TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissinal

Por:   •  9/6/2015  •  Artigo  •  3.881 Palavras (16 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

CURSO TECNOLOGIAS EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

CAMILA GIORDANA ALVES BITENCOURT NASCIMENTO

 RA: 7581919219

DESAFIO PROFISSIONAL DO 1º BIMESTRE

Disciplinas: Gestão de Pessoas e Técnicas de Administração de Pessoal

TUTORA EAD  JOYCE HUBER

SJCAMPOS / SÃO PAULO

2014

SUMÁRIO

Considerações iniciais............................................................................................3

Diagnóstico.............................................................................................................4

Plano de Ação........................................................................................................5

Conclusão...............................................................................................................7

Anexos....................................................................................................................8

Referências...........................................................................................................27

Considerações iniciais

Logo que cheguei à empresa fui abordada pela Sra. Leonora, sócia-diretora da empresa Supersoft, para sanar problemas emergenciais.

Precisei elaborar uma rescisão de contrato (Anexo 1.1) de uma funcionária que havia pedido demissão. Atendi prontamente a funcionária demonstrando os cálculos de sua rescisão contratual e me mantive a disposição de eventuais dúvidas que pudessem surgir.

Tal baixa no quadro de funcionários precisou de ação imediata para reposição. Elaborei o desenho do cargo que estava à disposição, bem como seu perfil e decidiutilizar uma agência de recrutamento, para seleção de novas candidatas a faxineira da empresa (Anexo 1.2).

        Outra situação era em relação a duvidas de dois funcionários em relação ao pagamento do mês de novembro de 2013. Confeccionei o demonstrativo com o detalhamento de todos os proventos e descontos relacionados ao mês e expliquei um a um cada lançamento, deixandoos Srs. Luiz e Leonardo esclarecidos sobre seus holerites (Anexo 2.1 e 2.2).

        Deparei-me também com problemas que deverão ser solucionados em curto prazo, que se referem à falta de uma politica de recompensa para atender as insatisfações dos funcionários (Anexo 3), e elaborar um programa de relação com empregado (Anexo 4).

Percebi de imediato, que a empresa além de problemas financeiros, possui também problemas relacionados à Gestão de Pessoas, já que a empresa não possui este departamento ainda, sendo não vantajoso, mas sim necessário  contratação de um profissional de Recursos Humanos, que com um bom trabalho poderá refletir positivamente no campo financeiro.

Diagnóstico

Logo nos primeiros dias e de posse de um importante documento (dossiê), fornecido pela Sra. Leonora, diagnostiquei sérios problemas, problemas estes que num todo podem contribuir para a queda do faturamento da empresa e de imediato selecionei quatro para dar inicio em meu trabalho.

1 – Problema de divergências de ideias entre os sócios-diretores.

        É muito importante resolver os problemas que estão no topo da pirâmide, para que a base não seja atingida, e se torne vulnerável à saúde da empresa.

Em uma empresa constituída por sociedade, os sócios são os principais investidores e responsáveis pela tomada de decisão, deverão sempre estar focados no mesmo objetivo, e todas as divergências devem ser resolvidas, para que a empresa tenha vida saudável e possa enfrentar crises de forma consciente.

2 – Insatisfação geral do salário

        A empresa precisa de um programa de relação com os funcionários. Os mesmos não se sentem reconhecidos nem seguros na empresa. Falta também um plano de recompensa como fator motivacional.

3 – Insatisfação com a infraestrutura da empresa

        Na empresa não há um ambiente para realizar refeição, os funcionários recebem vale-refeição com valor não compatível com os restaurantes próximos à empresa.A secretaria reivindica com razão um computador de mesa.

4 – Problemas relacionamento de trabalho em equipe

        Na Supersoft, percebe-se que os funcionários estão desmotivados, deixando assim prevalecer suas características negativas, o que pode interferir no relacionamento em equipe.

Plano de Ação

Feito o diagnóstico dos principais problemas encontrados, sugeri as seguintes ações:

1 – Problema de divergências de ideias entre os sócios-diretores.

Considerando as características positivas e negativas de cada um, propus reestruturação imediata, em que a Diretoria de Produção passasse para a Sra. Leonora, baseando-se na qualidade de liderança que ela possui, e que o Sr. Agenor permaneça com a Diretoria de Vendas e que fosse criada e dirigida por ele uma Diretoria de Criação, por ser uma pessoa inovadora e dinâmica. A Diretoria de Administração permanece com a Sra. Leonora.

Tais mudanças trarão bem estar aos diretores, permitindo-lhes conduzir a empresa de maneira mais eficaz.

2 – Insatisfação geral do salário

        Foi constatada insatisfação geral no clima da empresa, e o nessa hora o fator que mais se destaca é o salario. O funcionário se sentindo bem, motivado, reconhecido numa empresa, nem sempre o fator salario é problema.

        Devido à situação financeira atual da empresa, não é viável revisões dos salários e como fator motivacional, com aprovação dos diretores, implantaremos uma política de recompensa financeira indireta que será o“Plano de Bonificação Anual” que deverá ser pago anualmente em função dos critérios estabelecidos(Anexo 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)   pdf (364.8 Kb)   docx (181.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com