TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional: administração financeira de um empreendimento

Por:   •  27/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Anhanguera (Nome da Unidade de Ensino)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO (5ª série)

Desafio profissional: administração financeira de um empreendimento

Nome completo e RA do aluno

Disciplinas:

Análises de Investimentos

Contabilidade de Custos

Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras

Gestão de Negócios Internacionais

Desenvolvimento Econômico

Nome do tutor a distância (EAD)

Piracicaba

2016


  1. Análise da viabilidade econômica do projeto

A empresa Plastsuco irá iniciar suas atividades de produção de garrafas e para tal necessita avaliar a viabilidade econômica do projeto para um período projetado de 5 anos, visando alcançar lucratividade e rentabilidade ao fim do projeto. As ferramentas a serem utilizada são: elaboração de fluxo de caixa, cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR) e prazo de retorno (payback), além de verificar se o projeto atende à taxa mínima de atratividade definida pelos investidores.

A Demonstração de Fluxo de Caixa explicita quais foram as alterações no giro (Ativo Circulante e Passivo Circulante) que modificaram o Caixa, dado que essa demonstração, assim como a Demonstração de Resultado do Exercício, é dinâmica, pois apresenta as entradas e saídas em um determinado período, e o resultado desse fluxo (MARION, 2009).

A DFC apresenta a origem de todo o dinheiro disponível no Caixa, assim como a aplicação de todo o dinheiro que saiu, e ainda, o Resultado do Fluxo Financeiro, que pode ser comparado ao Resultado Econômico, originado pela DRE (MARION, 2009).

A Demonstração do Fluxo de Caixa de uma empresa deve apresentar as Atividades Operacionais, as Atividades de Investimento e as Atividades de Financiamento ao final de cada período. Segundo o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (Pronunciamento Técnico CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), as atividades operacionais “são as principais atividades geradoras de receita da entidade (...)”.

De acordo com o CPC (2010), as atividades de investimento “são as referentes à aquisição e venda de ativos de longo prazo e outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa”. Ainda, as atividades de financiamento “são aquelas que resultam em mudanças no tamanho e na composição do capital próprio e no endividamento da entidade, não classificadas como atividade operacional” (CPC, 2010). A seguir apresenta-se o fluxo de caixa projetado para o período de 5 anos da empresa Plastsuco.


Tabela 1. Fluxo de caixa projetado para 5 anos da empresa Plastsuco.

[pic 1]

Fonte: Elaborado pelos autores a partir de dados de Dias (2015).

O Fluxo de Caixa pode ser utilizado pelos usuários das demonstrações contábeis para avaliar a capacidade da empresa de gerar caixa e equivalentes de caixa, e as suas necessidades de liquidez. As análises feitas através da DFC podem partir de determinados indicadores, tais quais a cobertura de juros (relação entre o caixa gerado nas operações de um período e o juros pagos no mesmo período), a taxa de retorno do caixa (relação entre o caixa gerado nas operações e o total do ativo), e o nível de recebimento das vendas (relação entre o caixa gerado nas vendas e o total de vendas).

A seguir apresenta-se a Taxa Mínima de Atividade definida pelos investidores, o Valor Presente Líquido (VPL), calculado através da seguinte fórmula:

[pic 2]

(eq. 1)

onde:

FC é o fluxo de caixa no período;

(t) é o enésimo período no tempo em que o dinheiro será investido no projeto;

(n) é o número de períodos;

(i) é a taxa mínima de atratividade.

A Taxa Interna de Retorno, ou TIR, é calculada através da média das taxas de retorno dos anos anteriores, através de fórmula no software Excel. O payback é o tempo que leva para que o empreendimento alcance um fluxo de caixa líquido igual ao investimento inicial. Os indicadores estão resumidos na Tabela 2.

Tabela 2. Indicadores contábeis.

TMA =

15,0%

VPL =

R$ 262.774,13

TIR =

56,09%

Payback =

3,19 anos

 Fonte: Elaborado pelos autores (2016).

  1. Projeção do fluxo de caixa para os 4 primeiros meses

A projeção do fluxo de caixa para os meses 0 a 4 do projeto visa identificar se o capital de giro a ser disponibilizado é suficiente. Os saldos operacionais, ou ciclo financeiro da empresa demonstra que o montante de capital de giro é favorável, pois não há demora na venda e no recebimento das vendas. Suas compras são pagas antes do recebimento, mas isso não aprofunda a necessidade de capital de giro, sendo este suficiente.

Tabela 3. Fluxo de caixa projetado para os 12 meses iniciais da empresa Plastsuco.

[pic 3]

Fonte: Elaborado pelos autores a partir de dados de Dias (2015).


  1. Elaboração do demonstrativo de resultado do exercício

A elaboração da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) do primeiro ano da empresa Plastsuco aponta para um resultado positivo, porém pouco lucrativo. Espera-se que os próximos períodos aufiram maior lucro, em face da expectativa de aumento no preço e na quantidade de garrafas vendidas, além da possibilidade de expansão da Plastsuco para mercados externos.

Tabela 4. Demonstração do Resultado do Exercício do primeiro ano da empresa Plastsuco.

[pic 4]

Fonte: Elaborado pelos autores (2016).

A lucratividade do empreendimento é um indicador de eficiência operacional calculado através do resultado obtido na DRE e que aponta a proporção entre o lucro gerado ao fim do período e a receita total obtida no mesmo período. A Tabela 5 mostra a fórmula utilizada para o cálculo da porcentagem da lucratividade.

Tabela 5. Lucratividade do primeiro ano da empresa Plastsuco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (440.5 Kb)   docx (234.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com