TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissinal - INOXBEL

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO 3

2. IMPACTOS E MEDIDAS AMBIENTAIS 4

3. CUIDADOS JURÍDICOS COM EMPRESAS TERCEIRIZADAS 4

CONSIDERAÇÕES FINAIS 5

REFERÊNCIAS 6

INTRODUÇÃO

A INOXBEL, empresa criada em 2005, pela fusão das antigas empresas RER – Caldeiraria por Ronaldo, Eder e Roberto Gonçalves e a MHI – Estruturas Metálicas por Antonio José Murrer e Fernando Torquato, possui sede em Jundaí-SP, e outras 6 plantas industriais em vários estados do país. Visando resolver seus problemas de gestão e melhoria dos processos a fim de otimização dos resultados contratou uma consultoria para que seus novos objetivos fossem atingidos.

A consultoria abordará os temas como gestão empresarial, gestão da produtividade e qualidade e também assessoria ambiental. Com tais temas, serão estudadas quais as melhores ferramentas de gestão para serem aplicadas a empresa visando o lado gerencial de seus processos e uma melhoria continua. Também serão abordados temas relacionados a sustentabilidade e a relação da empresa com o meio ambiente, algo que nos dias atuais é de extrema importância, especialmente visando a atividade-fim da empresa.

Para que a empresa possa dedicar mais tempo para a expansão do negócio e para inovar, pensou-se ser necessária a contratação de uma empresa terceirizada, portanto o tema terceirização também será abordado para se ter ciência sobre os cuidados jurídicos deste processo de acordo com a lei.

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO

O que pode ser utilizado na INOXBEL?

Considerando a resolução dos problemas de gestão e visando a melhoria dos processos a fim de otimizar os resultados, é de extrema importância a implantação do Modelo de Excelência da Gestão e do Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) na empresa INOXBEL.

Que critérios podem ser trabalhados na INOXBEL?

Ao implantar o MEG e responder aos seus questionamentos, a empresa terá um enorme auxílio em relação aos seus recursos, seus pontos fortes e seus pontos a serem melhorados, será possível também aprimorar tanto a produtividade quanto a comunicação e também contará com um auxílio em atingir suas principais metas. Este modelo possui uma visão sistêmica da gestão organizacional, portanto é baseado em 13 fundamentos e 8 critérios, nos quais a empresa será avaliada e a partir desta avaliação, será possível criar um plano de ação e correção visando a melhoria da mesma.

A inclusão do Ciclo PDCA nas organizações foi de grande auxílio, pois ele tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão. Portanto ao implantarmos ambas ferramentas a empresa estará dando início ao seu processo de melhoria continua.

Considerando as ferramentas de gestão mais utilizadas pelas organizações líderes de mercado, quais ferramentas a consultoria indicaria à INOXBEL?

Outras ferramenta que podemos incluir visando mudanças positivas na empresa, são o diagrama de método CPM para otimização do tempo de produção; a trilogia da qualidade para que mesmo com grande demanda para produção a qualidade se mantenha a mesma em todos os momentos e também a implantação da gestão de riscos, para que a empresa sempre esteja ciente dos desvios que possam ocorrer e como responder á eles. A empresa também deve procurar obter uma certificação relativa ao sistema de gestão de qualidade, como a ISO, pois por ter uma ampla gama de clientes e dentro destes existirem empresas grandes, é necessário obter certificações para mantê-los sendo seus clientes.

2. IMPACTOS E MEDIDAS AMBIENTAIS

Impactos ambientais que podem ser causados pela atividade da organização Medidas sugeridas para adequar esse impacto Benefício à empresa/sociedade

1 – Queima de combustíveis fósseis - Redução dos estoques naturais de recursos não-renováveis. Substituição dos recursos não renováveis por outros tipos de energia.

Diminuição de processos ambientais para a empresa; em relação á sociedade, teremos uma diminuição da poluição do ar.

2 – Emissão de CO2 – Contribuição para o aumento do efeito estufa. Utilização de equipamentos para tratamento do ar antes da sua descarga na atmosfera. Redução da probabilidade de chuva ácida; evitar problemas cardiorrespiratórios para a população que vive nas redondezas.

3 – Geração de resíduos sólidos – redução de volume disponível em aterros. Segregação do lixo, coleta seletiva e reaproveitamento dos mesmos sendo reciclados. Com a coleta seletiva, evita-se o acúmulo do lixo nos aterros, assim evitando doenças provindas dele; há também redução de custos para a empresa sendo que será possível reaproveitar alguns produtos.

3. CUIDADOS JURÍDICOS COM EMPRESAS TERCEIRIZADAS

A terceirização de serviços consiste na possibilidade de contratar terceiros para a realização de atividades específicas ao longo de toda cadeia produtiva. Entre os principais motivos da terceirização nos mais diversos setores da economia brasileira, estão as inovações para o negócio, aumento da qualidade dos serviços, foco no produto final, redução dos custos, alta especialização, entre outros. Uma terceirização bem conduzida também pode facilitar a administração e gerenciamento da empresa, dada a redução interna de empregados, e melhoria nas condições de segurança e saúde, em virtude da diminuição de aglomeração de pessoas em um mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com