elevado índice de insatisfação dos colaboradores. Os mesmos se sentem desmotivados e sem reconhecimento profissional por parte da empresa.

Por último, há falhas de comunicação e relacionamento entre a equipe e seus líderes. Os funcionários sentem-se insatisfeitos com o estilo de liderança adotado pelos superiores e também não vêem possibilidades de crescimento e aprendizagem na empresa.

Apresentando Tecnologias de Gestão Organizacional

Depois de apresentar as forças e fraquezas do Hotel Boa Vida, vamos sugerir tecnologias de gestão organizacional que poderiam ser adotadas pelo Hotel Boa Vida para apresentar aos diretores, apontando inclusive os benefícios dessas tecnologias.

Tecnologia de Gestão

Benefícios

Benchmarking interno -
toma como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tenta apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.

Identifica as melhores práticas internas da organização e dissemina as melhores práticas para outros setores da organização. Promove a aprendizagem contínua, trazendo sempre novos conhecimentos para a empresa. As pessoas envolvidas ficam aptas a novas mudanças, almejando sempre o aprimoramento e prosperando por melhores resultados.

Open Book Management - também chamado de gestão do livro aberto.

Cria dentro da organização uma gestão mais participativa, propõe um modelo voltado para a transparência nas informações, de modo que todos reconheçam com clareza a situação estabelecida. Contribui com os gestores possibilitando um inter-relacionamento de cultura mais aberta, se aplicada de forma ética. Aumenta o nível de comprometimento e responsabilidade dos funcionários fazendo com que se sintam importantes dentro da empresa e lutem pela sobrevivência da mesma em prol de preservarem seus empregos.

Reengenharia

Mantem a empresa competitiva no mercado de trabalho, com foco no alcance de objetivos e metas, transformando seus processos e atividades de negócio, através do “rompimento” com costumes obsoletos. Faz a empresa repensar e reinventar os seus procedimentos principais tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional etc...
Aumenta a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

Diagrama de Pareto

Auxilia a empresa na tomada de decisões, permitindo com que a organização selecione as prioridades em meio a um grande número de problemas. Com essa ferramenta é possível compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Defini as ações prioritárias que devem ser realizadas.

Diagrama de Causa e Efeito(Espinha de Peixe)

Permiti a organização estruturar hierarquicamente as causas potencias de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade do produto ou serviço. Ajuda a enfocar o aperfeiçoamento do processo, registra visualmente as causas potenciais que podem ser revistas e atualizadas, provê uma estrutura para o brainstorming e envolve todos da organização.

Brainstorming

Estimula a comunicação criativa nas reuniões de equipe. As equipes identificam problemas, oportunidades e discutem soluções.

           

A aprendizagem organizacional é considerada uma vantagem competitiva sustentável para as empresas, para a evolução das mesmas, melhoria e desenvolvimento de todas as pessoas que compõem uma empresa. Os resultados da pesquisa de clima organizacional do Hotel Boa Vida demonstram que o capital intelectual não tem sido valorizado. Apresentadas todas as tecnologias acima, agora apresentaremos um projeto que visa sobretudo valorizar o capital intelectual dos funcionários do Hotel Boa Vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (761.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com